Laneira: De manufatura de lãs a centro dedicado à saúde

09 Laneira

As instalações da antiga Laneira Brasileira S/A, localizadas na avenida Duque de Caxias, início do bairro Fragata, e que durante mais de 50 anos abrigaram atividades de processamento de lãs procedentes de diversas cidades gaúchas e uruguaias, deverão consolidar o campus da Saúde. Além do Centro Regional de Cuidados Paliativos, vinculado ao Hospital Escola, o local deverá acolher também outras iniciativas voltadas à área da cultura e outros cursos da UFPel.

Ocupando área de cerca de 16 mil metros quadrados, a Laneira, no auge de seu funcionamento, chegou a empregar 270 funcionários, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento social e econômico do município.

O Centro Regional de Cuidados Paliativos, que está sendo construído com recursos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), deverá atender cerca de 1,5 mil usuários por mês, em Pelotas e região. Terá capacidade instalada, infraestrutura e processo de trabalho adequados para atender usuários que apresentam patologias fora de possibilidades de cura com sobrevida reduzida, em especial portadores de câncer em estágio avançado.

No Hospice, haverá 16 leitos de internação, área de convivência de pacientes e familiares, postos de enfermagem, salas de procedimentos, sala de reunião de equipe, auditório, almoxarifado, copa/cozinha e garagem. A Atenção Domiciliar – PIDI, que envolve duas equipes, terá capacidade para atender 20 internações domiciliares concomitantes.

Fotografia: Katia Helena Dias – CCS/UFPEL

UFPel: Uma história escrita em três séculos

Resenha histórica

Contextualizando

Estruturação e desenvolvimento

A relação com a comunidade e os desdobramentos políticos

O processo de expansão

Anglo: De frigorífico a principal campus

Cotada: De fábrica de massas a Centro de Engenharias

Na antiga cervejaria a Cultura pede passagem

Casarão 8: Suntuoso imóvel sediará museus

Prédios contam a história