Neste primeiro semestre letivo, o Curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove mais uma atividade no âmbito do projeto Gestão Pública em Foco. Trata-se do Simpósio de Gestão Ambiental, evento que busca discutir conceitos, instrumentos e modelos aplicáveis à gestão pública, oferecendo subsídios a uma reflexão crítica acerca da variável ambiental e da atuação profissional responsável na busca pela sustentabilidade. Estão previstas quatro palestras a serem transmitidas ao vivo pelo Canal do CCSO no YouTube, contando com apoio de intérpretes de Libras.
CRONOGRAMA:
28/04/2022 (Quinta, 16h) – Licenciamento Ambiental – Prof. Dr. Felipe Franz Wienke (FURG). Link: https://www.youtube.com/watch?v=Q9TeDK6O7Z0
12/05/2022 (Quinta, 16h) – O desmonte do Patrimônio Ambiental do Brasil – Profa. Dra. Maria Lúcia Navarro Lins Brzezinski (UNILA). Link: https://www.youtube.com/watch?v=t6p4zv10omo
19/05/2022 (Quinta, 16h) – Código Florestal Brasileiro: uma análise crítica – Dra. Evilhane Jum Martins (Dra. em Direito – UFPA). Link: https://www.youtube.com/watch?v=MlFVYcpG634
09/06/2022 (Quinta, 16h) – Gestão Democrática do Meio Ambiente – Profa. Dra. Luiza Landerdahl Christmann (Católica SC). Link: https://www.youtube.com/watch?v=HMV_48DCn-4
INSCRIÇÕES: O evento é gratuito. Os interessados devem, primeiramente, realizar sua inscrição como ouvinte do Projeto Unificado Gestão Pública em Foco no endereço www.even3.com.br/gpf e, posteriormente, assinar a Ata de Presença que será disponibilizada durante as transmissões. Ao final do evento, serão emitidos certificados para todos os participantes, com carga horária de 02 horas por atividade.
SOBRE OS PALESTRANTES:
Felipe Franz Wienke possui Graduação em Direito (2007) e Licenciatura em Letras (2007), ambas pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. Especialista em Direito Ambiental pela UFPEL (2009) e mestre em Ciências Sociais (2011) pela mesma Universidade. Especialista em Democracia, República e Movimentos Sociais (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Estágio de pesquisa no Institut de l’Ouest: Droit et Europe – IODE da Universidade de Rennes 1/FR (2014/2015), com financiamento CAPES – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Pós-doutorado em Direito na Fundação Universidade do Rio Grande – FURG (2016-2017). Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/FURG (2017). Professor convidado da Faculté de Droit de Rennes/FR (2020). Professor do Programa de Mestrado em Direito e Justiça Social – FURG. Professor do Curso de Especialização em Prática Jurídica Social/Residência Jurídica da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professor do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal/FURG. Presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Pelotas (2010-2012). Procurador Geral do Município de Cristal/RS (2013/2014).
Maria Lúcia Navarro Lins Brzezinski é Doutora em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Mestre em Direito, na área de Relações Internacionais, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000). É Professora Adjunta do curso de Administração Pública e Políticas Públicas, da Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA, e pesquisa temas ambientais.
Evilhane Jum Martins é Doutora em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais da Universidade Federal do Pará e do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade da Universidade Federal de Santa Maria. Realiza pesquisas no âmbito da América Latina que congregam os seguintes ares do saber: Direito Internacional, Direito Humanos e América Latina, Direito Florestal e Movimento Agroecológico, Direito Ambiental, Direito e Sustentabilidade, Ecologia Política e Geopolítica Ambiental. Autora do livro “A encruzilhada sul-americana na economia dos agrotóxicos: o cenário geopolítico ambiental e as implicações no tratamento jurídico e ecológico”. Advogada OAB/RS 95.815.
Luiza Landerdahl Christmann é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhando temas relacionados com a gestão democrática do meio ambiente. Possui experiência de destaque na realização de pesquisas empírica e de campo na área do Direito. Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina e como professora conteudista para Especialização em Direito Ambiental – UNISULVirtual. É docente em tempo integral na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, sendo a professora responsável por Projeto de TCC e TCC. É autora de inúmeros artigos em revista e capítulos de livro, destacando-se a obra “Licenciamento ambiental no Estado Democrático de Direito: a participação popular no caso do OSX Estaleiro/SC.