3ª Palestra De “Contabilidade, Finanças e Cenário Macroeconômico em Debate”

No dia 04/12, no Auditório da Reitoria da UFPel, ocorreu a terceira palestra promovida pelo projeto de ensino “Contabilidade, Finanças e Cenário Macroeconômico em Debate”, sob coordenação das professoras do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Patrícia Severo e Luciana Ferreira, e colaboração de professores, técnicos e discentes do curso de Bacharelado em Administração.
Na oportunidade, Jael Bandeira, assistente de estratégia e finanças do Sicredi Interestados RS/ES abordou o tema “Planejamento Financeiro”. Durante a palestra, destacou-se a importância de estabelecer estratégias bem definidas e gerenciá-las de forma eficaz para alcançar objetivos financeiros, promovendo um momento rico de aprendizado e troca de conhecimentos na área.

Seleção de Coordenador de Curso da Especialização em Gestão Pública

O CCSO anuncia a abertura das inscrições para a seleção de Coordenador de Curso da Especialização em Gestão Pública (EGPUAB). O edital visa selecionar um candidato que atenda aos requisitos estabelecidos pela CAPES e que atuará junto ao Centro de Ciências Sócio-organizacionais (CCSO).

As inscrições estarão abertas de 9 a 23 de dezembro de 2024. Os candidatos devem ser professores do CCSO, ter doutorado e ser membros do Colegiado do curso EGPUAB. A documentação necessária deve ser enviada para o e-mail indicado no edital.

Os interessados devem consultar o edital completo para mais informações sobre os critérios de seleção e as atribuições da função. Para acessar o edital completo, clique [aqui].

Professores do PROFIAP/UFPel serão líderes de tema na ANPAD

O professor Vilmar Tondolo, juntamente com os professores Márcio Cardoso Machado (UNIP) e Andrew Beheregarai Finger (UFAL) vão liderar o tema Gestão Estratégica de Operações, Logística e Supply Chain, da divisão GOL- Gestão de Operações e Logística da ANPAD no próximo triênio 2025-2027.
Ainda, o prof Alisson Eduardo Maehler, coordenador do PROFIP local, será o líder do tema Gestão do Conhecimento: antecedentes, processos e resultados, da divisão ATI – Administração da Tecnologia da Informação, juntamente com as professoras Mirian Oliveira (PUCRS) e Clarissa Mussi (UNISUL).
A ANPAD é a Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, sendo a maior associação de pesquisa na área de Administração no Brasil.
Os professores tiveram as propostas de tema submetidas e aprovadas em votação dos coordenadores das áreas temáticas da ANPAD.
A consulta de áreas, temas e nomes pode ser vista em https://anpad.com.br/pt_br/theme/list

Curso de Gestão Pública participa do II Congresso Presença Negra

Na terça-feira, 19 de novembro, as professoras Patrícia Schneider Severo e Mari Fagundes e estudantes do Curso de Gestão Pública participaram do II Congresso Presença Negra: Legado e Futuro. O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Pelotas, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, e teve como objetivo debater e refletir sobre o legado histórico e os caminhos para o futuro da comunidade negra.
O evento, que celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído como Feriado Nacional pela Lei 14.759/23, é um espaço de resistência, que impulsiona reflexões e debates fundamentais no enfrentamento ao racismo, promove e valoriza a cultura negra na nossa sociedade.

O Projeto de Extensão “Comunicação Organizacional e Comunicação Pública para o Curso de Gestão Pública” seleciona participantes

O Projeto de Extensão “Comunicação Organizacional e Comunicação Pública para o Curso de Gestão Pública” está com inscrições abertas para a seleção de cinco novos participantes voluntários. Coordenado pela Professora Caroline Casali, o projeto visa integrar estudantes de diferentes cursos do Centro de Ciências Sócio-organizacionais, promovendo uma experiência em comunicação no setor público.

Os interessados devem ter disponibilidade mínima de 10 horas semanais para se dedicarem às atividades do projeto. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de novembro de 2024, através do e-mail carolcasali@gmail.com

Mais informações podem ser obtidas nos links abaixo:

EDITAL DE SELEÇÃO DE EXTENSIONISTA VOLUNTÁRIO(A) PARA O PROJETO

WEBPAGE DO CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

X Acolhida do CCSO recebeu ingressantes do curso de Administração

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou a IX Semana Integrada de Acolhida, um evento dedicado a receber e orientar os novos estudantes do curso de Administração – Noturno.

A programação contou com a presença da diretora do CCSO, Isabel Rasia, e do coordenador do curso de Administração, Fabiano Fritzen, além da participação de representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA). Durante as atividades, os ingressantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a estrutura acadêmica, as oportunidades de apoio e os serviços oferecidos pela universidade.

