Início do conteúdo
GT4 – Ensino de Sociologia

GT4 – Ensino de Sociologia

Coordenação: Francisco dos Santos Kieling (UFPel); Vera Lucia dos Santos Schwarz (UFPel); Analisa Zorzi (UFPel).

Descrição: O Grupo de Trabalho tem como objetivo central a discussão de pesquisas e práticas sobre o Ensino de Sociologia na educação básica a partir da intersecção do debate teórico e metodológico das Ciências Sociais e da Educação. A relevância do tema está atrelada ao papel das Ciências Sociais na formação de professores, nos processos escolares e no desenvolvimento do pensamento social crítico, elementar para a formação de uma cidadania ativa e democrática. Desse modo, a constituição de um espaço de debate teórico, metodológico e prático que reúna os agentes que trabalham com o tema torna-se estratégico para fomentar a qualificação dos participantes, tendo em vista as possibilidades de trocas acadêmicas e escolares.

Sala: 305

 

Sessão única de quinta-feira, 25/09

  • Produção de recursos didáticos para o Ensino de Sociologia: discussões sobre letramento e alfabetização sociológica
    • Eduarda Bonora Kern
  • O PIBID e a Docência Colaborativa
    • Fernando Nora do Rosário
  • Práxis e Formação Reflexiva no Ensino de Sociologia: Experiência de Regência
    • Paula Rieth de Oliveira Huf; Analisa Zorzi
  • “Não serve para nada”! Tramas vivenciados na docência de Sociologia em instituição pública
    • Gleberson de Santana dos Santos
  • A Sociologia Clássica e a transposição didática – um ensaio prático desenvolvido pelo PIBID nas aulas de sociologia no ensino médio gaúcho
    • José Antônio Moreira das Neves; Marielle Mendes Sacharuk
  • O apagamento da diversidade familiar e o estado de exclusão institucional na Escola: diálogos através de dados de pesquisas em uma escola pública de Pelotas/RS 
    • Veronick Rezende Silveira; Marcus Vinícius Spolle
  • Direito, sociedade e meio ambiente: sociologia jurídica inspirada nos princípios ambientais para o ensino superior 
    • Felipe Schmals Silveira
  • O uso de imagens como ferramenta pedagógica nas Ciências Sociais 
    • Gabriela Siqueira; Manoela Neutzling