Por Everton Iberse/Superávit Caseiro
Pelotas vem apresentando um crescimento significativo no mercado financeiro nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo aumento da educação financeira e da disponibilidade de informações sobre investimentos.
Uma das principais razões para esse crescimento é o aumento da presença de instituições financeiras na cidade, como bancos e corretoras. Essas instituições têm oferecido cada vez mais opções de investimento aos seus clientes, desde investimentos em renda fixa até produtos mais sofisticados, como fundos imobiliários e ações. A avaliação é da assessora de investimentos Elisa Echenique Gioielli.
Além disso, a crescente adesão à tecnologia também tem sido um fator determinante para o crescimento dos investimentos financeiros em Pelotas. Com o aumento do acesso à internet e aos smartphones, os investidores têm mais facilidade para realizar transações financeiras e acessar informações sobre os mercados em tempo real.
Outro fator que tem contribuído para o crescimento dos investimentos financeiros em Pelotas é a busca por alternativas mais rentáveis de investimento, especialmente em um cenário de juros baixos e instabilidade econômica. Investidores que antes optavam por deixar seu dinheiro na poupança ou em outros investimentos conservadores, agora estão buscando opções mais rentáveis e diversificadas, como fundos de investimento, ações e títulos públicos.
A asessora de investimentos Elisa Echenique Gioielli apresenta um panorama geral sobre como desenvolveu-se o crescimento: “alguns anos atrás, a única forma de investir eram os bancos, e conforme as empresas de investimento foram chegando, elas começaram a ofertar alternativas para quem queria investir. Desde o crash financeiro de 2008, as pessoas têm falado sobre investimentos, cresceu bastante em comparação com aquela época, agora mais recententemente tivemos a taxa de juros a 2%, e isso fez as aplicações tradicionais, como a poupança e títulos do governo, renderem muito pouco, as pessoas começaram a ir atrás de alternativas, principalmente para ações na bolsa.
Elisa salienta também que é necessário precaução, e entender que o mercado lida com momentos de altas e baixas, portanto é necessário diversificar o portfólio de investimentos, estudar os ativos que compõem a carteira e buscar a ajuda de profissionais capacitados, que poderão dar o suporte necessário.