Curso de Comércio Exterior promove palestra sobre as relações comerciais entre Brasil e Rússia

O Curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem o prazer de convidar a todos para a palestra “As Relações Comerciais entre Brasil e Rússia“, proferida pelo professor Luciano Vaz Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As relações comerciais entre essas nações são pautadas por uma intricada conjunção de fatores geopolíticos, econômicos e estratégicos. Embora o potencial de colaboração seja notável devido às abundantes reservas naturais e à complementaridade econômica, obstáculos como barreiras comerciais, disparidades regulatórias e distâncias geográficas têm desafiado a concretização dessas perspectivas. Ademais, contextos políticos globais, juntamente com a complexidade da Guerra da Ucrânia, exercem uma influência marcante nessa dinâmica, expondo a necessidade de um equilíbrio sutil entre interesses divergentes e a busca conjunta por oportunidades de crescimento econômico.

O convidado é Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS), com período de pesquisa na American University (Washington, D.C., EUA). Sua tese doutoral foi sobre o impacto do regime internacional anticorrupção em empresas transnacionais brasileiras. Realizou Pós-Doutorado na Universidade da Força Aérea (UNIFA), com temática ligada à indústria aeroespacial. É aluno do curso de Graduação Tecnológica em Comércio Exterior – Negócios e Operações Globais da PUCRS, com conclusão para 2024. É autor da obra “Corrupção e Negócios Internacionais” (2016). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tendo lecionado nos cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais. Encontra-se vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA), tendo orientado dissertações e teses sobre a base industrial de defesa e comércio internacional. Exerceu o cargo de Assessor do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na área de fiscalização do setor de transporte aéreo e serviços essenciais. Foi coordenador de equipe em projetos de pesquisa internacionais financiados pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD, Fundação Konrad Adenauer e Ministério da Defesa. Interesses atuais de pesquisa: Comércio Internacional, Negócios Internacionais, Relações Internacionais, Direito Internacional, Base Industrial de Defesa e Indústria Aeroespacial.

O evento está agendado para o dia 24 de agosto, às 19h, e terá lugar no Auditório da Reitoria, no 4º andar do Campus Anglo. Para participar do evento, que é gratuito, os interessados devem, primeiramente, realizar sua inscrição como ouvinte neste link; posteriormente, devem assinar a ata de presença que será disponibilizada durante a palestra. Serão emitidos certificados para todos os participantes, com duas horas de atividade.