Prédios contam a história

Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel)
012 FAEM
Sede atual da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), uma das mais antigas escolas de agronomia do país, com 127 anos. Inaugurado em 1959, o prédio tem área total de 15.360 m², em dois pavimentos. É o maior monobloco construído no país, específico para o ensino de agronomia. Registra em sua história a presença do presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, como paraninfo da turma de 1958.

Faculdade de Direito da UFPel
012 Direito
Inaugurado em 1929, o prédio da Faculdade de Direito da UFPel mantém sua dignidade e beleza originais. Situado junto à praça Conselheiro Maciel, no centro da cidade de Pelotas-RS, o prédio, recentemente restaurado, é conhecido como a “Casa de Bruno de Mendonça Lima”, processualista histórico e primeiro diretor da Faculdade.

Centro de Integração do Mercosul/UFPel
012 CIM
O imóvel foi inaugurado em 1919, seguindo padrão arquitetônico inglês destinado à atividade bancária. Ao longo dos últimos 81 anos, o prédio abrigou três instituições financeiras: o Banco Nacional do Comércio, até 1973; o Banco Sul-Brasileiro, até 1985; e o Banco Meridional, até 1989. Durante a década de 1980, serviu de Gabinete do Vice-Prefeito de Pelotas e, a partir de 1995, passou a sediar o Centro de Integração do Mercosul, da UFPel.

Faculdade de Medicina da UFPel
012 FAMED
Construído entre 1908 e 1913, como residência do empresário Carlos Ritter, o sobrado “palladiano” localizava-se em meio a um gigantesco jardim romântico. Edifício de dois pavimentos, com porão habitável e soteia, foi erigido com grande requinte projetual e decorativo. Com a morte de Ritter, a residência foi vendida ao município de Pelotas e passou a abrigar o Instituto de Higiene Borges de Medeiros (1928). Em 1958, a propriedade foi doada à futura Faculdade de Medicina de Pelotas – fundada em 1959 e instalada definitivamente em 1963.

Conselhos Superiores da UFPel
012 Lyceu
O projeto da Escola Eliseu Maciel foi elaborado por solicitação de sua família em 1881 e inaugurado em 1883. Abrigou inicialmente a Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agronomia Prática. Os detalhes arquitetônicos, com pórtico dotado de quatro colunas coríntias, tornou a construção um dos mais significativos prédios da arquitetura pelotense do século passado. Sediou a primeira Reitoria da UFPel e, posteriormente, o Instituto de Ciências Humanas. Fechado para completa restauração, sedia atualmente os Conselhos Superiores da Universidade.

Conservatório de Música da UFPel
Conservatório de Música de Pelotas
Em 1918, foi fundado o Conservatório de Música na cidade de Pelotas. O prédio cedido para a instalação, um sobrado situado na esquina das ruas Félix da Cunha com 7 de Setembro, no centro da cidade, foi construído entre 1880 e 1881. No final da década de 1930, o edifício passou por reformas. Em 1941, foi reinaugurado com seus equipamentos melhorados e o salão de concertos ampliado. Em 1937, o Conservatório foi municipalizado. No ano da fundação da Universidade Federal de Pelotas, em 1969, o Conservatório tornou-se unidade agregada, permanecendo até 1983, quando foi definitivamente incorporado como unidade universitária.

Antiga Escola de Belas Artes de Pelotas
012 EBA
Construído em 1881, na esquina das ruas Marechal Floriano e Barão de Santa Tecla, no centro da cidade, o prédio, em seus anos iniciais, sediou o jornal “A Sentinela”. Em 1949, passou a abrigar a Escola de Belas Artes de Pelotas. Com a criação da UFPel, em 1969, a unidade de ensino passou a se chamar Instituto de Artes e, mais tarde, Instituto de Letras e Artes. Fechado para amplas reformas e recuperação de sua arquitetura desde meados dos anos 2000, o prédio sediará em breve atividades diversas de ensino e de documentação histórica dentro da Universidade.

Fonte: Arquivo da CCS / Bibliografia do escritor e historiador Mário Osório Magalhães / NEAB/FAUrb/UFPel
Fotografias: Katia Helena Dias – CCS/UFPEL

UFPel: Uma história escrita em três séculos

Resenha histórica

Contextualizando

Estruturação e desenvolvimento

A relação com a comunidade e os desdobramentos políticos

O processo de expansão

Anglo: De frigorífico a principal campus

Cotada: De fábrica de massas a Centro de Engenharias

Laneira: De manufatura de lãs a centro dedicado à saúde

Na antiga cervejaria a Cultura pede passagem

Casarão 8: Suntuoso imóvel sediará museus