Início do conteúdo
Conheça os projetos

O presente site apresenta os resultados dos projetos dedicados ao estudo da arte, da memória e do patrimônio cultural em Pelotas e no Rio Grande do Sul. A plataforma reúne resultados de pesquisas sobre artistas locais, arte popular, arte pública e obras integradas à arquitetura e ao centro histórico de Pelotas e cidades do Rio Grande do Sul, divulgando descobertas e reflexões que valorizam o patrimônio artístico e cultural do estado.

Além de divulgar o conhecimento produzido, o site busca fortalecer o diálogo entre universidade, comunidade e instituições culturais. Funcionará como um espaço de pesquisa, aprendizagem e colaboração, acompanhando o desenvolvimento dos projetos e promovendo o acesso às histórias e expressões que compõem a diversidade artística, patrimonial e cultural gaúcha.

A página reúne os resultados de dois projetos, coordenados pelo Professor Dr. Roberto Heiden, vinculado ao Departamento de Museologia, Conservação e Restauro (DMCOR) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

A seguir a descrição dos projetos:

Histórias sobre Arte, Memória e Patrimônio em Pelotas-RS

O projeto irá desenvolver estudos referentes a história da arte em Pelotas. Nesse sentido, para cada exemplo estudado será proposta uma ação específica. Espera-se que os resultados dessas ações revelem, na medida em que os estudos avancem, um panorama de artistas, linguagens, técnicas e bens culturais com valores artísticos e patrimoniais ainda pouco estudados, de maneira que o trabalho resulte em novos conhecimentos sobre a arte e o patrimônio de Pelotas. Serão preocupações do projeto principalmente quatro linhas de pesquisa, tais como artistas locais com obras pouco estudadas; a arte integrada na arquitetura e no centro histórico; expressões de arte popular e a arte pública contemporânea. Outras abrangências temáticas poderão ser estabelecidas na medida em que os primeiros resultados apontem novas demandas. Essas linhas tem potencial para a produção de conhecimento relativo à arte e a cultura local, como também para o desenvolvimento de reflexões sobre interfaces entre arte, memória social e patrimônio cultural. Nesse sentido, o projeto buscará inserir-se em demandas de instituições locais, bem como proporcionar aos estudantes envolvidos com o projeto experiências em pesquisa que poderão também ser convertidas em horas a serem integralizadas em seus respectivos históricos escolares.

Histórias sobre Arte, Memória e Patrimônio no Rio Grande do Sul

O projeto desenvolverá estudos sobre a história da arte no Rio Grande do Sul. Esse projeto é um desdobramento do projeto de pesquisa intitulado “Histórias sobre arte, memória e patrimônio em Pelotas-RS”. O primeiro projeto tem engajado estudantes dos cursos de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, Museologia e História. No entanto, alguns desses acadêmicos são de outras cidades, o que dificulta a pesquisa de campo em Pelotas, devido à distância e ao fato de que o tempo disponível desses estudantes em Pelotas é mais dedicado ao estudo em sala de aula. Considerando o grande potencial de estudos sobre arte, memória e patrimônio em outras cidades do Rio Grande do Sul, especialmente na metade Sul do Estado, e a possibilidade de alinhar essa pesquisa à origem e às demandas dos estudantes e de suas comunidades, o projeto proposto busca ampliar o escopo das investigações que coordeno em História da Arte. Seu objetivo é integrar dimensões memoriais e patrimoniais, promovendo o cadastro de ações específicas para cada tema estudado. Espera-se que os resultados revelem, à medida que os estudos avancem, um panorama de artistas, linguagens, técnicas e bens culturais ainda pouco analisados, gerando novos conhecimentos sobre a arte e o patrimônio no Rio Grande do Sul. O projeto terá quatro principais linhas de pesquisa: artistas locais com obras pouco estudadas, arte integrada à arquitetura e ao centro histórico, expressões de arte popular e arte pública contemporânea. Outras abordagens poderão surgir conforme os primeiros resultados indicarem novas demandas. Além de contribuir para a produção de conhecimento sobre arte e cultura local, o projeto buscará refletir sobre as interfaces entre arte, memória social e patrimônio cultural. Também pretende atender demandas institucionais e proporcionar aos estudantes experiências em pesquisa, que poderão ser convertidas em horas complementares a serem integralizadas em seus históricos escolares.