Feeds RSS
id="post-2019">

Disciplinas que constam no horário com professor substituto não começarão imediatamente, pois o processo de contratação ainda não está concluído. São elas:
Epistemologia da Geografia I
Tópicos em Geografia I
Tópicos em Geografia II
Tópicos em Geografia III
Climatologia aplicada em Geografia
Organização do Espaço Mundial I 3º t1
Organização do Espaço Mundial I Bac.
Cartografia Geral
Introdução ao SIG

id="post-2013">

Vagas para matrícula especial

Disciplina que não constar nessa lista acima não tem vaga, não adianta insistir.

Obrigatório trazer: autorização do seu curso de origem para cursar a disciplina. Documento rasurado não será aceito.

Conferir o horário, conforme divulgado abaixo
Horários: horario turmas 20171

OBS: essa lista de vagas são para os alunos FORA do curso de geografia, alunos do curso dependem dos pré-requisitos de sua grade e possivelmente possuem outras opções.

id="post-2005">

Salas Departamento de Geografia

2017_1_Salas_Geografia

Atentar para as exceções listadas no arquivo.

edit: sala do 8º do bacharelado mudou para 203!

id="post-1996">

Disciplina Depto Fundamentos

Os sem espaço é porque ainda não foi definido pelo NGE.

id="post-1992">

id="post-1989">

Maria Alice Pontes, Jerusa Cassal e Marco Antonio de Oliveira: Seus problemas de não constarem no sistema é porque aparentemente vocês não cumpriram parte do Edital, em que deveria fazer um cadastro. Contatem a CRA para saber como resolver.

id="post-1986">

Solicitações processadas

Informo que todas as solicitações feitas ontem e hoje já estão processadas. CONFIRAM no sistema se está tudo ok.
O que não está ok, além das matrículas especiais que só entrarão segunda-feira:

Caroline Barbosa – Metodologia 4 depende de vaga
Silvio Santos – Optativa colidia com estágio, matriculei em outras 2, entrar em contato para escolher qual permanece ou se faz ambas/nenhuma.
Cintia Silva – Metodologia 4 depende de vaga e Hidrogeografia depende de vaga
Maria Alice Pontes – Ainda não existe no sistema, entrar em contato com a CRA (já contatei mas se tiver tempo seria importante)
Dione Ferreira – Sem vaga para FSHF à noite
Jerusa Cassal – Ainda não existe no sistema, entrar em contato com a CRA (já contatei mas se tiver tempo seria importante)
Tulio Amarillo – Sig está colidindo com outra, decidir o que fazer.
Claudio Azevedo – Já consta como cursada a disciplina que pediu, está no momento sem nenhuma matrícula
Andrew Escobar – Geo Socioambiental depende de vaga
Liane Ávila – Já cursou a Anal. Int. Cart. Topog., não foi matriculada nela

id="post-1982">

Foi aprovada pelo COCEPE a Resolução 16/2016 que dispõe sobre NOVAS REGRAS PARA GERAL DE MATRÍCULA.

A partir do inicio de 2017/1 o Trancamento Geral de Matrícula deve ser solicitado diretamente na Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA no Núcleo de Atendimento ao Aluno – na sala 101, onde o acadêmico preencherá um formulário específico para tal finalidade, e o mesmo será analisado e registrado no ato da solicitação, sem necessidade de ser repassado ao Colegiado;

O Trancamento Geral de matrícula terá validade por apenas um semestre, sendo o prazo máximo de 4 semestres para cursos semestrais e 2 anos para o curso anual. O Trancamento poderá ser solicitado para períodos letivos consecutivos, entretanto deve ser renovado a cada período, até completar o período máximo estipulado na Resolução – 2 anos. Isto com a pretensão de que a cada semestre o acadêmico repense a sua situação.

Prazos:
– O acadêmico poderá solicitar o Trancamento Geral de Matrícula:
– sem realizar matrícula – até a data limite para correção de matrícula (em 2017/1: de 17 a 20 de abril de 2017);

– com matrícula – do primeiro até o último dia letivo (conforme calendário acadêmico) – OBRIGATÓRIO anexar COMPROVANTE DE MATRÍCULA.

