II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE: CULTURAS E PRÁTICAS DO COTIDIANO

Centro de Artes/UFPEL de 14 a 16/10/2015
O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE pretende consolidar e ampliar o espaço crítico que vem se constituindo em nossa região, como lócus privilegiado para a reflexão e o debate em torno dos temas relacionados à Arte e seu ensino, à Cultura Visual, às poéticas do cotidiano, à educação e à escola em pesquisa interdisciplinar para além das fronteiras do estado e do país. Dando continuidade ao propósito delineado na primeira edição de ampliar as relações institucionais e de formação continuada com os Polos Extensivos de Bagé e de Rio Grande, propomos o evento concomitante com o Polo Rio Grande – IFRS, oferecendo palestras, oficinas, grupos de trabalho e mesas de debates.
INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES
até 16 setembro de 2015
Textos completos para comunicação e ficha de inscrição devem ser enviados para:
seminariointernacionalufpel@gmail.com

Promoção: Projeto Arte na Escola do Centro de Artes/ Polo UFPEL
CENTRO DE ARTES/PPGAV-MESTRADO/ UFPel
Rede ARTE NA ESCOLA
Coordenação: Profa. Dra. Nadia da Cruz Senna (CA/UFPEL)
                          Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (CA/UFPEL)
               Profa. Dra. Mirela Meira (FaE/UFPEL)
Apoio: Centro de Artes/Faculdade de Educação/UFPEL
Comissão Científica:

Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (UFPel)
Profa. Dra. Mirela Meira (UFPel)
Profa. Dra. Nádia Senna (UFPel)

Colaboradores: 
Prof. Dr. Donald Kerr Jr ( IFSul – Pelotas)
Profa. Sandra Rhoden (FUNDARTE)
Profa. Ana Quadros (IFSul-Bagé)
Profa. Raquel Ferreira (IFRS – Rio Grande)

Quarta- Feira 14/10
Quinta- Feira 15/10
Sexta- Feira 16/10
10h – Credenciamento

8:00 a 12:00 – Comunicações
Grupos de Trabalho


8:00 a 12:00 – Comunicações
Grupos de Trabalho
14h – Mesa de Abertura: Visualidades, Sala de aula e Cotidiano.
Profs. Ursula Rosa da Silva, Nádia Senna  e Ângela Pohlmann  (UFPel)
15h- Conferência de Abertura
Raimundo Martins e Irene Tourinho (UFG)
14h – Mesa 3 :
Metodologias e Pesquisas na linha de arte e educação
Marilda Oliveira (UFSM)
Eleonora Santos (UFPel)
Sandra Rhoden (FUNDARTE)
14- Mesa de Encerramento: Arte Educação e Cultura Visual
Mirela Meira (UFPel)
Fernando Miranda (UDeLaR – Uruguai)
Gonzalo Vicci (UDeLaR – Uruguai)


17:00h Lançamento de Livro

17:30 : Orquestra

17h – Oficina de Dança e Musicalização
17h- Atividades Culturais
19h – Mesa 2 :
Publicações em arte: Práticas de expressão e divulgação
Paulo Silveira (UFRGS)
Helene Sacco (UFPel)
19h- Conferência
Mirian Tavares (UALG – Portugal)
O papel das Universidades no Ensino das artes e na criação de artistas

GRUPOS DE TRABALHO: II SEMINÁRIO DE ENSINO DAS ARTES: CULTURAS E PRÁTICAS DO COTIDIANO.  

15/10 
GT.1- Corpo como objeto e suporte da arte: estratégias de ensino e poéticas inclusivas
Este grupo de trabalho pretende suscitar reflexões, promover debates, bem como dar visibilidade aos projetos de ensino e pesquisa em torno do corpo na arte. Compreende diferentes perspectivas e abordagens presentes em representações e performances  do corpo nas esferas discursivas das artes visuais, cênicas e musicais, literatura e mídias em geral.
(Nádia Senna/ Daniela Castro)
GT.2– Dispositivos de compartilhamentos da arte: experiências poéticas e pedagógicas.

 Este grupo de trabalho reúne produções e experiências com dispositivos móveis e espaços de apresentação não convencionais, instaurando novos modos de ver, perceber e entender a arte e as relações híbridas que se estabelecem seja por deslocamentos, diálogos e interações.     
(Duda Gonçalves)
GT.3- Experiências de formação e práticas educativas.
Este grupo de trabalho pretende promover o debate sobre o Ensino das Artes como possibilidade educativa do sensível, a partir de práticas e experiências vivenciadas nas escolas e em outros espaços educacionais, compreendendo diferentes linguagens da arte e/ou intersecções voltadas para a os níveis fundamental, médio e superior. 
(Maristani Zamperetti)
16/10
GT.4- Patrimônio, memória e culturas híbridas em sala de aula.
O termo culturas híbridas está associado ao processo de rompimento das barreiras entre o tradicional e o moderno, o culto e o popular entre outras oposições binárias. O presente GT tem por objetivo acolher trabalhos que apresentem tais ressignificações a partir de pesquisas e relatos de experiências que discutam as possibilidades de uso do conceito de culturas híbridas no ensino de arte. Também serão aceitos trabalhos que estabeleçam discussões sobre memória e patrimônio.
(Caroline Bonilha)
GT.5- Arte e sustentabilidade: processos criativos e educativos.
Este grupo de trabalho compreende pesquisas, propostas artísticas e pedagógicas, relato de ações e vivências poéticas que põem em movimento uma reflexão crítica sobre a sustentabilidade da vida, nossa relação com a natureza, a ecologia e o meio ambiente em nossa contemporaneidade. Discutiremos trabalhos que indaguem sobre: táticas de reaproveitamento de materiais e objetos encontrados no espaço urbano ou natural; formas de Arte de Manutenção; a documentação poética de processos entrópicos do meio ambiente/paisagem; a criação de modos e táticas de viver ecológicas; propostas colaborativas em prol da sustentabilidade. É nossa intenção promover o debate e o intercâmbio com pesquisadores, artistas e professores em torno das questões da arte e o meio ambiente, buscando soluções, conscientização,  sensibilização poética e a criação de modos de viver e pensar mais sustentáveis. 
(Alice Monsell) 
Público-Alvo: Professores da rede de ensino, pesquisadores e graduandos das áreas das artes, educação, comunicação e comunidade em geral.
Carga Horária: 40 h
Local: Auditório Centro de Artes, Álvaro Chaves, 65
Dias: 14 a 16/10/2015
Vagas: 250
FICHA DE INSCRIÇÃO 

NOME:______________________________________________________

CPF:_________________

ENDEREÇO: _________________________________________________

TELEFONE: ____________________ CELULAR: ___________________

E-mail:_______________________________________________________

Instituição de trabalho:__________________________________________

1. ( ) Inscrição COM apresentação de trabalho 
Título do trabalho_____________________________________________

Autor(es)______________________________________________

2. ( ) Inscrição SEM apresentação de trabalho

Nome_______________________________________________
Número de Matricula __________________________________

OBS: Textos com mais de um autor, cada um deve fazer a inscrição individual, e o pagamento será após o aceite do trabalho, porém com uma taxa a ser cobrada no valor de 15,00 R$.