Alunos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel apresentam trabalhos no XII Semintur Jr.

Na última sexta-feira, dia 26 de novembro, Renata Duarte, Eduardo Silva Curtinaz e Helena Jesus Almeida, alunos do curso de Bacharelado em Turismo da UFPel, apresentaram seus trabalhos no XII Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul Jr (SeminTur Jr), que teve como tema “Semear Turismo e Hospitalidade para o Novo Mundo”.

Renata Duarte apresentou o trabalho “Hotel Brasil: a trajetória de um hotel na virada do século XIX para o XX”. Já o trabalho “A utilização de anúncios como meio de divulgação da hotelaria pelotense: Almanach de Pelotas e Almanack Laemmert”, foi elaborado e apresentado conjuntamente pelos alunos Eduardo Curtinaz e Renata Duarte. Os alunos são bolsistas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS do projeto de pesquisa “Hotelaria em Pelotas: histórias a partir de diferentes fontes”, coordenado pela professora Dalila Müller (CCSO/UFPel) e foram orientados pela mesma.

O primeiro trabalho buscou analisar a trajetória do Hotel Brasil em Pelotas, um dos mais antigos hotéis pelotenses, a partir do recorte temporal de 1878 a 1920. A pesquisa foi realizada a partir matérias publicadas sobre o Hotel Brasil nos jornais, tanto pelotenses como riograndinos e portoalegrenses, e em almanaques. O Hotel Brasil funcionou por 70 anos na cidade de Pelotas e a pesquisa sobre sua trajetória contribuiu para o entendimento da história da própria cidade.

O segundo trabalho teve por objetivo analisar os anúncios de hotéis presentes em publicações dos Almanach de Pelotas e Almanack Laemmert. A partir da identificação dos anúncios, foram analisados a presença ou não de imagens, tamanho do anúncio e informações contidas, observando semelhanças e diferenças entre hotéis e entre os anúncios de um almanaque para o outro. Com a pesquisa, foram identificados três hotéis pelotenses que foram anunciados em ambos os almanaques: o Hotel Alliança (aberto em 1843), o Hotel Grindler (aberto em 1897) e o Grande Hotel (inaugurado em 1928), sendo possível compreender a importância que tais formas de propaganda possuem em relação à promoção hoteleira.

Já a aluna Helena Jesus Almeida apresentou o trabalho “Experiências das mulheres em relação à plataforma digital BlaBlaCar: medos, violências, inseguranças e estratégias”, também de autoria da aluna egressa do curso de Bacharelado em Turismo, Ketrin Cristina Gabriel. O resumo foi orientado pela Tecnóloga/Área – Turismo, Priscilla Teixeira da Silva (CCSO/UFPel), e pela professora Natália Araújo de Oliveira (UFSM). O resumo faz parte do Projeto de Pesquisa Mulheres que Viajam Sozinhas: um estudo sobre gênero, raça e sexualidade no Turismo e teve por objetivo perceber medos, violências, inseguranças e estratégias das mulheres ao viajarem utilizando a plataforma BlaBlaCar. A pesquisa foi realizada entre os dias em 13 e 24 de outubro de 2021, por meio de formulário disponibilizado pelo Google Forms, em 6 grupos de mulheres viajantes na rede social Facebook: Mulheres Viajantes – Woman Trip, Mulheres que viajam sozinhas (Facebook/Blog)Mulheres negras que viajam sozinhas!, MULHERES QUE VIAJAM SOZINHAS…DICAS…, BRASILEIRAS NO EXTERIOR OFICIAL e Mulheres que viajam sozinhas e AMAM. A partir de 120 respostas, foi identificado que as mulheres têm medos relacionados à má condução do motorista, assédio sexual e assédio moral e utilizam, em suas viagens, estratégias de proteção individual, como comunicar a outra pessoa que está viajando ou mentir que irá encontrar alguém no lugar de destino.