Por Renan Pavan do Amaral, assessor de investimentos

Aprender a investir é um dos caminhos mais acertados para quem busca a realização dos seus sonhos e a construção de um patrimônio que lhe permita ter solidez e tranquilidade. Se você pensar bem, todos deveriam entender sobre o tema e ter ao seu lado profissionais da área financeira. Se você ainda ficou uma “pulga” atrás da orelha sobre a necessidade de investir e se cabe a você também pensar sobre o assunto, para lhe fazer pensar, diria que a importância de investir pode ser justificada com um bom motivo, independente da sua área de atuação: empresário, médico, advogado, atleta, professor, autônomo ou qualquer outra profissão. Todos, sem exceção, irão trabalhar com dinheiro e, assim, é imprescindível saber as formas de fazer com que esse recurso trabalhe para seu benefício e da sua família, afinal, apenas juntar dinheiro não basta, é preciso diversificar e alinhar tudo isso com os seus projetos.

Ao longo da história, percebe-se que por uma questão cultural falar sobre investimentos nunca foi uma prioridade nas mesas e lares brasileiros. Essa falta de incentivo e cuidado fez com que a maior parte das pessoas tenham conhecimento limitado na área financeira e vivam em um cenário onde o acesso aos investimentos se limita à poupança, título de capitalização e alguns poucos CDB´s. Cenário esse que, muito devido ao mundo digital, tem aberto uma janela para que todos possam ter acesso ao conhecimento e formas de investimentos adequadas para cada um.

Dentro desse processo de transição, onde o investidor ingressa no mundo dos investimentos, encontramos conteúdos robustos e de muita qualidade que tem por objetivo desmitificar e apresentar os diversos produtos e formas de investir. Porém, mesmo com tanto conteúdo, muitas vezes surge aquela dúvida que lhe impede de dar o ponta pé inicial para esse novo estilo de vida, esse novo modo de ver suas finanças.

Para que se possa ter maior segurança e poder tomar a melhor decisão dentro de tantas oportunidades, buscamos, com os próximos cinco passos, trazer maior clareza e uma forma de pensar o seu ingresso nos investimentos.

1° Estabeleça seus objetivos

Essa é uma das partes mais importantes, que fara você se tornar fiel ao seu plano, e motivado a seguir sua estratégia de investimentos ao longo do tempo, por mais que você não tenha em mente nesse momento. A pergunta que você deve ser fazer é: Por qual razão eu estou guardando esse dinheiro? Comprar um imóvel, carro, montar o próprio negócio, alcançar a liberdade financeira? Isso pode ser feito individualmente, em família, com seu companheiro ou companheira.

De fato, o objetivo aqui é identificar o que você deseja alcançar. Identificando e fazendo sua lista de objetivos, tudo fará mais sentido, pois, além de ser também uma autoanálise de condição atual identificando onde você está, seu ponto de partida, você iniciará o processo para externar todos os alvos, e esses serão o seu farol e o seu guia.

Perceba que cada objetivo é único e uma vez, você tendo-os listados, será possível ter para cada um a dimensão precisa do prazo para realização, valor a ser acumulado e investido, e o que você terá que fazer para que ele seja alcançado.

Pense da seguinte forma: investimentos vão nos acompanhar por toda a vida. Ter os objetivos definidos vão guiar, assim como um farol na direção de um navio, todos os seus passos, inclusive de que forma deverá ser investido, o tipo de investimento e o risco que pode ser assumido para cada situação.

2° Determine a quantia ser investida

Passada a primeira fase e com sua lista de objetivos, você seguirá o plano. O próximo passo a determinar, de acordo com o tamanho de cada um (carro, viagem, faculdade, independência financeira…), o quanto de recurso você precisa para chegar aonde quer.

Essa parte, além de auxiliar na organização, lhe dará um panorama muito amplo do quanto é necessário em recursos para alcançá-los. Ademais, isso também lhe proporcionará visualizar esse alvo, trazendo o sentimento de estar um passo mais próximo do objetivo, afinal, como você já deve ter ouvido falar, todos os nossos objetivos devem estar no papel para que possamos diariamente revê-los a fim de medir nosso desenvolvimento e seguirmos o plano.

Para cada objetivo, você pode deixar claro o prazo de realização e, na sequência, estabelecer o valor total necessário para, em seguida, definir método adotado para acumular o valor total. Por exemplo: se você quiser trocar de carro, esse no valor de R$ 120.000,00 com o prazo para realização em 24 meses, será pontuado que serão guardados R$ 5.000,00 para cumprimento do objetivo.

3° Abra conta em uma corretora

É sabido hoje, com o avanço da disseminação de informações, que investir através de uma corretora lhe proporciona muito mais controle para seus investimentos e acesso a diferentes oportunidades. Uma das grandes vantagens em escolher uma corretora ao invés de um banco, é que por serem especializadas em investimentos, elas irão lhe proporcionar acesso a uma variedade de produtos financeiros das mais variadas instituições, bancos e gestoras, permitindo a você encontrar os investimentos mais adequados ao seu perfil de investidor. Além disso, as corretoras permitem ter acesso a profissionais do mercado, assessores de investimentos, que são especializados e certificados para poder estar ao lado de cada cliente auxiliando na busca das melhores oportunidades e, claro, levando sempre em consideração o seu perfil de investidor e objetivos.

