Anglo: De frigorífico a principal campus

07 Campus Anglo

A área que abriga hoje o novo Campus Porto da UFPel sediou, em 1908, a Charqueada de Brutus Almeida. Em 1916, sediou o primeiro frigorífico gaúcho: a Companhia Frigorífica Rio Grande, vendida, em 1924, para a firma inglesa Vestey Brothers.

O local manteve-se desativado até 1942, quando iniciaram as obras de construção e adequação do novo frigorífico, batizado com o nome de Frigorífico Anglo, finalmente inaugurado em 1943 após meses de intenso trabalho. A planta industrial de Pelotas (havia outras unidades no Brasil e exterior) permitia o abate diário de mil bovinos, quinhentos suínos, quinhentos ovinos e mil aves. Em diversas ocasiões foram produzidas conservas de legumes e frutas.

Ao longo do tempo, em seus seis hectares de extensão, prédios foram sendo modernizados, adaptados e construídos para aperfeiçoar ou implantar novos processamentos e produtos. Manteve-se assim até o seu fechamento no início da década de 1990, quando o grupo empresarial inglês, diversificando seus investimentos, vendeu todos os seus frigoríficos na América do Sul.

Entre 2005 e 2006, a UFPel recebeu em doação da Fundação Simon Bolívar parte da área antes ocupada pelo complexo industrial. Intensas modificações foram feitas para adaptar a antiga fábrica ao novo uso. No entanto, os sólidos prédios mantiveram externamente a sua estética e ainda informam sobre a aparência que tiveram no passado. Hoje, sede referencial da UFPel, a área destina-se a produzir “alimento para o espírito”. Depois de receber a Reitoria, em 2009, a área do antigo frigorífico começou a receber os primeiros cursos nos semestres seguintes e hoje abriga 3.695 estudantes, distribuídos em 27 cursos.

Fotografia: Katia Helena Dias – CCS/UFPEL

UFPel: Uma história escrita em três séculos

Resenha histórica

Contextualizando

Estruturação e desenvolvimento

A relação com a comunidade e os desdobramentos políticos

O processo de expansão

Cotada: De fábrica de massas a Centro de Engenharias

Laneira: De manufatura de lãs a centro dedicado à saúde

Na antiga cervejaria a Cultura pede passagem

Casarão 8: Suntuoso imóvel sediará museus

Prédios contam a história