Graduação

A estrutura do currículo do Bacharelado em Antropologia foi pensada a partir de duas Linhas de Formação em que se distribuem os núcleos de disciplinas específicas, específicas optativas e/ou livres e formação complementar.

Os três primeiros semestres apresentam disciplinas comuns para ambas as linhas de formação. A matrícula do quarto semestre se encontra condicionada à opção do aluno pela Linha de Formação em Antropologia Social e Cultural ou pela Linha de Formação em Arqueologia, momento que as grades curriculares se especializam. Nesse sentido, nos três primeiros semestres do curso o aluno obterá fundamentos teóricos e metodológicos de ambos os campos de conhecimento de maneira a proceder à opção entre as duas Linhas de Formação. A opção pela linha de formação, por parte do discente, deverá ser formalizada, junto ao Colegiado do Bacharelado em Antropologia, no final do terceiro semestre, antes da realização dos Exames.

LINHAS DE FORMAÇÃO

linhasformacao_antropologia linhasformacao_arqueologia

O núcleo de disciplinas específicas abrange um conjunto de matérias obrigatórias a serem cursadas pelos alunos do Bacharelado em Antropologia. Enfoca, especialmente, os campos de saber próprio ao curso, o da Antropologia e o da Arqueologia, bem como, as áreas afins. Trata-se de um conjunto de disciplinas comuns indispensáveis a todos os discentes do curso.

Já o núcleo de disciplinas específicas optativas abrange um conjunto de saberes oriundo das duas linhas de formação que possibilita ao discente o aprofundamento em temas específicos do Bacharelado em Antropologia.

Por sua vez, o núcleo livre de disciplinas optativas proporcionará ao aluno o conhecimento de conceitos e métodos oriundos de disciplinas vinculadas a outros cursos do ICH, a outros centros da UFPEL e, por fim, a outras universidades brasileiras e estrangeiras (desde que os alunos e alunas optem pela mobilidade discente); nesse caso, o percurso do aluno por outras instituições universitárias deverá ser orientado por um professor do Bacharelado em Antropologia.

Por fim, a formação complementar é destinada às seguintes atividades acadêmicas: seminários, congressos, jornadas, oficinas, grupos de estudos, projetos de pesquisa, ensino e extensão.

FLUXOGRAMA DISCIPLINAS ANTROPOLOGIAfluxograma_antropologia

FLUXOGRAMA DISCIPLINAS ARQUEOLOGIAfluxograma_arqueologia