Edital IV CBPVE – Online

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL

21, 22 e 23 de outubro de 2020 – 100% ONLINE

EDITAL 02/2020
Este edital revoga o Edital de Nº 01/2020, uma vez que foi alterada a modalidade do Congresso de presencial para online, devido a Pandemia do Covid-19.

  1. O EVENTO

O Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) tem como objetivo contribuir com pesquisas e relatos de experiências de pesquisadores e professores da educação básica que realizam vídeo com seus alunos. As escolas ainda estão centradas no discurso escrito deixando de lado o poder das imagens, enquanto isso os alunos vivenciam um novo mundo onde decodificar uma imagem é tão importante quanto decodificar as letras do alfabeto. A escola vive esta dicotomia entre a escrita que as políticas públicas cobram e a realidade dos alunos que vivem a tecnologia. Nosso objetivo é fomentar a pesquisa e a elaboração de Artigos e Relatos de Experiências com ênfase na Produção de Vídeo Estudantil (PVE), motivando a realização de atividades práticas e pedagógicas relacionadas à produção de vídeo nas escolas, propondo discussões, debates e reflexões que estimulem novas ações ou o melhoramento de práticas existentes neste âmbito, bem como a divulgação dos trabalhos que dialogam e realizam as PVEs.

O IV CBPVE é uma iniciativa do Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil (LabPVE)[1] da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

  1. OBJETIVO

O IV CBPVE tem como objetivo principal a apresentação e debate sobre a Produção de Vídeo Estudantil realizada nas escolas, tanto pelo viés prático como teórico.

  1. DA INSCRIÇÃO

As inscrições iniciam dia 08 de julho e vão até 31 de agosto de 2020, através do site <https://wp.ufpel.edu.br/cbpve/>  pelo autor principal e demais coautores do texto (se tiver). Cada trabalho pode ter até 3 (três) autores. Todos os autores devem realizar a sua inscrição, preenchendo os dados no Formulário 1 e anexando o comprovante de pagamento, porém apenas o autor principal irá anexar o trabalho.

 Importante: Somente aqueles (autores ou ouvintes) que se inscreverem no evento receberão a certificação de participação no congresso e/ou apresentação de trabalho.

3.1 DA SUBMISSÃO DO RESUMO
A submissão de trabalhos ocorrerá no ato da inscrição, do dia 08 de julho ao dia 31 de agosto de 2020, em arquivo anexado ao Formulário 1, contendo o RESUMO SIMPLES ou RESUMO EXPANDIDO de um artigo ou relato de experiência.

 

Artigo

Deve ser oriundo de pesquisas (finalizadas ou em andamento), trazendo reflexões que façam referência a autores da área acadêmica, abordando a temática Produção de Vídeo Estudantil.
 Relato de Experiência – Deve apresentar um relato de práticas pedagógicas que contemplem a Produção de Vídeo Estudantil no contexto escolar (finalizadas ou em andamento).

 

 3.2 DAS NORMATIVAS
Os dois tipos de resumos (simples e expandido), devem ser precedidos pelo título do trabalho (com alinhamento centralizado) e nome(s) do(s) autor(es) com alinhamento à direita. Em de nota de rodapé especificar: titulação, curso, unidade e e-mail de cada autor.

RESUMO SIMPLES
(mínimo 300 palavras e máximo 600, incluindo referências e notas)

Resumo: Apresente seu trabalho (onde foi feito: escola pública ou privada; cidade; estado; nível de ensino dos alunos; em que ano e período foi realizado (Ex: se foi em um mês, se durante todo um semestre; se nas aulas de Artes, Matemática, etc; se foi no turno inverso das aulas; entre outras). Depois, descreva o objetivo, a metodologia, análise dos resultados e as considerações do trabalho. O texto deve ser descrito em parágrafo único, formado por frases objetivas, simples e com coerência. Após o resumo colocar as palavras-chave.
Palavras-chave: de 3 a 5 palavras relacionadas ao tema do trabalho.

RESUMO EXPANDIDO
(mínimo 1000 palavras e máximo 1500, incluindo referências e notas)

Além do número de palavras que diferencia os dois tipos de resumos, o resumo expandido deve ser apresentado com, no mínimo, os quesitos a seguir:

Resumo – Igual ao descrito no Resumo Simples.

Palavras-chave – De 3 a 5 palavras relacionadas ao tema do seu trabalho.

Introdução – Apresente de forma clara o trabalho estudado, destacando informações gerais e pertinentes ao assunto. Na introdução, também descreva os objetivos.

Metodologia – Breve relato de como o trabalho foi realizado.

Análise e resultados – Descreva os resultados obtidos a partir do método de pesquisa adotado, fazendo uma análise qualitativa e/ou quantitativa do material pesquisado. Além disso, pode apresentar os dados em tabelas, gráficos e figuras.

Considerações – Procure relacionar os resultados encontrados aos objetivos do seu trabalho ou pesquisa, se foram cumpridos e quais percepções e aprendizagens podem ser destacadas.

Referências – Especifique todas as obras utilizadas na escrita do trabalho, tanto para o uso de citações diretas e/ou indiretas, que embasaram, corroboraram ou discordaram dos assuntos abordados no texto.

Importante: No caso de trabalhos em andamento os resultados, análises e considerações devem evidenciar que são resultados parciais.

3.3 DA FORMATAÇÃO
Tanto o trabalho em Resumo Simples como em Resumo Expandido deve ser submetido em formato eletrônico com extensão de arquivo: .doc.docx, .odt.

Atenção: Não serão aceitos arquivos em .pdf.

A página deve estar configurada para tamanho de papel A4, com orientação retrato, margens superior e esquerda de 3cm, inferior e direita com 2cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas e parágrafo de 1,25. O alinhamento do texto deve ser justificado. O Título do Trabalho e as Referências devem ser centralizadas e em negrito. Os demais títulos também devem ser em negrito, com a primeira letra em maiúsculo e alinhamento à esquerda. Nas Referências o espaçamento é simples e o alinhamento é à esquerda, com 1 (um) espaço entre um autor e outro.

Fazer uso do Modelo/Template – Veja ANEXO I deste edital.

3.4 DO INVESTIMENTO
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Junto ao Formulário 1 de inscrição, cada congressista precisa anexar o comprovante de depósito ou de transferência bancária. O investimento deverá ser creditado na conta a seguir:

 


Atenção:
Não haverá o ressarcimento do valor que corresponde à inscrição, caso o congressista não participe do evento.

 

 

  1. DAS MODALIDADES E CATEGORIAS DE PARTICIPAÇÃO

4.1 DAS MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
Ao inscrever-se no evento o congressista pode optar por uma das duas modalidades de participação, conforme orientações a seguir.

4.1.1 PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE
Uma das possibilidades de participação no evento é a inscrição na modalidade ouvinte. Os professores/pesquisadores que desejarem, ou que não tiverem seus trabalhos aprovados, poderão participar do congresso como ouvintes[2], ganhando certificado referente a essa modalidade de participação.

Importante: Os alunos da Educação Básica de escolas públicas e privadas podem participar do congresso, sem custo nenhum, porém precisam realizar a inscrição no “Formulário 1” para receber o certificado de participação no IV CBPVE. Ao fazer a inscrição este aluno deverá indicar um professor responsável.

4.1.2 PARTICIPAÇÃO COMO COMUNICADOR (APRESENTADOR)
A participação na modalidade comunicador (apresentador) está aberta a estudantes e professores da Graduação, Pós- Graduação, Educação Básica e Oficineiros de Programas ou Projetos de Produção de Vídeo Estudantil que tenham produzido vídeo com seus alunos ou que tenham em suas pesquisas a produção de vídeo como mote principal na realização ou na exibição. Os interessados nessa modalidade, no ato da inscrição, precisam que o autor principal submeta o resumo (simples ou expandido) de Artigo ou Relato de Experiência, escolhendo uma das Categorias a seguir.

4.2 DAS CATEGORIAS DE COMUNICAÇÃO
O inscrito interessado em apresentar trabalho na modalidade “Comunicações”, deverá fazer por meio de apresentação em vídeo e debate online, conforme cronograma. Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das seguintes categorias:

  • Categoria 1 – Artigo sobre pesquisas concluídas ou em andamento sobre práticas de professores que produzem vídeos estudantis no contexto educacional:

 Espera-se, aqui, que os participantes possam construir uma reflexão teórica sobre a prática pedagógica na sala de aula, com atividades de produção de vídeos em qualquer nível de Ensino Básico: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA.

  • Categoria 2 – Relato de experiência de ensino com prática em Produção de Vídeo Estudantil:

Espera-se, aqui, que os participantes possam construir uma reflexão a respeito de sua prática pedagógica na sala de aula ou sobre alguma análise embasada em observações empíricas, destacando o desenvolvimento de atividade(s) referente(s) à produção de vídeo estudantil. Também poderão ser discutidas as dificuldades e soluções tecnológicas desenvolvidas no processo de produção de vídeo.

Importante: Em caráter especial e inédito, será aceito um relato de experiência de produção de vídeo por estudantes da Educação Básica de escolas públicas ou privadas, durante o período da Pandemia do Covid-19, desde que essas produções tenham sido realizadas em criações interativas/colaborativas, com produção e inscrição mediadas por professores da Educação Básica.

4.3 ENVIO DO VÍDEO DE APRESENTAÇÃO
Após receber a confirmação (Carta de Aceite) do resumo simples ou expandido via email cadastrado no Formulário 1, o(s) autor(es) deverão gravar 1 (um) vídeo de no mínimo 5 minutos e no máximo de 15 minutos fazendo a apresentação do seu trabalho. O vídeo deverá ser hospedado na plataforma Youtube, na opção “não listado”. Após, deverá ser enviado o link do vídeo para a coordenação do evento através do email <congressodevideo@gmail.com> até o dia 05/10/2020. Lembrando que o vídeo deve ser correspondente ao resumo enviado na inscrição.

Atenção: Seguir as orientações sugeridas no ANEXO II. Se utilizar o recurso de slides na apresentação em vídeo, acesse o modelo/template do ANEXO III.

  1. DA APRESENTAÇÃO

 5.1 O IV CBPVE acontecerá totalmente online, portanto a apresentação dos trabalhos aprovados (por vídeo) serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da Universidade Federal de Pelotas – RS. Esse vídeo estará disponível no site oficial do CBPVE, sob a licença Creative Commons[3].

5.2. O link do AVA Moodle, usuário, senha, data, horário da apresentação do artigo ou do relato de experiência, serão anunciados, posteriormente, no site do IV CBPVE.

  1. DAS DATAS
Inscrição 08/07/2020 a 31/08/2020
Submissão de artigos e relatos 08/07/2020 a 31/08/2020
Emissão da Carta de Aceite (aprovação e/ou pareceres) 21/09/2020
Envio do link do vídeo de apresentação do trabalho 05/10/2020
Realização do evento (IV CBPVE) 21, 22, 23 de outubro de 2020
Mostra de Vídeo Estudantil – 100% online 21/10/2020 a 22/10/2020
Anais do IV CBPVE 1º Semestre de 2021
Envio do artigo completo para os trabalhos destaques convidados a compor o livro do IV CBPVE 16 de novembro de 2020
Previsão de Lançamento do Livro 1º Semestre de 2021

 

 7. DOS ANAIS e DO LIVRO do IV CBPVE

 7.1 DOS ANAIS – Todos os resumos submetidos e aprovados serão publicados nos Anais do IV Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE).

