Bem-vindos ao Site do grupo CCPF

O grupo de pesquisa em Culturas, cidades, políticas e fronteiras é  formado no ano de 2012 junto à Universidade Federal de Pelotas, com a coordenação da prof. Drª Maria de Fatima Bento Ribeiro, vinculada aos cursos de Relações Internacionais e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. Integram também o grupo o prof. Ms. Alan Melo, vinculado ao cursos de bacharelado em Produção e Política Cultural, e atualmente é coordenador do curso de  pós- graduação especialização em Culturas, cidades e fronteiras,  da universidade Federal do Pampa – Jaguarão ,Prof. Ms. Javier Eduardo Silveira Luzardo, Diretor Adjunto do Centro de Educação a Distancia – UFPEL

Objetivo do grupo é problematizar estas temáticas que são categorias importantes para entender os desafios da sociedade contemporânea, e assim convém destacar as cidades como espaço de produção e trocas de bens materiais e simbólicos. Hoje as culturas se apresentam como elemento central que expressa a criatividade, identidade e diversidade de um povo. Salienta-se a importância das políticas publicas como elemento integrador e articulador dos conceitos discutidos no grupo de pesquisa. E as fronteiras vistas aqui do sul do Brasil são marcos para a compreensão da constituição da nacionalidade brasileira e das relações com os demais países e em especial os do Mercosul.

É necessário ainda destacar a abertura desses temas a uma visão cosmopolita, pois, um dos desafios da contemporaneidade é saber lidar com a diversidade, com o outro, com diferente.