No dia 20 de novembro é celebrado o dia da Consciência Negra. Esse dia foi instituído pela lei 12.519, em 10 de novembro de 2011, após reivindicações do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial. A data foi escolhida, fazendo referência à morte de Zumbi do Palmares, grande líder do Quilombo dos Palmares, capturado e morto no dia 20 de novembro de 1695. Posteriormente, foi reconhecido como um símbolo da luta e da resistência dos negros escravizados.
É interessante pontuar, que foi no dia 13 de maio de 1888 que ocorreu a abolição da escravidão no Brasil. Entretanto, a celebração não ocorre nessa data, pois ela representa uma falsa liberdade instituída por parte dos escravocratas, visto que os negros foram deixados a sua própria sorte, isto é, não houveram políticas públicas que trouxessem estratégias para incorporar a população recém “liberta” à sociedade brasileira.
É nesse sentido, que o Movimento Negro Unificado pautou o dia 20 de novembro como uma data simbólica para pensar as resistências criadas pelo povo negro ao longo da história brasileira.
Trazer para reflexão o dia da Consciência Negra é um convite para que nós conheçamos um pouco mais sobre a história brasileira; para que possamos refletir sobre a necessidade de ações afirmativas no presente e no futuro; para que questionemos os privilégios de parte da população e o quanto isso segue refletindo em desigualdades sociais, econômicas, culturais e políticas na nossa contemporaneidade.
Refletir sobre o dia 20 de novembro, é reconhecer os processos de luta do povo negro ao longo da formação social brasileira e nos questionarmos sobre as alianças possíveis para construir uma sociedade com maior equidade e que respeite as diversidades.
Obrigada às professoras Francine e Mari pelo texto.
Fonte para o texto: ALVES, Felipe Silva. 20 de novembro: três motivos para o dia da consciência negra. Disponível em: https://www.geledes.org.br/20-de-novembro-tres-motivos-para-o-dia-da-consciencia-negra/. Acesso em: novembro de 2022.
Fonte Poema: Oliveira Silveira. Poema Sobre Palmares. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/11-textos-dos-autores/351-oliveira-silveira-textos-selecionados. Acesso em: novembro de 2022.