Notícias
  • Edital de Acesso PROFIAP Turma 2017/1

    O Comitê Gestor do PROFIAP divulgou o Edital de Acesso para a Turma 2017/1. Para a UFPel foram destinadas 19 vagas, sendo 13 para servidores técnico-administrativos e 06 para demanda social. O  Teste ANPAD continua sendo o único requisito para seleção, porém haverá uma pontuação mínima exigida de 300 pontos. Serão aceitos os resultados dos Testes realizados entre Junho/2015 e Fevereiro/2017. Os candidatos interessados em realizar o Teste ANPAD – Edição Fevereiro/2017, deverão ficar atentos ao período de inscrição, que se encerra dia 10 de janeiro.
    O Coordenador Local do Profiap/UFPel, Prof. Rodrigo Serpa, solicita que os candidatos interessados leiam o Edital com atenção, especialmente o item 3 (Dos Procedimentos para Inscrição) e o item 8 (Da Matrícula).
    As aulas do Profiap na UFPel para a Turma 2017/1 estão previstas para iniciar no dia 17 de Abril, coincidindo com o início do 2º semestre letivo da Turma 2016/2.
    Informações sobre o Teste ANPAD estão disponíveis nesse link: http://www.anpad.org.br/~anpad/teste_anpad_textos.php?id=MjU=&insc=201

  • Professores da FAT participaram do “I Congresso Nacional de Mestrados Profissionais em Administração Pública”

    Os professores Elvis Martins, Rosana Tondolo, Rodrigo Serpa e Simone Mello participaram do I Congresso PROFIAP, em Curitiba. Na oportunidade os professores apresentaram os artigos:
    – Implementação da Transparência em Organizações Sociais: Um Estudo Multicasos, tendo como autores os Prof.ºs Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, Rosana Da Rosa Portella Tondolo, André Andrade Longaray e Simone Portella Teixeira De Mello.
    – Desempenho do Sistema de Registro de Preços nas licitações praticadas pelo Poder Executivo do Distrito Federal, tendo como autores os Prof.ºs Alan Carlos Cavalcante Da Silva, Eliane Moreira Sá De Souza, Aletheia Ferreira Da Cruz e Simone Portella Teixeira De Mello.
    – Capacidade Dinâmica Tecnológica e sua relação com a percepção da incerteza ambiental (uni-multidimensional): uma pesquisa em instituição pública , tendo como autores os Prof.ºs Elvis Silveira Martins, Deosir Flavio Lobo De Castro Junior, Marcio Nakayama Miura e Marcelo Deluca.
    – A Capacitação Introdutória como instrumento para o alcance da eficiência, eficácia e qualidade na Administração Pública: estudo de caso no Instituto Federal Sul-rio-grandense, tendo como autores os Prof.ºs Cristian Leiria da Rosa e Rodrigo Serpa Pinto.
    E a Mesa Redonda: Alternativas para manutenção de programas stricto sensu em rede sem apoio financeiro da CAPES – com Simone Mello e André Longaray.
    img-20161209-wa0002

  • Artigo de Professor da FAT recebe prêmio em evento internacional

    O artigo “Segmentação Post-Hoc do Mercado Turístico nos Destinos Litorâneos Brasileiros: análise à luz dos valores pessoais dos turistas”, desenvolvido pelo professor Edar da Silva Añaña (FAT/UFPEL), em parceria com os professores Francisco Antonio dos Anjos (UNIVALI) e Melise de Lima Pereira (FURG), recebeu o Excellence Paper Award, na Tourism & Management Internacional Conference (TMS), evento internacional realizado no Algarve, Portugal, entre os dias 16 e 18 de novembro.

    O trabalho é produto do Projeto de Pós-Doutorado que o Prof. Edar desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali. A pesquisa conjunta tem por objetivo identificar e avaliar a segmentação do mercado para destinos turísticos litorâneos brasileiros, a partir dos valores pessoais dos turistas. O artigo será publicado na revista Estudios y Perspectivas en Turismo (A-2). Segundo o professor Francisco Antonio dos Anjos, o prêmio consolida o PPGTH da Univali como grupo de excelência em pesquisa quantitativa para análise do turismo no Brasil, com destaque para as parcerias internacionais com as universidades de Modul (Áustria), Algarve (Portugal) e Surrey (Inglaterra).

    31085248761_4262bb3eeb_o

  • Retorno às Aulas

    Prezados alunos e professores!
    Em reunião do dia 7/11 as chefias de Departamentos, as Coordenações de Colegiado de Cursos e a Direção da FAT, em conformidade com a nota nº 4 do COCEPE e posterior esclarecimento, acordaram coletivamente o que segue:

    As aulas iniciam no dia 16/11 (quarta-feira), tendo em vista a semana acadêmica integrada e a greve geral dos trabalhadores, prevista para dia 11/11.

    As disciplinas do currículo que não constam no último semestre na grade curricular dos cursos não serão retomadas.
    Todos os alunos matriculados nas disciplinas abaixo relacionadas poderão assistir às aulas, se assim desejarem. Ressalta-se que os alunos paralisados terão seus direitos garantidos a partir do novo calendário acadêmico.
    Disciplinas:
     
    Departamento de Administração (Curso de Administração):
    – Monografia
    – Estágio II
    – Gestão da Saúde
    – Controladoria
    – Gestão Social e 3º Setor
    – Agronegócio
    – Gestão Municipal
    – Estado e Políticas Públicas
    – Comércio Exterior
    – Administração de Custos (mobilidade internacional)
    – Empreendedorismo (mobilidade internacional)
    – Gestão de Projetos (mobilidade internacional)
    Departamento de Turismo (Curso de Administração):
    – Gestão de Restaurantes.
    Departamento de Administração (Curso de Gestão Pública):
    – Gestão Ambiental
    – Qualidade na Gestão Pública
    – Marketing no Setor Público
    – Elaboração e Análise de Projetos
    – Projeto em Políticas de Desenvolvimento Local e Regional
    – Sistemas de Informação e Decisão no Setor Público
    Alunos da FAT que tiverem dúvidas entrem em contato com seus respectivos coordenadores de colegiados de cursos.