Alunos de Comércio Exterior realizam visita técnica à FIERGS

No dia 14 de agosto de 2023, na última segunda-feira, os alunos matriculados na disciplina de Instituições de Direito Público, ministrada pelo Professor Daniel Marchiori, tiveram a oportunidade de participar de uma enriquecedora visita técnica à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), localizada na cidade de Porto Alegre. Além dos estudantes do referido curso, também se juntaram a essa atividade alunos do Curso de Relações Internacionais, acompanhados pelos professores Silvana Schimanski, Coordenadora do Curso de Relações Internacionais, Isabel Soares, do CCSO, Nilo Karnopp, do CCSO (aposentado), e Luciano Vaz Ferreira, da FURG.

Este evento representou uma iniciativa pioneira dentro do Curso de Comércio Exterior, que teve início no primeiro semestre deste ano. Seu propósito primordial foi fortalecer os laços entre a aprendizagem acadêmica e a prática profissional no campo dos negócios internacionais, estreitando a relação entre a universidade e o universo do trabalho.

A Coordenação do Curso expressa seu sincero agradecimento à Sra. Thaísa Lunelli Rodrigues, Executiva do Conselho de Comércio Exterior (CONCEX), pela calorosa recepção e excelente organização das atividades na FIERGS. A programação da visita englobou uma introdução ministrada pelo Vice-Coordenador do CONCEX, Amadeu Fernandes, seguida pelas seguintes palestras:

1. Apresentação do Perfil Industrial do Rio Grande do Sul e a Defesa dos Interesses Industriais no Comércio Exterior – Thaísa Lunelli Rodrigues;
  2. Panorama do Comércio Exterior do Rio Grande do Sul – João Pedro dos Santos Albersheim Dias;
  3. Explanação sobre a Área Internacional (GEREX) – Marlise Alves Silva;
  4. Perspectivas da Carreira no Campo de Relações Internacionais e Comércio Exterior – Marlise Alves Silva;
  5. Inteligência Comercial e Ferramentas – Marina Finestrali/Francielle Mazocco/Guilherme Etzberger;
  6. Atuação da Apex Brasil e a Unidade de Atendimento na Região Sul – Gabriel Isaacsson.

Os tópicos abordados em tais apresentações contribuíram de forma significativa para enriquecer o conteúdo estudado em sala de aula, fomentando uma produtiva troca de experiências que, sem dúvida, marcará profundamente a formação acadêmica dos estudantes.

Após intervalo para um coffee break, gentilmente providenciado para a ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada às instalações do notável Teatro do SESI. Para encerrar o dia de maneira agradável, antes de retornar a Pelotas, a equipe realizou um passeio pelo encantador Pontal do Estaleiro, situado às margens do Rio Guaíba.

Saída de Pelotas

Chegada na FIERGS