No dia 12 de março, o Curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas realizou a ação de extensão “Caminhos para o Futuro: Universidade e Juventude em Diálogo”, junto a crianças e jovens do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ), em Pelotas/RS. A ação faz parte do projeto de extensão “Corredores Iluminados: dos corredores da Universidade até os muros da cidade”, coordenado pela Professora Patrícia Severo.
As atividades realizadas (palestras, jogos e brincadeiras ofertadas para 35 crianças e jovens que cursam o turno inverso no Instituto) foram planejadas e desenvolvidas pelos discentes do quarto semestre do curso de Gestão Pública e orientadas pelas professoras Patrícia Severo (na disciplina de Gestão de Projetos no Setor Público) e Mari Fagundes (na disciplina de Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais).
O cronograma de atividades contou com a palestra do Griô Dilermando Freitas, intitulada “Griô na escola: histórias e corporeidades presentes”, seguida da dinâmica “Jogo dos Privilégios” e da conversa sobre ingresso e permanência na Universidade, orientada pelas Pró-Reitorias de Ensino (PRE) e de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFPEL. Após um intervalo para lanche, foi realizada a palestra com o professor Emanuel Bueno, da Nova Geração Escola de Skate, seguida de uma prática de skate. Ao final das atividades, foi disponibilizado ao Instituto o “Jogo dos Privilégios”, no formato de tabuleiro, desenvolvido pelas turmas de Gestão Pública.
Como resultados diretos da ação, foram servidos lanches para 300 crianças e jovens (alunos do turno da tarde do Instituto), foram entregues kits de materiais escolares a todos os 35 participantes, foram sorteados brindes aos presentes e foi realizada a doação de aproximadamente 500kg de alimentos. Para essas doações, o grupo de extensionistas contou com a colaboração da comunidade do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais da UFPel e com empresas da região.
Para os estudantes de Gestão Pública, foi uma experiência acolhedora e transformadora, marcada pelo aprendizado e pela cooperação, destacando a importância de ações que aproximem a academia das realidades sociais locais. A ação extensionista contribuiu, assim, para fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e para promover a formação cidadã, aprimorando o diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade.