GT5 – Zonas cinzentas da sustentabilidade: Sociologia da Crise Climática no Sul Global
Coordenação: William Gómez (UFPel); Sandro Ari Andrade de Miranda (Faculdade João Paulo II); Àrleson Costa (UFPel); Sandro Adams (UFPel).
Descrição: Às vésperas da COP30, cresce a urgência de repensar sociologicamente as promessas de transição para uma economia verde do capitalismo global. Este Grupo de Trabalho propõe discutir como essas políticas impactam de forma desigual territórios historicamente marginalizados, onde a crise ambiental se manifesta com maior intensidade, como periferias urbanas, ocupações precárias, comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas e trabalhadores da economia informal no Sul Global. Interessam-nos especialmente os sujeitos invisibilizados pelos discursos climáticos dominantes — catadores, sem-terra, moradores de rua, trabalhadores precarizados, povos tradicionais, comunidades marginais, entre tantos outros — que constroem saberes e práticas capazes de tensionar o modelo centralizador da sustentabilidade. Frente à intensificação da crise climática e ao avanço de discursos anticientíficos e autoritários, buscamos refletir sobre os limites das atuais políticas ambientais, as disputas entre mercado e justiça ambiental, e as alternativas gestadas por movimentos sociais, tecnologias sustentáveis e formas solidárias de organização econômica. O GT acolhe pesquisas teóricas e empíricas de sociologia, antropologia, ciência política e ecologia política, voltadas a compreender criticamente as desigualdades socioambientais contemporâneas e a pensar caminhos de justiça climática a partir do Sul Global.
Sala: Webconf UFPel (clique aqui para acessar)
Sessão de quinta-feira, 25/09
- O futuro do (In)Sustentável: Uma análise socioambiental das capitais brasileiras
- Pedro Schlee Soler
- No Garimpo do Crack Cocaine: Trabalho Compulsório na Reciclagem de Resíduos Sólidos
- Àrleson Costa
- Educação e Crise Climática: juventude e resistência sociocultural na Colônia Z3 (Pelotas/RS)
- Milena Rodrigues Estevão
- Disputas em torno da Transição Justa: sentidos, aplicações e desafios no setor automotivo
- Fernanda Elita Quirino Cavalcante de Melo
- Utopia e emergência climática: a ressignificação da emergência
- Sandro Adams
Sessão de sexta-feira, 26/09
- Ciência, Anticiência e Conhecimento Tradicional: o negacionismo, a emergência climática e a disputa de saberes
- Sandro Ari Andrade de Miranda
- Entre o espaço concebido e o espaço vivido: gentrificação verde, racismo ambiental e a dialética da produção do espaço
- William Gómez
- Territorialidade e resistência: Cuidado como forma de pertencimento ao território
- Nara Beatriz Matias Soares
- Territórios quilombolas e conflitos territoriais no Pará: os casos de Rosário e Mangabal no município de Salvaterra, no Marajó, e Jambuaçu, no município
- Emerson Jean de Souza Campos
- Transição energética e mudanças socioeconômicas no Alto Sertão da Bahia: uma análise preliminar a partir da Análise de Componentes Principais (ACP)
- Newton Soares Mota