Início do conteúdo
Conferencistas Convidados

 

  • Professora do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Pelotas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, Doutora em Educação ambiental para Universidade Federal do Rio Grande. Seus principais eixos de pesquisa são: Educação, Filosofia, Educação Ambiental e Artefatos Midiáticos.
  • Professora do Curso de Bacharelado em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas – RS. Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Antropologia Social e Etnologia na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales - França. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio imaterial, comida, nomadismo urbano, desigualdade social, população sem domicílio.
  • Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó – SC. Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus principais eixos de atuação são: neonatologia, pediatria e hebiatria
  • Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – RN. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Seus principais eixos de pesquisa são: publicidade e propaganda, mídia e educação, educomunicação, mídia cidadania e direitos humanos, culturas juvenis, comunicação e intervenção social; metodologias participativas visuais, mídias alternativas e populares, fotografia e cultura visual
  • Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - RS. Graduada em Enfermagem pela UFPel, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - SC. Seus principais eixos de atuação são: atenção à saúde do adulto, doenças crônicas não transmissíveis, com ênfase na doença renal crônica, terapias de substituição renal e doação e transplante de órgãos.
  • Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - RS. Graduada em História pela UFPel, Doutora em História pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, realizou Pós-Doutorado na Università Degli Studi di Siena, Itália. Seus principais eixos de atuação são: construção de narrativas, mundos do trabalho e saúde e doença.
  • Professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas - RS. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Medicina Social na Universidad Autonoma Metropolitana Xochimilco - México e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -
    RS. Realizou Pós-doutoramento em Saúde Internacional na Harvard School of Public Health - Estados Unidos. Foi presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) 2009-2012. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, com atuação predominante em temas sobre saúde do trabalhador, trabalho materno e de menores, doenças relacionadas com o trabalho e avaliação de políticas e serviços de saúde, especialmente de atenção primária em saúde e saúde da família.
  • Professora do Curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – RS. Graduada em Direito pela UFPel, Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou Pós-Doutorado na Université Paris. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, gestão democrática, educação jurídica, pedagogia jurídica, imagens da justiça, ensino superior e universidade
  • Professor do Departamento de Política, Cultura e Sociedade da Universidade de Turim – Itália. Graduado em filosofia pela Universidade de Turim, PhD em Sociologia e Pesquisa Social pela Universidade de Trento. Coordenador Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia e Metodologia da Investigação Social (SOMET). Seus principais eixos de pesquisa são: metodologia das ciências sociais (métodos e epistemologia da pesquisa qualitativa) e sociologia da saúde com ênfase em saúde mental.
  • Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – RS. Graduada em Fisioterapia pela Universidade da Região da Campanha, Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Desenvolve a função de Pró-reitora Acadêmica na UCPel. Tem experiência na área de Saúde e Educação, com ênfase em: Educação em Saúde, Envelhecimento, Ciências Humanas e Educação em Ciências.
  • Doutora pela Universidade do Porto, Portugal em cotutela com a Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, territorialidades, ruralidades, saúde mental coletiva, políticas públicas e população em situação de rua.
  • Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - SP. Graduada em Ciências Médicas pela Universidade Nacional de Rosário, mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estatual de Campinas (Unicamp). Coordenadora da comissão de pós-graduação da FCM/Unicamp. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: saúde coletiva, gestão e subjetividade, saúde mental, planejamento em saúde e políticas públicas, avaliação de políticas e serviços.