Início do conteúdo

Participações no Congresso de Iniciação Científica da UFPel – 2025

Neste ano de 2025, as equipes dos projetos “Histórias sobre Arte, Memória e Patrimônio em Pelotas” e “Histórias sobre Arte, Memória e Patrimônio no Rio Grande do Sul” participaram do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UFPel.
Os pesquisadores e pesquisadoras apresentaram os resultados das atividades desenvolvidas ao longo do ano, cumprindo com êxito os objetivos propostos. As participações promoveram importantes colaborações e contribuíram para ampliar a compreensão das expressões artísticas, culturais e patrimoniais presentes em Pelotas e na metade sul do Estado.

Abaixo, apresentamos a relação das comunicações realizadas, com informações sobre dias, horários e títulos dos trabalhos:

Congresso de Iniciação Científica – CIC 2025

Simone Centeno Rosales e João Batista Azambuja Burguês participaram na grande área Linguística, Letras e Artes, área de avaliação Artes/Música, no dia 22/10, às 16h, na sala nº 251 do Campus Anglo-UFPel.

Simone Centeno Rosales apresentou o trabalho “O busto do barão Aníbal Antunes Maciel: análise das condecorações representadas”;

João Batista Azambuja Burguês apresentou “Utilidade e beleza de um patrimônio pouco compreendido: a arte em madeira nas portas residenciais de Jaguarão – RS”.

Ester Teixeira Gonçalves apresentou o trabalho “Memória e legado para a arte contemporânea: a experiência da Galeria Sete ao Cubo em Pelotas – RS”, na grande área Ciências Sociais Aplicadas, área de avaliação Ciências Sociais Aplicadas, no dia 23/10, às 14h, na sala nº 235 do Campus Anglo-UFPel.

Por fim, Emanoele Marques Souza, Joyce Freitas Sousa, Aline Duval da Cunha e Priscila dos Santos Tavares participaram na grande área Multidisciplinar, área de avaliação Interdisciplinar, com apresentações realizadas na sala nº 314 do Campus Anglo-UFPel, no turno da manhã.

Emanoele Marques Souza apresentou “‘Minha escola na avenida, o povão feliz da vida’: a Escola de Samba General Telles através da imprensa (1956–1958)”;

Joyce Freitas Sousa apresentou “Ligações para a cultura: o uso das listas telefônicas da CTMR”;

Aline Duval da Cunha apresentou “O antigo livro tombo da Capela da Luz: recorte histórico de 1944 a 1963 e proposta de conservação”;

Priscila dos Santos Tavares apresentou “Repigmentação de espécime taxidermizado: estudo de caso do gaivotão (Larus dominicanus) no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter”.

Todos os trabalhos foram apresentados em formato oral e refletiram os textos escritos, que em breve estarão disponíveis no website oficial do evento.

Publicado em 28/10/2025, na categoria Notícias.