Curso de Gestão Pública aprova novo Projeto Pedagógico

Em reunião realizada no dia 24 de março de 2022, o Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) aprovou o Novo Projeto Pedagógico do Curso de Gestão Pública. O processo de atualização do PPC é uma iniciativa que começou em março de 2021, quando uma comissão composta pelos professores  Daniel Lena Marchiori Neto, Marcio Rodrigues e Rodrigo Serpa foi encarregada da elaboração de uma minuta.  A equipe trabalhou em conjunto com comissões similares, visando à padronização de procedimentos, criação de disciplinas comuns e uma maior integração entre os cursos de graduação do CCSO. O processo envolveu a participação ativa de estudantes, servidores técnico-administrativos e do corpo docente. A proposta apresentada foi aprovada por unanimidade nas instâncias internas do CCSO (Núcleo Docente Estruturante, Colegiado do Curso e Conselho do Centro), passou por revisões pontuais assinaladas por pareceristas de diversas pró-reitorias acadêmicas para, finalmente, chegar à aprovação do COCEPE.

De acordo com o Coordenador do Curso, Prof. Daniel Lena Marchiori Neto, o novo PPC conseguiu imprimir um caráter verdadeiramente público ao Curso, ao mesmo tempo em que fortaleceu a integração do CCSO. Dentre as novidades, está a previsão de integralização de extensão através de disciplinas obrigatórias, um novo regramento para atividades complementares, a ampliação da carga horária e do tempo mínimo do curso em 5 semestres (sendo o último uma janela destinada a duas disciplinas optativas). Conteúdos foram sintetizados e reorganizados, abrindo espaço para a inclusão de novas temáticas, naquilo que pode ser considerado o melhor e mais relevante no atual estado de arte do campo de públicas.

O Novo Projeto Pedagógico do Curso de Gestão Pública está disponível aqui