GT – Gênero e música: a arte como espaço de empoderamento

Grupos de trabalho GT5

Coordenadores:

• Me. Camila Dias (IFSul)
  • Me. Pricilla Farina (UCPel)

Este GT busca debater as construções discursivas acerca das produções e artistas musicais que utilizam a música como forma de empoderamento e debate sobre questões como gênero, sexualidade, feminismo, relações de poder e violências. A propagação e o surgimento de espaços de empoderamento em ambientes online e offline e o engajamento tanto do público quanto de artistas – nacionais e internacionais – dos mais variados gêneros musicais (pop, punk, funk, rap, etc) fazem com que a representatividade e o debate estejam presentes nas produções musicais, nas conversas cotidianas e em ambientes escolares e acadêmicos.

Convidamos pesquisadorxs, docentes, estudantes e interessadxs a debater como o atual cenário da música está contribuindo ou não para diálogos sobre representatividade e empoderamento.