Notícias
  • EVENTO – Ecommerce – Planejamento e Gestão

    Com o objetivo de promover troca de informações e experiências entre instituições, profissionais e empresários, os Correios convidam para participar do Evento:

    E-commerce – Planejamento e Gestão

    Mais informações, clique na imagem para abrir

     

  • CONVITE – Exposição Inaugural – Galeria Intercultural Magliani

    clique na imagem para abrir

    Maria Lídia dos Santos Magliani (Pelotas/RS/1946-Rio de Janeiro/RJ/2012) foi escolhida para ser  homenageada, por sua irreverência e luta, com o nome da Galeria Intercultural Magliani – GIM, que agora inaugura na UNIPAMPA. A homenagem tem o intuito de dar visibilidade à obra da artista e manter viva a sua história, estimulando que mais mulheres produzam e façam arte. Magliani nasceu em Pelotas e ainda criança se mudou para Porto Alegre com a família, pintora, desenhista, gravadora, ilustradora, figurinista, cenógrafa, na década de 1960 cursou artes plásticas e pós-graduação em pintura no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, sendo a primeira artista negra a ser formada pela Instituição. Sua arte está voltada às temáticas do apoderamento do corpo e da mulher. A exposição Magliani – cartas e impressões reúne um conjunto de 14 trabalhos, entre xilogravura, monotipia e gravura em metal, que se constituem como um pequeno diário visual, a série “Cartas” é o retorno da artista às cores intensas e a um certo lirismo que remete aos seus primeiros trabalhos. 

  • Participação dos Professores da FAT no XX Semead

    Os professores Alisson Maehler, Alexandre Braga, Elvis Martins, Isabel Rasia, Rodrigo Serpa, Vilmar Tondolo participaram do XX Semead, evento internacional que ocorreu na Universidade de São Paulo – USP. Os trabalhos apresentados foram:

    A IMPLANTAÇÃO DE CONSÓRCIO MODULAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA INOVAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL E NA SUCESSÃO FAMILIAR. AUTOR: ALEXANDRE XAVIER VIEIRA BRAGA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL);

    CRIAR E DISSEMINAR CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE OS OLIVAIS DA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA. AUTORES: LUCIANE DA SILVA GOMES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), CAMILA CABRERA GOMES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ALISSON EDUARDO MAEHLER – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).

    GOVERNANÇA COOPERATIVA E O DILEMA DA PARTICIPAÇÃO E DE LEGITIMIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO Aline Castro Jansen – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) Alisson Eduardo Maehler – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL). Douglas Wegner – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS).

    O BEBUM QUE NÃO BEBE: UM CASO PARA ENSINO SOBRE ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA. AUTORES: ELVIS SILVEIRA MERTINS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), MARINA OLIVEIRA DANELUZ – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), FELIPE KOPP LEITE – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).

    CAPACIDADE DINÂMICA DO AGRONEGÓCIO: PROPOSTA E VALIDAÇÃO DE ESCALA PARA MENSURAÇÃO. AUTORES: BRUNO RIBAS SILVEIRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), ELVIS SILVEIRA MARTINS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).

    CARACTERIZAÇÃO, CENÁRIO E TENDÊNCIAS DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL – COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE DE PELOTAS/RS. AUTORES: ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), CAROLINE VERGARA RODRIGUES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), PAULO ROBERTO BOEIRA FUCULO JUNIOR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), CRISTINE HERMANN NODARI – UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE).

    ANÁLISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE PROPOSTOS PELO PGQP E PELA NBR ISO 9001:2015. AUTORES: JOSIANE CAMPOS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ERICA PEREIRA MARTINS PAGANI – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS), KATIA GISLAINE BAPTISTA GOMES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), DARY PRETTO NETO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).

    POLÍTICAS AMBIENTAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO NA UNIVERSIDADE. AUTORES: FRANCO GOULART KNUTH – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), RODRIGO SERPA PINTO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).

    GESTÃO POR COMPETÊNCIA DOCENTE: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA. AUTORES: RODRIGO MARQUES DE ALMEIDA GUERRA -UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS), VILMAR GONÇALVES TONDOLO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ROSANA DA ROSA PORTELLA TONDOLO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), MARIA EMÍLIA CAMARGO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC).

    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE PERCEBIDA DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TESTE E AVALIAÇÃO DE ESCALA NO BRASIL. AUTORES: ALÉSSIO BESSA SARQUIS – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) CAROLINA BEZ BATTI HÜBBE – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL), JOÃO COELHO SOARES – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL), VILMAR ANTONIO GONÇALVES TONDOLO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ROSANA DA ROSA PORTELLA TONDOLO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).

     

     

  • Professora do Curso de Turismo assume importante papel no Encuentro Gastronomico de las Américas, Cancun, México.

           A professora Dra. Caroline Ceretta teve sua participação como editora chefe dos Anais do I Encuentro Gastronomico de las Américas, editado pela Universidade Federal de Pelotas. A UFPEL está representada pelos Cursos de Gastronomia e de Turismo, com professores membros do comité avaliador e cientifico do Evento que acontece de 7 a 10 de novembro de 2017, em Cancun, México. A professora Caroline salienta a importância deste evento para a valorização das áreas de hospitalidade através do incentivo da participação dos acadêmicos junto as iniciativas científicas entre os acadêmicos e profissionais da área. Além da UFPEL, o Instituto Federal Riograndense- IFSUL também contribuiu significativamente para a realização deste Evento Internacional. A seguir, os anais dos Congresso e também o depoimento da professora Caroline revelando esta importante parceria e iniciativa para as pesquisas em Gastronomia e sua relação com o desenvolvimento territorial,  a valorização da Identidade, o crescimento do Turismo Gastronômico e o mercado de trabalho.

