GT – Formação de professores: subjetividades caleidoscópicas, polifonias identitárias

Grupos de trabalho GT8

Coordenadores:

  • Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (UFPel)
  • Profa. Dra. Maristani Zamperetti (UFPel)
  • Prof. Dr. Rogério Würdig (UFPel)

Este GT apresenta experiências de formação de professores que se dirigem à Educação Ético-Estética, a experiências com a sensibilidade e a  experiência estética, não necessariamente restritas ao âmbito do ensino da arte. Estende-se ao campo da autoformação, a experiências intra e extra sala de aula, à formação da (trans) subjetividade docente, ao exercício da pluralidade na formação de professores e às implicações que isso acarreta.

Coloca em discussão as atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores que incluem, em seu texto, a formação ético-estética. Contempla relatos de experiências diversas no campo da formação de professores, como relatos de pesquisa, extensão e ensino, estágios e outros, realizados em escolas ou outros espaços educativos.