SEMINÁRIO DE GESTÃO DE PROJETOS

A inovação no setor público envolve a introdução de novos elementos que resultam em melhorias nas políticas públicas, nos serviços, na gestão pública ou em qualquer outra dimensão de análise. Os profissionais que atuam na gestão de projetos no setor público encontram dificuldades de desafios relacionados à inovação, o que torna pertinente a discussão.

Neste Seminário de Gestão de Projetos do Branch Sul de 2022 pretendemos debater questões ligadas à inovação na Gestão Pública, tais como:

Qual o papel e a importância da inovação no setor público?

Quais os desafios relacionados à inovação na gestão pública?

Como inovar na gestão pública de projetos?

Venha participar desta troca de ideias e debate, além de conhecer um pouco mais sobre o Project Management Institute (PMI), PMIRS e Branch Sul.

Conheça a programação:

24/10 – das 17h às 19h (Pelotas)

Portas Abertas PMIRS: conheça um pouco mais sobre uma das maiores associações de profissionais de projetos do mundo. Como se organiza, a sua estrutura e atuação no Estado do Rio Grande do Sul.

Ministrantes:

Márcio Silva dos Santos (VP de Filiação & Voluntariado no PMIRS)

Rafael Faria (Diretor de Projetos Públicos no PMIRS)

Antônio Pasa  (Diretor de Expansão no PMIRS)

Taynara Domingues (Diretora do Branch Extremo Sul do PMIRS)

Local: Auditório do Centro de Ciência Socio-Organizacionais – Universidade Federal de Pelotas (Campus Anglo, 4° andar)

25/10 – das 18h às 20h (Rio Grande)

Palestra A gestão pública baseada em uma cidade da serra gaúcha – Rafael de Lucena Perini (UCS)

Palestra Gerenciamento de projetos no setor público – Rafael Faria (Assessor de Gestão e Projetos do 3º Grupamento Logístico de Porto Alegre)

Local: Oceantec – Parque Científico e Tecnológico da FURG

26/10 – das 18h às 20h (Pelotas)

Palestra A inovação na gestão pública na perspectiva da gestão universitária – Isabel Cristina Rosa Barros Rasia (Diretora do CCSO da UFPEL)

Palestra Projetos de Inovação no Setor Público  – Tomaz Müller Schmidt (Gestor de Inovação no programa INOVA RS/SICT)

Local: Pelotas Parque Tecnológico

Os ingressos são gratuitos, basta levar 1kg de alimento não perecível, por dia de palestra.

Sobre os palestrantes:

Rafael de Lucena Perini:

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA da Universidade de Caxias do Sul – (bolsista BPG-UCS I), pesquisador visitante (PDSE 41/2018) na universidade Wayne State University – Detroit,MI. Mestre em administração de empresas pela UFRGS (2014). Possui graduação em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Possui MBA em Marketing (1999) e Gestão Empresarial (2003) pela Fundação Getúlio Vargas, Possui Certificate in E-Commerce pela UCLA- Berkeley (2001). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação, na Universidade de Caxias do Sul – UCS e Pesquisador no Citylivinglab.com. LinkedIn

Rafael Faria:

Bacharel e Mestre em Ciências Militares e Bacharel em Administração. Realizou, ao longo de toda carreira, diversos cursos de especialização, extensão, MBA e certificações em Planejamento/Gestão Estratégica e Projetos em estabelecimentos de ensino como a Escola Superior de Guerra; Escola Nacional de Administração Pública; Escola Superior de Redes e Fundação Getúlio Vargas. Como principais funções desempenhadas destacam-se as de Coordenador/Comandante da Base Pacaraima da Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida,  oficial de Estado-Maior do Contingente Brasileiro na Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti; instrutor e chefe da Seção de Planejamento do Centro de Instrução de Operações de Paz, atual Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil; comandante de Organização Militar e chefe de Assessorias de Gestão e Projetos de vários escalões de comando do Exército Brasileiro. Atualmente, Rafael Faria é o Assessor de Gestão e Projetos do 3º Grupamento Logístico e Diretor de Projetos Públicos do PMI-RS. LinkedIn

Isabel Cristina Rosa Barros Rasia:

Diretora do Centro de Ciências Socio-Organizacionais – CCSO da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Doutora em Administração UCS/PUC (2015), Mestre em Saúde e Comportamento (2005), Especialização em Gestão de Pessoas (2011), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2009), Especialização em Administração Hospitalar (1996), Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Universidade do Rio Grande (1993). Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Tem experiência em Gestão Hospitalar, Ambulatorial e Atenção Primária à Saúde, Gestão da Qualidade Total e Acreditação Hospitalar, Saúde Pública, Gestão de Pessoas e Projetos, Inovação em Serviços.

Tomaz Müller Schmidt:

Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (2013), Mestre em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016) e Doutor em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Taquari – Univates (2020). Tem experiência em bioprocessos e biotecnologia, com foco em agricultura sustentável. Atualmente é Gestor de Inovação no Programa INOVA RS/SICT. LinkedIn