4° Descubra seu perfil de investidor

É muito importante saber qual é o seu perfil de investidor para decidir por onde começar a investir o seu dinheiro

Aberta sua conta, o próximo passo fundamental é conhecer seu perfil de investidor, ou a sua suitability, como também é conhecido o teste simples e prático que você faz ao acessar sua conta na corretora. É através desse perfil que será feita uma análise das suas características em relação a investimentos, medindo sua tolerância ao risco e também serão indicadas as aplicações mais adequadas para você naquele momento. Dentro das perguntas, ligadas à sua personalidade e objetivos, a forma como você lida com os acontecimentos é um dos fatores que determinam o seu perfil de investidor.

O perfil de investidor pode ser visto sob duas óticas. A primeira e principal irá apontar seu estado atual em relação ao conhecimento e à tolerância a risco demonstrando através da qualificação de perfil quais investimentos seriam mais adequados. Como segunda ótica, jamais descaracterizando a função principal que vimos acima, você poderia analisar o perfil como uma forma também de encontrar pontos para buscar mais conhecimento. Por exemplo, imagine que você tenha conhecimento básico sobre investimentos onde provavelmente seu perfil se enquadrara como conservador, porém, você tem o desejo de investir em ações e percebe através das respostas do perfil a necessidade de buscar, antes de se aventurar, maior conhecimento sobre o assunto, podendo ser através de cursos, vídeos ou livros.

Basicamente existem três tipos de perfil:

Conservador: Esse perfil de investidor prioriza a segurança em suas aplicações. Segundo a classificação de investidor feita pela Anbima: “investidor que declara possuir baixa tolerância a risco e que prioriza investimentos em Produtos de Investimento com liquidez”.

Moderado: Esse perfil de investidor gosta de segurança, mas está disposto a assumir certo risco para longo prazo. Entende-se que esse perfil já possui um maior conhecimento de mercado, o que lhe permite diversificação mais ampla e em diferentes prazos. Segundo a classificação de investidor feita pela Anbima, é o “investidor que declara média tolerância a risco e busca a preservação de seu capital no longo prazo, com disposição a destinar uma parte de seus recursos a investimentos de maior risco”.

Agressivo ou Arrojado: Esse perfil de investidor com nível de conhecimento avançado está disposto a correr maior risco para parte do seu capital e seu objetivo é, através dessa exposição, auferir maior ganho para o crescimento do seu patrimônio. Mesmo sendo um perfil que possui tolerância a risco, é recomendado que se tenha parte dos investimentos em segmentos mais conservadores e que sirvam como reserva de emergência. Segundo a classificação de investidor pela Anbima, esse é o “investidor que declara tolerância a risco e aceita potenciais perdas em busca de maiores retornos”.

5° Estude sobre investimento e defina sua carteira

Estudar os tipos de investimento é fundamental para conquistar o sucesso

Muito provavelmente você já tenha ouvido falar que as pessoas podem lhe tirar tudo, exceto o conhecimento, e essa busca pelo aprendizado não poderia ser diferente quando tratamos de planejamento e investimentos, sendo esse um tema de busca contínua.

Estabelecidos objetivos financeiros, determinado os valores para realização de cada um, aberta a conta na corretora e identificado seu perfil de investidor, agora é o momento de conhecer e entender sobre investimentos e suas possibilidades. Perceba que passando por cada fase anterior ficará muito mais claro o que precisa ser feito e como você deverá agir com seus recursos afim de buscar o investimento mais adequado para cada etapa da sua vida.

Trazendo esse fato para a carteira de investimentos, e para que essa fique equilibrada e atenda todas as necessidades, é imprescindível que você tenha conhecimento sobre investimentos, sabendo sobre cada investimento feito e as suas características. Também é preciso entender sobre as instituições e gestores, conhecer sobre os vencimentos e risco. Estes são alguns dos pontos a serem entendidos, pois existe uma variedade enorme de categorias de investimentos, como por exemplo, renda fixa, previdência privada, fundos de investimento, COE´s, fundos imobiliários, ações, mercado futuro, entre outros, que são disponibilizados, sendo que cada um deles será adequado para cada uma das situações especificas do seu planejamento.

Veja que a busca por esse conhecimento, tendo em vista que muitos possuem uma agenda cheia, deve ser, no mínimo, como forma de conhecer as possibilidades do mercado. Esse conhecimento lhe proporciona um direcionamento em termos de ativos para seu planejamento, permitindo uma conversa mais clara e alinhada quando tratar com seu assessor. Além disso, lhe permitirá uma visão mais crítica quanto à identificação de eventuais tentativas de golpes, tudo isso usando o seu conhecimento em mercado de investimentos.

Lembre-se que, adquirido conhecimento, ao iniciar a montagem de sua carteira de investimentos adequada ao seu perfil de investidor, é recomendada a adoção da diversificação de ativos. Esse movimento lhe ajudará a mitigar o risco das aplicações e equilibrar seu portfólio. Procure se manter atualizado com as mudanças no cenário econômico e financeiro para que, quando necessário, possa fazer o devido rebalanceamento em sua carteira, adequando sempre ao seu plano de curto, médio e longo prazo.

Esse artigo tem por finalidade possibilitar uma visualização clara de organização pessoal e financeira para que o investidor possa ter uma referência ao ingressar no mercado financeiro. Obviamente o processo de investimento, por ser de caráter único, é focado especificamente em cada indivíduo, que pode, seguindo esses cinco passos, ficar mais seguro em relação aos processos envolvidos desde a identificação dos motivos pelo qual se pretende investir até a montagem de carteira e aprendizado constante.