No dia 13 de março de 2025, os alunos das disciplinas de História e Turismo e de Geografia e Turismo, do Curso de Bacharelado em Turismo do CCSO/UFPel realizaram uma visita técnica em atrativos e empreendimentos turísticos do Caçapava Geoparque Mundial Unesco. Acompanhados pelas professoras Dalila Müller e Laura Rudzewicz, os discentes realizaram a trilha da Pedra da Cruz, na propriedade da Pousada Bellamina, onde obtiveram informações sobre a relevância do geopatrimônio local, seu valor turístico e sua relação com a história da mineração em Minas do Camaquã. Após almoço no Restaurante Tia Lu, o grupo foi recepcionado na Novelaria Santa Marta, onde realizou a experiência turística denominada “do cordeiro ao novelo”. Nessa propriedade rural, os proprietários Marta Teixeira Silveira e Jorge Luiz Dias de Dias compartilharam seus saberes tradicionais, permitindo aos estudantes e professores conhecer o ciclo completo de produção do fio de lã, desde o manejo das ovelhas até a fiação manual e o tingimento com tinturas extraídas de plantas locais. Uma experiência cultural que alia visitação e práticas rurais sustentáveis, e que rendeu à propriedade o Prêmio de Boas Práticas em Geoparques da Unesco, durante o 10º Encontro Internacional de Geoparques Globais da Unesco, em Marrakech, no Marrocos, em 2023. Além da organização do roteiro realizado por Ana Paula Corrêa, da Guaritas Turismo, a visita contou com a participação do professor Vinícius Matté (Unipampa – Caçapava), qualificando a experiência de leitura da paisagem mediante o compartilhamento de seus conhecimentos geocientíficos, além da explanação sobre o processo de construção do Geoparque e do produto turístico Trilha de Longo Curso Caminho da Geodiversidade Gaúcha. A visita também contou com a participação de membros da equipe do Projeto Geoparque Paisagem das Águas da UFPel, Professores Adriano Simon (Geografia), Laura Rudzewicz (Turismo) e Priscila Nesello (Administração), e discentes Marcelo Alcântara Borges (PROFIAP) e Thálita Schwenson dos Santos (Bolsista PROBIC).



