Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (UFPel)
Quarta- Feira 14/10
|
Quinta- Feira 15/10
|
Sexta- Feira 16/10
|
10h – Credenciamento
|
8:00 a 12:00 – Comunicações
Grupos de Trabalho |
8:00 a 12:00 – Comunicações
Grupos de Trabalho
|
14h – Mesa de Abertura: Visualidades, Sala de aula e Cotidiano.
Profs. Ursula Rosa da Silva, Nádia Senna e Ângela Pohlmann (UFPel) 15h- Conferência de Abertura Raimundo Martins e Irene Tourinho (UFG) |
14h – Mesa 3 :
Metodologias e Pesquisas na linha de arte e educação
Marilda Oliveira (UFSM)
Eleonora Santos (UFPel) Sandra Rhoden (FUNDARTE) |
14- Mesa de Encerramento: Arte Educação e Cultura Visual
Mirela Meira (UFPel) Fernando Miranda (UDeLaR – Uruguai) Gonzalo Vicci (UDeLaR – Uruguai) |
17:00h Lançamento de Livro
17:30 : Orquestra |
17h – Oficina de Dança e Musicalização
|
17h- Atividades Culturais
|
19h – Mesa 2 :
Publicações em arte: Práticas de expressão e divulgação
Paulo Silveira (UFRGS)
Helene Sacco (UFPel)
|
19h- Conferência
Mirian Tavares (UALG – Portugal)
O papel das Universidades no Ensino das artes e na criação de artistas |
Este grupo de trabalho reúne produções e experiências com dispositivos móveis e espaços de apresentação não convencionais, instaurando novos modos de ver, perceber e entender a arte e as relações híbridas que se estabelecem seja por deslocamentos, diálogos e interações.
(Duda Gonçalves)
Este grupo de trabalho pretende promover o debate sobre o Ensino das Artes como possibilidade educativa do sensível, a partir de práticas e experiências vivenciadas nas escolas e em outros espaços educacionais, compreendendo diferentes linguagens da arte e/ou intersecções voltadas para a os níveis fundamental, médio e superior.
(Maristani Zamperetti)
O termo culturas híbridas está associado ao processo de rompimento das barreiras entre o tradicional e o moderno, o culto e o popular entre outras oposições binárias. O presente GT tem por objetivo acolher trabalhos que apresentem tais ressignificações a partir de pesquisas e relatos de experiências que discutam as possibilidades de uso do conceito de culturas híbridas no ensino de arte. Também serão aceitos trabalhos que estabeleçam discussões sobre memória e patrimônio.
Este grupo de trabalho compreende pesquisas, propostas artísticas e pedagógicas, relato de ações e vivências poéticas que põem em movimento uma reflexão crítica sobre a sustentabilidade da vida, nossa relação com a natureza, a ecologia e o meio ambiente em nossa contemporaneidade. Discutiremos trabalhos que indaguem sobre: táticas de reaproveitamento de materiais e objetos encontrados no espaço urbano ou natural; formas de Arte de Manutenção; a documentação poética de processos entrópicos do meio ambiente/paisagem; a criação de modos e táticas de viver ecológicas; propostas colaborativas em prol da sustentabilidade. É nossa intenção promover o debate e o intercâmbio com pesquisadores, artistas e professores em torno das questões da arte e o meio ambiente, buscando soluções, conscientização, sensibilização poética e a criação de modos de viver e pensar mais sustentáveis.
NOME:______________________________________________________
CPF:_________________
ENDEREÇO: _________________________________________________
TELEFONE: ____________________ CELULAR: ___________________
E-mail:_______________________________________________________
Instituição de trabalho:__________________________________________
1. ( ) Inscrição COM apresentação de trabalho
Título do trabalho_____________________________________________
Autor(es)______________________________________________
2. ( ) Inscrição SEM apresentação de trabalho
Nome_______________________________________________
Número de Matricula __________________________________
OBS: Textos com mais de um autor, cada um deve fazer a inscrição individual, e o pagamento será após o aceite do trabalho, porém com uma taxa a ser cobrada no valor de 15,00 R$.