O evento foi realizado no auditório da Reitoria e buscou integrar os calouros ao ambiente universitário, promovendo uma experiência acolhedora e esclarecedora sobre a vida acadêmica na UFPel. A IX Semana Integrada de Acolhida reforça o compromisso do CCSO em proporcionar aos seus estudantes um início de trajetória acadêmica marcado pelo suporte institucional e pela convivência com a comunidade universitária.

A equipe do CCSO deseja boas-vindas aos novos alunos e reforça que está à disposição para acompanhá-los ao longo dessa jornada.

 

Nota de Pesar – Prof.ª Maria Marlene Lucke

Com profundo pesar, o Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO) da UFPel comunica o falecimento de Maria Marlene Lucke, professora muito querida e admirada por todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. Sua dedicação e paixão pela docência deixaram um legado inesquecível entre seus colegas e alunos, que sempre a recordarão com grande carinho e respeito.

A cerimônia de despedida será realizada nesta quarta-feira, dia 08/11/2024, às 20h, na Câmara Mortuária São Francisco de Paula, Sala “6”. O cortejo seguirá para o Crematório Santa Casa de Rio Grande, sob a responsabilidade da Andaluz Funerária.

Expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos, e antecipamos nossos agradecimentos àqueles que se unirem a nós neste momento de despedida e homenagem.

Publicado edital do Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP

Foi publicado o edital com 600 vagas nacionais, em 41 universidades integradas à rede Profiap, do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede Nacional – PROFIAP, destinado a docentes e técnicos de instituições federais de ensino. No caso da UFPel são ofertadas 22 vagas. Em caso de sobra de vagas até 30% dessas podem ser acessadas pela comunidade externa.

O PROFIAP é um programa em rede nacional, uma colaboração de mais de 40 IFES, criado pela ANDIFES – Associação nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino, com apoio da área de educação á distância da CAPES.

O curso destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. Neste contexto, este profissional reunirá as condições cientificas e técnicas para promover melhorias na gestão pública.

O curso é reconhecido com nota 3 pela CAPES na área de Administração Pública, de Empresas, Contabilidade e Turismo. Na UFPel o curso é ministrado pelo CCSO – Centro de Ciências Socio-Organizacionais, de maneira semipresencial, tendo duração de 24 meses e conferindo o diploma de Mestre em Administração Pública.

A admissão de discentes ao PROFIAP será feita por meio do teste da ANPAD (www.anpad.org.br)

O edital pode ser acesso em https://profiap.org.br/editais/editais-2024/ e o site do PROFIAP UFPel em https://wp.ufpel.edu.br/profiap/

Telefone de contato:

Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Centro de Ciências Socio-Organizacionais – CCSO
Mestrado Profissional em Administração Pública – Profiap

Rua Gomes Carneiro, nº 1 – 4º andar – Campus Porto
CEP: 96.010-610
Pelotas/RS.

Telefone: (53) 3284.3857

E-mail: coordenacao.profiap@ufpel.edu.br / profiap.ufpel@gmail.com

Prof. Dr. Alisson Eduardo Maehler
Coordenador Local – Profiap/UFPel

Alunos: Orientações para Regularização de DÉBITOS COM A CRA

Para garantir que os alunos não enfrentem problemas durante os períodos de rematrícula on-line e correção de matrícula, recomendamos que aqueles com pendências documentais junto à CRA regularizem sua situação o quanto antes. O não atendimento a essa orientação pode resultar na impossibilidade de acesso às funcionalidades de rematrícula e correção no sistema Cobalto, além de impedir o registro da matrícula pelo colegiado ou pela própria CRA.

Para regularizar sua situação, o aluno deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o sistema Cobalto.
  2. Vá até o menu: “aluno – consultas – débitos”.
  3. Clique sobre o nome do documento pendente.
  4. Encaminhar o documento pendente.

 

Eventuais dúvidas entrar em contato com a Secretaria Acadêmica:

E-mail: colegiadosccso@gmail.com

Telefone: (53) 3284-3857

Horário de atendimento: 9h – 21h

Endereço: Rua Gomes Carneiro, nº 1 – Pelotas (RS) – CEP 96.010-610 – 4º pav./sala 416.

Projeto Café com Turismo aborda “Gestão Sustentável do Turismo na Serra dos Tapes”.

O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta-feira, 25/09), no formato presencial, a próxima edição do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

Esta edição terá como tema “Gestão Sustentável do Turismo na Serra dos Tapes”, com o convidado especial, o especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e gestor da Via Ecológica Serra dos Tapes, Leandro Karam. O evento ocorrerá no dia 25 de setembro às 17:00 no Auditório Acadêmico – Campus Anglo.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/NC7Fq5BJ4VmNZ9Z86 ou pelo instagram @cafecomturismoufpel

Para mais informações acesse:

Instagram: @cafecomturismoufpel

Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo