Foi divulgada hoje, com publicação no Diário Oficial da União, a prorrogação do prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2022 até o final de maio. Com a medida, o governo projeta receber 34,1 milhões de declarações, igualando ao número registrado em 2021. Até o momento, já foram entregues mais de 10 milhões de declarações nesse ano.

Outra alteração em relação aos prazos é a nova data para quem pretende quitar o IR por meio de débito automático a partir da primeira parcela: passou de 10 de abril para 10 de maio. Já a partir da segunda parcela, fica disponível a opção de pagamento agendado, sendo válida para quem apresentar a prestação de contas ao Fisco entre 11 e 31 de maio.

Vale lembrar que quem perder o prazo terá que pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido. Em relação às restituições, estão mantidas as datas dos cinco lotes: 31 de maio, 30 de junho, 29 de agosto, 31 de agosto e 30 de setembro.

Mais informações sobre os diferentes tipos de declarações, isenção e como declarar você encontra na página da Receita Federal, no link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda.