PALESTRANTES – 52ª SEMAC

PALESTRANTES DA 52ª SEMAC

Inscrições: https://even3.com.br/5s2019/

Edital: https://wp.ufpel.edu.br/cafv/52semac/

Cronograma: https://wp.ufpel.edu.br/cafv/cronograma-52semac/

 

Dra. Melissa Guimarães Castello: Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul, Vice-Presidente da Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT), Mestre em Direito pela Universidade de Oxford (revalidado pela UFRGS), Doutoranda em Direito pela PUC-RS, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, com intercâmbio na Universidade do Texas em Austin.

 

Dr. Alexandre Rossato da Silva Ávila: Graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (1985), foi Promotor de J ustiça em Santa Catarina, atualmente é Juiz Federal na 14ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Porto Alegre, especializada em Direito Tributário. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário.

 

Dr. Pablo Castro Miozzo: Doutorando em Direito pela Universidade de Freiburg, Alemanha (Albert-Ludwigs-Un iversität Freiburg). Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS em convênio com a Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU; Graduado em Direito pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Professor dos cursos de Pós Graduação lato sensu (Especialização) em “Benefícios e Prática Previdenciária” na Escola Verbo Jurídico e em “Direito Processual Público” na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Procurador Federal desde 2007, atuando na defesa judicial e na consultoria administrativa do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

 

Dra. Marianna Rodrigues Vitório: Mestra em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Gra nde do Sul. Graduada em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – RS. Graduada em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Conselheira titular do Conselho Regional de Psicologia da Sétima Região. Professora do Instituto Sinapses.

 

Dra. Juliana Lazzaretti Segat: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Advogada. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção, violência de gênero, violência doméstica, masculinidade e grupos reflexivos de gênero.

 

Dr. Luis Antônio Saud Teles: Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1995) e especializado em Direito Processual Civil pelo Instituto de Ensino Superior de Santo  ngelo (2001). Atualmente é Juiz de Direito do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Dr. Ângelo Roberto Ilha da Silva: Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e do Departamento de Ciências Penais da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Procurador Regional da República na 4ª Região (MPF).

 

Dra. Alessandra Lehmen: Laureada Pós-Doutoral no programa Make Our Planet Great Again (MOPGA), do govern o da França, Centre Nationale de Recherche Scientifique/Aix-Marseille Université (2018). LL.M. em Environmental Law & Policy pela Stanford Law School (2014). Doutora em direito internacional ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Mestre em direito internacional ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Especializada em direito da empresa e da economia pela Fundação Getúlio Vargas (1998) e em negociação pela Harvard Law School (2002). Graduada em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Advogada habilitada no Rio Grande do Sul e em Nova York. Vice-Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS (2019). Sócia de Juchem Advocacia. Membro do Centre International de Droit Comparé de l’Environnement, Limoges, França (2019). Presidente do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991).

 

Dr. Victor Araújo de Menezes: Doutorando em Direito e Mestre em Direito da Sociedade de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Analista de proteção de dados.

 

Dr. Ricardo Matsumura Araujo: Professor no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel e pesquisa dor na linha de Sistemas Inteligentes do PPG em Computação. Trabalha principalmente com Aprendizado de Máquina, em particular Aprendizado Profundo. É proponente e coordenador do Centro de Inovação em Inteligência Artificial.

 

Dra. Rafaela Santos Martins da Rosa: Presidente da AJUFERGS – Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul, Juíza Federal no Rio Grande do Sul, Mestre em Direito e Sustentabilidade pela Universidade de Alicante – Espanha, Mestre em Direito pelo Universidade do Vale do Itajaí/SC e Doutoranda em Direito Público na Unisinos/RS.

 

Dr. Lucas Braunstein da Cunha: Advogado. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

 

Dr. Gildo Gomes da Silva: uma das lideranças Mbyá Guarani da Tekoa Para Roke, estudante de Direito na Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

 

Dra. Juliana Toralles dos Santos Braga: Mestra em Direito e Justiça Social pela FURG, Especialista em Direito Público e Direito Previdenciário pela Anhanguera-Uniderp, Bacharel em Direito pela UFPel. Advogada e Professora na UCPel. Autora do livro “Reforma Previdenciária: Neoliberalismo versus Direitos Sociais Previdenciários” publicado pela Editora Juruá.

 

Dra. Jamile Flores: Formada em Direito na Universidade Federal de Pelotas. Advogada com Especializaç ão em Direito do Trabalho. Mestranda no PPGD/UFPel, na linha de pesquisa Direito e Vulnerabilidade Social.

 

Dra. Aline Machado: Advogada previdenciarista, integrante da COMISSÃO ESPECIAL DE SEGURIDADE SOCIAL da subsecção OAB Rio grande, associada Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e ao Instituto dos Advogados previdenciáiros do Conselho Federal (IAPE) e pós graduanda em direito previdenciário.

 

Dr. Gerson Godinho da Costa: Juiz Federal. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e Mestrado em Direito pela mesma instituição (2008). Atualmente é professor da Escola da Magistratura Federal – ESMAFE/RS. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional e Direito Penal.

 

Dr. Rodrigo Valin de Oliveira: Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e Doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente, é Professor Adjunto (nível 1) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado e Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de governo, filosofia do Estado, direitos fundamentais, direitos humanos, controle de constitucionalidade, Supremo Tribunal Federal e Poder Judiciário.

 

Dr. Luís Carlos Pinto Gastal: Juiz e Desembargador Convocado do Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região e Ex-Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas.

 

Dra. Valdete Souto Severo: Pós doutoranda no programa de Ciências Políticas na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é Doutora em Direito do Trabalho pela USP – Universidade de São Paulo e Mestre em Direitos Fundamentais pela Pontifícia Universidade Católica – PUC do RS. É juíza do trabalho da Quarta Região desde 2001, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital – USP e UFRGS e membra do RENAPEDTS – Rede Nacional de Pesquisa e Estudos em Direito do Trabalho e Previdência Social. Professora, Coordenadora e Diretora da FEMARGS – Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do RS. Presidenta da AJD – Associação Juízes pela Democracia, gestão 2019-2021.

 

Dr. Sandro Ari Andrade de Miranda: Advogado, possui graduação em direito pela Universidade Federal de Pelotas e mestrado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Possui atuação nas áreas do direito ambiental, urbanístico, administrativo, de licitações, improbidade administrativa, financeiro/orçamentário, direitos humanos e dos animais, como consultor no aperfeiçoamento dos processos de gestão pública, construção de processos participativos, economia solidária, conservação e proteção do meio ambiente. Desenvolve estudos nos campos do desenvolvimento e do poder local e comportamento social. É responsável pela produção do blog “Sustentabilidade e Democracia”. Também atua como cronista, tendo trabalhos publicados por diversos meios de comunicação, como Sul 21, Agência Latino Americana de Informação – ALAI, Globalización-RCCI, Observatório de Imprensa, dentre outros.

 

Dra. Marília Silva de Souza: Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Atua como Psicóloga Clínica em consultório particular, especialista em Dependência Química na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Saúde e Comportamento pela UCPel. Doutora em Saúde e Comportamento pela UCPel. Possui certificação em Mindfulness – Prevenção de Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP) pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em MBRP (Universidade Federal de São Paulo).

 

Marilis Lemos de Almeida: Professora associada da Faculdade de Direito da UFPEL e professora do Programa d e Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e bacharel em Ciências Sociais (1988) e em Ciências Econômicas (2009) pela mesma universidade.

 

Jessyca Ramos Pereira: Professora junto ao curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Rio Grande. Espe cialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e em Prática Jurídica Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Advogada (OAB/RS) atuante principalmente na área trabalhista.

 

Fabian Granero Stone: Funcionário Público aposentado com 27 anos de carreira, exercendo cargos de Gere nte de Negócios, Atendimento e Gerente Geral de diversas agências do Banco do Brasil, Graduação em Administração de Empresas, com MBA na FGV, Dom Cabral, UNB em Gestão de negócios, Estratégia e Finanças.

 

Publicado em SEMAC.