GT – Transgressões da arte: O que sai da caixa de pandora quando seus processos pedagógicos se esparramam?

Grupos de trabalho GT9

Coordenadoras:

• Profa. Dra. Mirela Meira (UFPel)
  • Profa. Dra. Rosemar Gomes Lemos (UFPel)

Este GT apresenta experiências com Arte em espaços escolares e não-escolares, ou seja, experiências que podem ir desde o relato de trabalhos realizados com ensino das artes na escola (Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro) a experiências culturais, realizadas em espaços não escolares (hospitais, ONGs, centros comunitários, rua, praças etc.). Deseja oferecer uma visão ampliada do processo pedagógico de inclusão e cidadania que a arte provê, considerando atravessamentos de ordem ética, estética, étnica, política e filosófica.

Abre-se em leque à socialização dos processos criativos, reflexivos, educativos e de mediação. Abrange também práticas cotidianas, de artista e ativistas, que possam ser praticadas em espaços públicos, dirigindo-se mais à vertente da arte da criação coletiva, arte popular e afins.