Sobre o Evento

Tema:

Educação para Sustentabilidade: Interfaces entre Ciência e Política

As universidades públicas, no contexto atual, após uma pandemia que pôs em xeque diversas práticas, tanto de produção de energias, de mercado de consumo, econômicas,  quanto às práticas sociais, em termos de relações, empatia, tolerância, trocas entre culturas. Especialmente a experiência da pandemia afetou nosso modo de perceber muitas coisas. E esta percepção nos tem levado a refletir em nossas responsabilidades futuras para com o planeta e para com a alteridade, as pessoas que estão ao nosso redor, bem como o papel de instituições, como as universidades públicas, na realização desta missão de pensar um modo sustentável de vida. 

Se considerarmos o significado do termo sustentabilidade, este traz em si relações importantes, pois pressupõe a busca por equilíbrio entre os recursos naturais disponíveis e os modos como a sociedade pode explorá-los, e isso pressupõe preservar o meio ambiente, visando à qualidade de vida, as relações entre os seres e o futuro do planeta. Sabemos nossa responsabilidade com a  Agenda 2030, pois é um plano de ação que envolve as pessoas em promover o desenvolvimento com sustentabilidade. Este plano indica dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. Este é um plano para governos, sociedade, empresas, academia e para cada um de nós.

Nesse sentido, a UFPel e o grupo de instituições de ensino que fazem parte da REGIES (Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável) estão organizando ações que possam traçar estratégias de atuação e políticas voltadas à efetivação dos ODS e à agenda 2030, dentre estas o SIEPES. Estamos num movimento, desde 2021, para fazer um diagnóstico mais específico para podermos ampliar nossas ações e articularmos com outras instituições e com redes de atuação, projetos voltados ao tema da sustentabilidade. Em maio de 2022, realizou-se o I Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade em Santa Maria, promovido pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Neste evento, houve o lançamento da Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável (REGIES) e do Observatório Gaúcho Agenda 2030, para os quais fomos convidados a fazer parte junto com mais oito instituições de ensino gaúchas, como Unipampa, UFFS , UFCSPA, UERGS  , UFSM , IFFar,  UFRGS  ,  FURG,   IFSul e Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria. A Rede tem se reunido mensalmente para organização das ações em conjunto, criação de um site para divulgação das propostas de cada instituição participante e para pensar em formas de busca de fomento para projetos.

 Entendemos que o II SIEPES, que contará com palestras e exposição de projetos e investigações no tema, será possível planejar ações a curto e médio prazo atendendo o compromisso social de nossas instituições com a comunidade e o planeta.

Fundamentos do Seminário:

  • Consolidação da REGIES  (Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável);
  • Apresentação do método de apresentação do Observatório Gaúcho da Agenda 2030;
  • Aproximação com a ARIUSA (Alliance of Ibero-American Networks of Universities for Sustainability and the Environment), que é uma rede de redes universitárias da América Latina, CAribe e Espanha que coordenam suas atividades e cooperam para promover o compromisso das universidades com a sustentabilidade;  
  • Por em paralelo instituições políticas e de ensino no tocante à sustentabilidade; 

Objetivos:

  • Debater as evidências científicas relacionadas à sustentabilidade com vistas a tomadas de decisões e indicações de políticas públicas; 
  • Evidenciar os pontos de encontro e os pontos de distanciamentos científicos e políticos no tocante a sustentabilidade;
  • Diagnosticar e debater fontes de recursos financeiros com possíveis direcionamento para projetos aplicados à sustentabilidade, baseados em evidências científicas e com desfechos voltados à políticas públicas; 
  • Relacionar e praticar os ODS/Agenda 2030 nas ações locais, no território educativo das IES parceiras; 
  • Compreender a Ciência Aberta como uma possibilidade para enfrentamento às questões ambientais;

Resultados a atingir:

  • Criar mecanismo de engajamento das instituições da sociedade civil e do poder público com os objetivos da REGIES;
  • Apresentar propostas de hospedagem do Observatório Gaúcho da Agenda 2030;
  •  Apresentar métodos concretos de aproximação de instituições de ensino, órgãos governamentais, não governamentais e comunidade;
  • Apresentar canal da REGIES com outras instituições e comunidade. 

Custos:

O evento não terá custos para os participantes.