Por Líliti Goulart/Superávit Caseiro
Com o avanço da tecnologia, a educação financeira digital está transformando a gestão de finanças pessoais e empresariais por meio de ferramentas tecnológicas inovadoras, como aplicativos que auxiliam no controle de gastos e no planejamento financeiro. Essas plataformas digitais permitem que empresas e empreendedores organizem suas finanças de forma prática e eficiente, utilizando recursos acessíveis em smartphones e computadores. O aumento da adoção dessas tecnologias reflete na busca por maior autonomia e controle financeiro, especialmente em um cenário em que a digitalização dos serviços financeiros se intensifica. Atualmente, o número de fintechs (tecnologia financeira), empresas que oferecem serviços financeiros digitais, tem aumentado significativamente nos últimos anos, por causa da popularização da internet e a disseminação de dispositivos móveis.
Para Eduarda Peverada, criadora da confeitaria Cântaro, a falta de organização dificultava a diferenciação entre despesas e lucros, mas, ao adotar ferramentas digitais como o Google Planilhas, ela transformou completamente a maneira de administrar seu negócio. “Comecei a me interessar por uma questão de necessidade. A ausência de uma boa gestão financeira estava atrapalhando o progresso do meu negócio. Devido a essa má organização, tive dificuldades na diferenciação das despesas e do lucro,” diz.
Outro aplicativo essencial para auxiliar no controle de gastos é o Excel, que é um software de planilhas eletrônicas que permite organizar, calcular e visualizar dados de forma eficiente. A estudante do curso de Administração Amanda Sampaio relata sua experiência. “Utilizo o Mobills para acompanhar despesas e receitas, categorizando os gastos. Para um acompanhamento mais detalhado, prefiro o Excel, onde posso criar um planejamento específico e usar fórmulas para organizar as finanças”, comenta.
Desse modo, é notório que essas ferramentas digitais não apenas otimizam o tempo, mas tornam a gestão mais eficiente. A educação financeira digital não apenas muda como as pessoas lidam com o dinheiro, mas promove inclusão financeira e ajuda no desenvolvimento de indivíduos mais preparados para administrar suas finanças.