Projeto Visitas Monitoradas é destaque no VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPel

O trabalho “O podcast como uma forma de divulgar o patrimônio cultural edificado da UFPel” foi destaque na área de cultura no VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPel do Congresso de Iniciação Científica da 7ª. SIIEPE, Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. O vídeo foi gravado pela bolsista do projeto Hellen da Silva Bitencourt, aluna do curso de Bacharelado em Turismo e orientado pela professora Dalila Müller (CCSO), coordenadora do projeto.

O vídeo fala sobre o processo de adaptação do projeto Visitas Monitoradas para o meio remoto, através do Podcast, que consiste em um processo midiático para a produção de arquivos de áudio na internet para veiculação de músicas, exposição de conteúdos, relatos de acontecimentos, bate-papos ou debates informativos sobre diversos temas, possibilitando sua escuta em inúmeras situações e momentos, uma vez que é disponibilizado online e de forma gratuita (FREIRE, 2015).

O trabalho teve por objetivo discutir a elaboração e divulgação de podcasts e a sua recepção pela comunidade da UFPel e comunidade externa à Universidade.

Até o momento, foram elaborados e disponibilizados nas plataformas Spotify, Anchor, Breaker, Google Podcasts, Pocket Podcast e RadioPublic dois podcasts, um sobre o Grande Hotel e outro sobre o prédio da Faculdade de Medicina, ambos realizados em 2021, os quais tem aproximadamente 5 minutos de duração.

A partir das informações, acerca dos dois episódios já lançados, contidas no aplicativo Anchor, constatou-se que a maioria dos ouvintes é jovem e de nacionalidade brasileira, mas que também atingiu um público internacional (Estados Unidos e Alemanha). Desse modo, o uso da internet tem sido uma ferramenta importante para a divulgação e para a educação patrimonial em tempos de pandemia.

As atividades de visitas monitoradas pelos espaços da UFPel se iniciou em 2009 no âmbito do projeto de extensão “Visitas Pedagógicas”, porém, em 2017 transformou-se em um projeto específico, cujo objetivo é elaborar e realizar visitas pelos prédios da UFPel, visando divulgar, valorizar e preservar o patrimônio cultural edificado da Universidade. Até março de 2020, o projeto realizava as visitas presenciais aos diferentes prédios da Universidade. Em tempos de pandemia COVID-19, o podcast foi uma das alternativas encontradas pelos participantes do projeto para a continuidade das ações.

Além do podcast, denominado “Conta mais, UFPel”, outras atividades com os recursos da tecnologia da informação foram elaboradas. A partir do Google Earth integrado com o Google Street View foi elaborada uma versão virtual do roteiro por dez prédios da Universidade e foi elaborado um vídeo explicativo sobre o Grande Hotel, denominado “Patrimônio Edificado da UFPel em 1 minuto”.

Estão sendo elaborados novos podcasts e vídeos a respeito de outros prédios da Universidade e logo serão disponibilizados nas redes sociais do projeto.

O artigo “AÇÕES DO PROJETO ‘VISITAS MONITORADAS PELOS PRÉDIOS DA UFPEL’ EM TEMPOS DE PANDEMIA” foi aceito para publicação na edição 23 da Revista da Extensão da UFRGS, cuja publicação está prevista para dezembro de 2021.

Todas as atividades desenvolvidas pelo projeto, tais como: podcasts, vídeo, roteiro virtual, facebook e Instagram, estão disponíveis aqui.