  • Convite para o Evento – Conexão Empreendedora

    Participe do Encontro de Jovens Empreendedores – Conexão Empreendedora.

    O evento ocorrerá no dia 10 de novembro, das 15h30 às 19h30, e no dia 11 de novembro, das 10h às 17h. O local do evento será no Parque Tecnológico – Pelotas.

    Não perca!

    Mais Informações – fb.com/events/124379894927640

    Inscrições no site – https://www.sympla.com.br/conexao-empreendedora-pelotas__201785

    Site do Evento – https://sebrae-rs.com.br/conexaoempreendedora/

    Clique na imagem e confira a programação!

  • FAT oferece minicurso sobre novos modelos de gestão e qualidade

    Estão abertas as inscrições para o minicurso “Modelos de Gestão e Ferramentas da Qualidade”, atividade que integra o projeto de extensão “Capacitando em Gestão e Negócios”, da Faculdade de Administração e de Turismo da UFPel. As aulas iniciam dia 30 deste mês, com a previsão de oito encontros, nas segundas e sextas-feiras, entre 16h30min e 19h, totalizando carga horária de 20 horas.

    A coordenadora do projeto, professora Luciana Ferreira, destaca que a realização dos minicursos tem como objetivo ofertar temas inovadores e emergentes, em consonância com o dinamismo das atividades ligadas à gestão e negócios. O desenvolvimento de atividades de extensão busca integrar o conhecimento gerado na academia com as demandas da comunidade.

    O minicurso será ministrado pela professora Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, que abordará novos Modelos de Gestão utilizados contemporaneamente por empresas que buscam se manter competitivas e atualizadas aos novos formatos organizacionais. Segundo a professora também será apresentado algumas ferramentas da qualidade implementadas em grandes empresas, as quais apresentaram resultados positivos para a gestão.

    A professora Isabel é docente da Faculdade de Administração e de Turismo da UFPel, Doutora em Administração pela PUC/UCS, e possui vasta experiência em instituições privadas/públicas.

    As inscrições, no valor de R$ 50,00, podem ser realizadas até o dia 26 de outubro, no link https://goo.gl/forms/yaXZLOUawhCMQTfk1

    As aulas ocorrem nos dias 30 de outubro; 03, 06, 10, 13, 17, 27 de novembro; e 1º de dezembro. O pagamento deverá ser realizado através de depósito bancário na conta Fundação Delfim Mendes Silveira, no Banco do Brasil, agência 4468-7 e conta corrente 16.217-5. O comprovante do depósito deverá ser enviado no máximo até o dia 26/10 para o e-mail cgn.ufpel@gmail.com para que a inscrição seja confirmada.

    SERVIÇO:

    O que: Minicurso “Modelos de Gestão e Ferramentas da Qualidade”.

    Quando: 30 de outubro; 03,06, 10, 13, 17, 27 de novembro; e 1º de dezembro.

    Onde: Anglo – sala 2 da Pós-Graduação da FAT.

    Quem: Profª.Drª Isabel Rasia.

    Quanto: taxa de inscrição de R$ 50,00.

    Contato: cgn.ufpel@gmail.com

    Inscrições pelo link: https://goo.gl/forms/yaXZLOUawhCMQTfk1

  • Minicurso de extensão – “Desenvolvendo a Negociação”

    O projeto de extensão “Capacitando em Gestão e Negócios”, da FAT, oferece 25 vagas para o minicurso de extensão “Desenvolvendo a Negociação”, com carga horária de 20 horas. As aulas acontecem nos dias 16,17, 20, 23, 24 e 27 de outubro, das 19h às 22h, no Campus Anglo e serão ministradas pela professora Simone Mello, doutora em educação e pós-doutora em Administração, com grande experiência na área de Gestão e Negócios.

    Simone destaca que “as transformações sociais e no mundo do trabalho estão levando a novas alternativas e oportunidades nos processos de negociação. Inúmeros aspectos são levados em consideração quando algo está em disputa. Logo, é importante se conhecer tanto quanto conhecer as estratégias de negociação. O curso promove um pouco isso, o diálogo. Por vezes aprendemos com os outros. Por vezes os outros aprendem conosco.”

    A coordenadora do projeto de extensão, professora Luciana Ferreira, destaca que “este minicurso é importante. Há tempos queríamos ofertar. E o bom é que além de promover a capacitação na área, tira um pouco o participante da sua zona de conforto. E isso é um passo importante para mudar. Por isso, o curso apresenta estratégias de ensino variadas, como: exposição dialogada, questionário, dinâmicas de grupo, estudo de caso, dramatização, exercícios individuais e em grupo.”

    As inscrições, no valor de R$ 50,00, podem ser realizadas até o dia 13 de outubro, através do formulário online disponível no link abaixo:

    https://docs.google.com/forms/d/1gHQzmGXiVQZX8VgqFYV_3MdZqV59wR83Fc7CD8KLItg/edit

    No momento da inscrição não será gerado boleto bancário e o pagamento deverá ser realizado através de depósito bancário na conta Fundação Delfim Mendes Silveira, no Banco do Brasil, agência 4468-7 e conta corrente 16.217-5. O comprovante do depósito deverá ser enviado para o e-mail cgn.ufpel@gmail.com e no prazo de 24 horas a comissão organizadora enviará a confirmação da inscrição.

    O participante receberá o atestado de 20 horas desde que cumpra a frequência de 75 %.

    Mais informações pelo e-mail: cgn.ufpel@gmail.com