Por Caio Nogueira/Superávit Caseiro

A educação financeira é essencial para todos os brasileiros que desejam ter uma renda extra no final do mês, ou, até mesmo para aqueles que só querem pagar suas contas de forma mais tranquila, sem precisar solicitar empréstimos com juros abusivos ou recorrer a esquemas que de primeira vista prometem muito, mas acabam, no fim, sendo mais uma dívida. Conhecimento em finanças e sobre como investir de maneira assertiva são cruciais para que a pessoa que deseja investir não caia em golpes financeiros, que são cada vez mais comuns. Os golpistas se passam por recrutadores de investidores e fazem forte marketing em determinado produto ou serviço, sempre prometendo retornos irreais, não compatíveis com a realidade do mercado financeiro.

Com a expansão das mídias sociais, o esquema de pirâmide se tornou frequente em todas as redes, diversas pessoas podem ter passado por golpes financeiros ou pirâmides financeiras, mesmo sem saber. Assim, o Superávit Caseiro entrevistou Malcom Heleodoro, formando em economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), que deu valiosas dicas sobre como se organizar melhor e como passar longe de golpes e esquemas. Nesta entrevista ele responde algumas perguntas que podem ser comuns a quem se interessa por educação financeira e investimentos.

SUPERÁVIT – Como ter melhor educação financeira? Como garantir uma renda extra no fim do mês?

MALCOM HELEODORO – Apesar de ser um debate muito amplo para quem estuda economia, o conhecimento em finanças pessoais e o consumo consciente são dois pontos essenciais para que a população possa garantir uma renda extra no fim do mês. Portanto, o primeiro passo dentro da educação financeira de uma pessoa, tendo em vista o consumo consciente, seria a organização das dívidas, ver quanto tempo falta para a quitação, se a dívida é muito alta etc. Um segundo passo seria pesquisar e estudar sobre finanças pessoais, para que a pessoa possa colocar na ponta do lápis para onde cada parte do dinheiro que ela possui vai. Também é interessante, neste caso, pensar com porcentagens, por exemplo, quanto por cento do salário recebido vai em aluguel, alimentação, compras etc. Como último passo, se organizando a partir da base consumo consciente, seria consumir de forma mais leve, de maneira em que o consumo não prejudique seu orçamento total, evitar fazer compras desnecessárias, contas que vão prejudicar no futuro etc.

SUPERÁVIT – Como evitar cair em golpes?

MALCOM HELEODORO – Primeiro, precisamos identificar se é uma pirâmide financeira ou não. Quando tiver toda a apresentação dos recrutadores para os investimentos, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada, verificar a existência de site, se o negócio em questão segue as normas do Banco Central (BC), se possui histórico de investimentos, procurar saber sobre o serviço ou produto que você vai investir, perguntar a si mesmo o porquê desse serviço ou produto ser importante e se vale o seu investimento. Geralmente, os recrutadores dão muita ênfase aos possíveis lucros, com promessas de rentabilidades exorbitantes, fora do padrão, portanto, sempre olhe para a rentabilidade para não cair em um esquema de pirâmide. É preciso sempre ter em sua métrica a taxa de juros da economia, hoje, nos patamares da taxa Selic, a rentabilidade está em 1%, o que é uma rentabilidade muito alta. As pirâmides financeiras costumam prometer rentabilidades de 3%, 5% ou até 10%, que são lucros totalmente irreais, justamente porque o intuito dessas pirâmides são promessas fora do comum. Os recrutamentos para esses esquemas costumam ser muito fortes, a pessoa precisa não acabar cedendo a uma tentação fora do real.

SUPERÁVIT – O que é um esquema de pirâmide? Como identificar?

MALCOM HELEODORO – Podemos considerar a pirâmide financeira como um golpe financeiro que tem como objetivo redistribuir dinheiro. Depois do recrutamento de novos membros, o esquema de pirâmide costuma transferir esse ativo investido aos membros mais antigos do esquema, portanto, não existe rentabilidade alguma, nem acréscimo de juros, é uma redistribuição de dinheiro. O recrutamento costuma ser massivo pois, caso não existam membros novos, os membros antigos não recebem remuneração ou lucro algum. Portanto, para identificar o esquema de pirâmide, sempre se pergunte se as rentabilidades prometidas se enquadram no atual cenário econômico e não caia em promessas de muito dinheiro em pouco tempo.

SUPERÁVIT – É possível investir de forma segura?

MALCOM HELEODORO – Sim, é possível. O primeiro passo seria a pessoa buscar as corretoras ou instituições financeiras que são certificadas, que são sempre analisadas pelo Banco Central. Com isso, ela pode ter ajuda de profissionais que trabalham com o mercado financeiro e ter uma base de segurança maior que algum outro sistema de investimentos. Nós temos, por exemplo, a XP Investimentos, a Clear Investimentos, Toro Investimentos, Itaú e Banco do Brasil, dentre outros, que possuem certificação. Um segundo passo seria investir quando a pessoa já está mais ligada ou por dentro desse ramo. Algumas dicas são: diversificar seus investimentos para redução de riscos e possível aumento de lucros e aprender sobre as categorias do mercado financeiro, com cursos, estudos e pesquisa na área. Sempre com base no que as instituições financeiras costumam indicar.