GT10 – Práticas Pedagógicas e Experimentações Didáticas no Ensino de Ciências Sociais
Coordenação: Bernardo Mattes Caprara (UFRGS); Guilherme Maltez Souza (SESI/Pelotas); Isabella Sales (UFRGS); Lucas Antunes Machado (UFBA).
Descrição: Este Grupo de Trabalho (GT) pretende reunir pesquisas, relatos de experiência e reflexões teórico-metodológicas sobre práticas pedagógicas e experimentações didáticas voltadas ao ensino de Ciências Sociais, sobretudo nos contextos da Educação Básica e da formação docente. Interessa-nos discutir como diferentes abordagens, estratégias e linguagens têm sido construídas e efetivadas por professores(as) e pesquisadores(as) comprometidos(as) com uma abordagem crítica, significativa e socialmente engajada. Serão bem-vindos trabalhos que versem acerca de práticas pedagógicas, sequências didáticas, oficinas, projetos interdisciplinares e metodologias participativas, incluindo análises sobre os desafios e possibilidades do ensino, da aprendizagem e da avaliação em Sociologia, Antropologia e Ciência Política no Ensino Fundamental e Médio. O GT busca debater e estimular experiências concretas e reflexões teóricas sobre o ensino e a aprendizagem de conhecimentos sociológicos, considerando as desigualdades, diversidades e os desafios políticos e estruturais presentes no cotidiano escolar e educacional do tempo presente. Priorizando um espaço de diálogos, reflexões e circulação de saberes, ambicionamos questionar limites e pensar coletivamente caminhos para um ensino de Ciências Sociais crítico, reflexivo e transformador. Ao valorizar a reflexão sobre práticas e a experimentação didática, reafirmamos as Ciências Sociais como área capaz de fomentar a imaginação sociológica, a leitura crítica do mundo e a formação de sujeitos(as) mobilizados(as) na direção de uma sociedade mais justa.
Sala: 203/Webconf UFPel (clique aqui para acessar)
Sessão de quinta-feira, 25/09
- Proposições curriculares da Sociologia escolar colégio de aplicação da UFAC: um olhar a partir do alunado capiano
- Luciney Araújo Leitão
- Ensinar e aprender sobre estratificação social por meio do “morango do amor”: um relato de prática pedagógica de Sociologia escolar
- Rafael D’Avila Barros
- Comida é boa para entender: a importância da educação alimentar interseccional no Ensino Médio
- Ana Beatriz Lopes da Silva
- O ensino de Sociologia e as imagens da cultura indígena em livros didáticos do PNLD (2012-2017)
- Camila Abreu Medeiros
- A Sociologia na educação profissional e tecnológica: práticas pedagógicas e os desafios curriculares no Ensino Médio Integrado
- Janaina de Souza Bujes
Sessão de sexta-feira, 26/09
- “Se tudo der errado, viro CLT” ou o sonho de ser “CLT premium”: compreender as correlações sociedade-trabalho-juventudes através das tendências nas redes sociais
- Suélen Pinheiro Freire Acosta
- Jogos eletrônicos e o ensino de Ciências Sociais: a experiência do canal Sociologia Animada
- Henrique Fernandes Alves Neto
- Entre emancipação e reprodução: reflexões sobre a educação híbrida em uma sequência didática de Sociologia na Educação Básica
- Vanessa Souza Pereira
- A Sociologia e as perspectivas afrocentradas em audiovisuais que utilizem IAG: materiais didáticos de resistência ao racismo
- Michele Doris Castro
- História e cultura afro-indígena na escola: experiências na formação de professores e alunos
- Fernanda Sena Fernandes
- Situações-problema como estratégia metodológica para o ensino de Ciências Sociais na Educação Básica
- Guilherme Maltez Souza