ATENÇÃO: Os alunos que não solicitaram matrícula ou correção de matrícula ou não realizarem o trancamento geral de matrícula configurarão com situação de ABANDONO de curso;

Alunos Ingressantes, independente da modalidade de ingresso:
– Apenas poderão realizar o Trancamento Geral por dois motivos justificados:
-Motivo de Saúde do próprio aluno – Atestado com CID;
-Serviço Militar – Atestado;

Mais informações sobre as novas regras podem ser vistas na Resolução 16/2016, que segue anexa, e também esta disponível para consulta na página do Cocepe, bem como na página da CRA.

Documento completo aqui

id="post-1975">

Alguns erros ou divergências foram detectados. Neste post será atualizado cada problema que for constatado com a possível solução:

PEDOLOGIA (bacharelado): não aparece para matrícula porque o código é diferente. É algo recorrente porém esqueci de informar.
Solução: corrigir no período de correção no colegiado OU enviar email para col.geografia@hotmail.com com o nome e número de matrícula. No título do e-mail constar “Pedologia”.

GEOLOGIA 1 (licenciatura): essa disciplina não existe nesse semestre, foi ofertada errado. Quem solicitou altere sua solicitação.
Solução: Ela será retirada, não haverá a disciplina.

GEOLOGIA 2 (licenciatura): faltou a oferta dela, pois ofertei errado no lugar a geologia 1.
Solução: Ela entrará no sistema através da CRA, possivelmente segunda. Solicite online quando ela aparecer. Quem não solicitar online venha na correção e arrumamos.

Seminário de Geografia (licenciatura e bacharelado): faltou a relação de turmas.
Solução:

Edit: 19:32, incluído abaixo:

Estágio Supervisionado (bacharelado): a disciplina não aparece para vocês devido à nota pendente de topografia.
Solução: vir na correção de matrícula de 17 a 20 de abril.

