Por Eduardo Ritter/Superávit Caseiro
Warren Buffett é considerado um dos maiores investidores do mundo de todos os tempos. E, aos 93 anos, ele continua inspirando profissionais do mundo dos negócios. Um deles é o gaúcho Eliseu Manica, investidor que teve seu perfil publicado pelo Superávit Caseiro em março de 2022 (https://wp.ufpel.edu.br/superavit/2022/03/30/perfil-conheca-eliseu-manica-uma-inspiracao-para-quem-pretende-ingressar-no-mercado-financeiro/). Neste ano, ele participou pela sexta vez consecutiva da reunião anual de acionistas da Berkshire Hathway, conglomerado de investimentos de Waren Buffett, realizado na cidade natal do guru, Omaha, localizada no estado de Nebraska. Só no sábado do dia 4 de maio, por exemplo, cerca de 30 mil pessoas do mundo inteiro assistiram às palestras, divulgação de dados e à homenagem a Charlie Munger, braço direito do bilionário americano que faleceu no ano passado. “Esse é, sem dúvidas, o maior de todos os encontros que participei”, destacou Eliseu.
Durante a participação no evento nos Estados Unidos neste ano, Eliseu gravou uma série de vídeos apresentando um pouco mais da vida e história de Warren Buffett, afinal, passando dos 90 anos, cada evento que conta com a presença desse símbolo mundial do mercado financeiro e da filantropia se torna um momento histórico.
No primeiro vídeo, Eliseu a primeira casa em que os pais de Buffett moraram a partir de 1925. Nascido em 1930, foi nesta casa que o bilionário passou boa parte da infância.
Durante o encontro deste ano, Buffett comentou diversos assuntos relacionados ao mercado financeiro e explicou o motivo de ter vendido ações da Apple (AAPL), reduzindo fatia em 13% a fatia em 13%. Após ganhos consideráveis, ele disse que vendeu por razões fiscais e não pela visão de longo prazo, contudo, salientando que a empresa continua sendo o seu principal investimento.
O sucesso no mundo dos investimentos desperta curiosidade de investidores do mundo inteiro sobre a vida pessoal e a rotina de Buffett. Assim, Manica também visiou a casa onde teve início a empresa Berkshire Hathway em 1956. Hoje a empresa vale mais de U$ 868 bilhões.
Enquanto participava do evento e percorria a trilha do sucesso de Buffett por Omaha, Eliseu Manica foi entrevistado pelo jornal Financial Times que cobria o evento na frente da casa onde Warren Buffett vive até hoje. “Essa casa ele comtrou em 1958 e pagou U$31.500. E pensar que um investidor que tem mais de 100 bilhões de dólares morar na mesma casa por quase 70 anos e que menciona que esse é um dos melhores investimentos da vida dele, pois ele ama viver aqui, e afirma que não trocaria por outra casa no mundo”, conta Manica, informando que hoje a residência de Buffett vale U$1,2 milhão.
Investidor Eliseu Manica em frente à casa onde Warren Buffett vive há mais de 70 anos
Eliseu Manica comenta ainda que o final da conferência foi um dos momentos mais emocionantes do evento pois Buffett foi aplaudido de pé e se despediu dos participantes bem humorado, garantindo estar presente no evento do próximo ano – quando completará 94 anos de idade. Os aplausos duraram mais de um minutos e deixaram os participantes ansiosos para o evento de 2025.
Warren Buffett esbanjou vitalidade durante a conferência de 2024 do alto de seus 93 anos