7.2 DO LIVRO – Os trabalhos destaques serão convidados a comporem o Livro do IV CBPVE. A cada um destes destaques será solicitado que desenvolvam o resumo apresentado no congresso, transformando-o em um Artigo Completo até o dia 16 de novembro de 2020. O artigo, segue as normas da ABNT, com o mínimo 8 páginas e máximo 15 páginas, que devem ser enviado para o email <congressodevideo@gmail.com>.

8. MOSTRA DE VÍDEO ESTUDANTIL 100% ONLINE
Nesta 4ª edição do evento haverá uma Mostra Online de vídeos produzidos pelos alunos referentes aos trabalhos inscritos e apresentados no congresso.
Cada professor poderá enviar um (1) ou dois (2) vídeo(s) para seleção mediante preenchimento dos dados solicitados no Formulário 2.

a) Os vídeos podem ser da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
b) O vídeo deve estar no Youtube (público ou não listado) e ser enviado via Formulário 2, respeitando o mesmo prazo de inscrição no IV CBPVE (até 31 de agosto de 2020);
c) Os conteúdos e ideias expressas no vídeo são de total responsabilidade dos autores ou responsáveis legais.

10. DOS CERTIFICADOS
Os certificados serão enviados pela Pró Reitoria de Extensão da UFPel, após a realização do congresso, a todos que se inscreveram e participaram das atividades obrigatórias online, independentemente da forma de participação, modalidade ou categoria.

ATENÇÃO: Neste evento 100% Online são ETAPAS OBRIGATÓRIAS para a certificação:

  1. Assistir, em tempo real, a Palestra de Abertura do Evento;
  2. Assistir, deixando comentários e/ou questionamentos, pelo menos em 1 (uma) das Sessões de Apresentação de Trabalho;

SOMENTE PARA AUTORES – Enviar vídeo de apresentação e participar, em tempo real, do debate Online que fará parte da apresentação do seu trabalho.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

a)A avaliação dos trabalhos será realizada por uma comissão constituída por instituições de Ensino Superior parceiras do evento e por pesquisadores em Produção de Vídeo Estudantil;
b)Ao fazer a inscrição os autores dos trabalhos, das imagens ou dos vídeos, bem como seus responsáveis legais, autorizam: a liberação dos direitos autorais de imagem e de transmissão de voz, por tempo indeterminado, para exibição e postagem do respectivo material para difusões não-comerciais vinculadas ao CBPVE em qualquer meio, seja ele impresso ou eletrônico, para todas as finalidades, em território nacional e no exterior;
c)Estarão imediatamente desclassificados os resumos que não se enquadrarem nas modalidades e categorias definidas no item 4 deste edital;
d)Em caso de dúvidas ou algum problema durante as etapas de inscrição, é necessário entrar em contato com a comissão organizadora, através do email <congressodevideo@gmail.com>, dentro do prazo de inscrição. Não serão aceitas reclamações após o encerramento das inscrições;
e)Serão aceitos até o limite de 400 (quatrocentos) trabalhos inscritos para apresentação no IV CBPVE. Os inscritos excedentes, automaticamente, serão considerados como modalidade ouvinte;
f)Os casos omissos neste regulamento serão solucionados pela coordenação do evento.


Os Anexos I, II e II se encontram disponíveis para DOWNLOAD na aba “Modelos e Templates” do menu deste site:

ANEXO I
Formatação dos resumos simples e expandido (em Word) com cabeçalho padrão.

ANEXO II
Orientações de como fazer a apresentação em vídeo.

ANEXO III
Modelo/Template do Power Point padrão para utilizar na apresentação com o uso de slides.

 

Atenciosamente
Coordenação CBPVE / UFPel

 

Pelotas-RS, Julho de 2020.

 

[1] O LabPVE contempla o Projeto de Pesquisa e Extensão “Produção de Vídeo Estudantil”, com o apoio do “Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado)”, ambos da Universidade Federal de Pelotas.

[2] Observar a alínea “e” das Disposições Gerais.

[3] Observar o item “b” das Disposições Gerais.