id="post-1972">

Orientações Gerais
As aulas serão na “Católica II” (na Barroso). Correção de matrícula e matrícula especial serão no “Sallis” (na Tiradentes com Felix).
Horário de atendimento do colegiado: das 16:00 às 20:00 até dia 20/04. Das 16:00 às 22:00 a partir deste dia.
Período de solicitação matrícula: de 07 (sexta) a 10 (segunda).
Conferência de matrícula (do que foi solicitado o que realmente conseguiu): a partir de 12 (quarta).
Correção de matrícula (caso alguma disciplina ficou faltando): de 17 (segunda) a 20 (quinta).
Matrícula especial de Geografia para Geografia (LIC ->BAC ou BAC ->LIC) (quando aluno da geografia for fazer cadeira do outro curso da geografia): de 17 (segunda) a 20 (quinta) e de 24 (segunda) a 25 (terça), sendo os dois últimos dias com todos os de outros cursos junto, portanto não deixem para tal prazo ou encararão um bom tempo de fila.
Matrícula especial de Geografia para outros cursos (quando aluno da geografia for fazer cadeira em outro curso UFPel): solicitar pelo e-mail col.geografia@hotmail.com autorização e ir no colegiado do curso alvo de 24 (segunda) a 25 (terça) – importante verificar se a disciplina de interesse tem as vagas no site, mural ou diretamente com o colegiado alvo para evitar fila.
Matrícula especial de outros cursos para Geografia (quando aluno de outro curso UFPel for fazer cadeira na geografia): providenciar a autorização de matrícula com o seu colegiado e comparecer no colegiado de 24 (segunda) a 25 (terça) – no blog do curso na sexta (21) estará disponível as disciplinas com vaga, se não constar vaga lá é porque não há vaga autorizada pelo professor. Se a autorização não constar nome da disciplina não tem problema, mas se constar somente poderá se matricular naquela que consta. Rasuras não são aceitas, pois se o seu colegiado somente deu autorização para aquela disciplina, foram eles que não autorizaram a se matricular na outra.
Ordem de matrícula: na matrícula online o sistema não considera quem solicitou primeiro, mas se está regular e quem tem melhor média/aproveitamento no curso. Já na correção e na matrícula especial quem chega primeiro é que fica com a vaga.
Direito à vaga nas disciplinas: O direito à vaga é restrito aos alunos regulares (ou seja, aqueles que estão totalmente alinhados ao semestre que deveriam estar quando do ingresso) que fazem a matrícula online. Se perder a matrícula online, na correção de matrícula NÃO HÁ o direito à vaga e ai entra na ordem de chegada pelas possíveis vagas que tenham sobrado.
Optativas: apesar das optativas aparecerem no horário para alguma turma específica de um dos cursos, são liberadas para alunos tanto da licenciatura quanto do bacharel. Se ela aparecer no sistema pode solicitar online, se não teria que fazer a matrícula dela como matrícula especial.
Alunos Ingressantes por reopção, reingresso, transferência e portador de diploma: a matrícula de vocês é feita no período de correção, presencialmente no colegiado, conforme o edital que os selecionou para o ingresso.
Horários sábado pela manhã: São atividades extras que o professor pedirá para complementar a carga horária da disciplina, não havendo aula naquele horário. Foram jogados para o sábado para evitar colisões de horário que muitas vezes prejudicam o aluno em dois horários “inexistentes”. Porém lembro a todos que diversas disciplinas possuem saída de campo, e que geralmente ocorrem no sábado, indiferente de ter matriculado algo no sábado ou não.
Estatística: No horário do 8º semestre do bacharelado consta uma disciplina de “Estatística Descritiva” que tem o intuito de recuperar os que possuem ela como pendente. Como é do primeiro semestre, a matrícula acabará sendo feita na correção, por ordem de chegada.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA CADA SEMESTRE
1º Licenciatura
Toda a matrícula de vocês foi feita manualmente e estão matriculados em todas as disciplinas. Somente os alunos que entraram pelo ENEM/PAVE mas que tenham disciplinas a aproveitar (ou seja, que já cursaram todo ou em parte uma graduação) e por isso teriam que mexer na matrícula compareçam ao colegiado no período de correção para ajustarmos e adequarmos sua matrícula para as especificidades.
A confirmação de matrícula é obrigatória, e o procedimento é: assinar uma ata no colegiado entre os dias 26, 27 e 28. O atendimento para tal será realizado na nova sede (o campus que vocês estarão tendo aula) e será amplamente divulgado em aula, mas cabe ressaltar que tal informação já foi dada na matrícula presencial, portanto é responsabilidade do aluno buscar o colegiado nesses dias.
2º Bacharelado
Sua matrícula é feita individualmente pelo sistema cobalto, na aba “aluno -> cadastros -> solicitação de matrícula”, no período de 07 a 10/abr. Para realizar, basta selecionar as disciplinas que irá cursar e clicar em salvar. Posteriormente, em 12/abr, verificar se conseguiu todas as cadeiras solicitadas. Caso necessário, o colegiado estará disponível para auxiliá-los na operacionalização do site, bastando dirigir-se ao local (horários no início do post).
3º Licenciatura
Atentar para a disciplina da FAE, que aparecerá no banco universal. Como é disciplina que é dada para todos os cursos se não pegar na solicitação online é bastante difícil consegui-la na correção, então não deixem de selecionar ela na solicitação de matrícula.
As optativas que no horário contam só como “Optativa” serão dadas por professores substitutos que ainda não foram contratados, então é de bom tom deixar vago o assunto dela para que se enquadre no perfil do professor. No sistema ambas estão com nome de Tópicos em Geografia (1, 2 e 3)
7º Licenciatura
Não sei dizer se Libras aparecerá no banco Universal ou na grade normal, mas não esquecer que é obrigatória.
As optativas que no horário contam só como “Optativa” serão dadas por professores substitutos que ainda não foram contratados, então é de bom tom deixar vago o assunto dela para que se enquadre no perfil do professor. No sistema ambas estão com nome de Tópicos em Geografia (1, 2 e 3)
8º Licenciatura e Bacharelado
Seminário de monografia tem que ser matriculado na turma específica de cada orientador, conforme definição em outro post que será divulgado ainda hoje. Não se matriculem em turma aleatória, pois cada turma equivale a um professor.
A disciplina “Atividades complementares” é cumprida apresentando os certificados no colegiado. Tratar com o Rodrigo para apresentar a documentação. Não precisa ser no último semestre do curso, e é importante não deixar para o encerramento do semestre, pois se não for constatado o cumprimento das 200 horas é importante que haja tempo para que você consiga providenciar. Também importante constar que não é assunto para a primeira semana do semestre, já que o colegiado estará sobrecarregado com matrícula especial, confirmação de matrícula, etc.

Mais antigas »