Programação

O 1º Simpósio Estadual de Dioctofimatose: Desafios e Perspectivas tem a honra de apresentar a sua programação de palestras, trazendo à cidade de Pelotas palestrantes nacionais e internacionais. 

 

 

27 de Setembro

 

Aspectos biológicos de Dioctophyme renale e a epidemiologia da dioctofimatose

Palestrante: Carolina Silveira Mascarenhas

Pesquisadora no Laboratório de Parasitologia de Animais Silvestres (LAPASIL/IB/UFPel), onde desenvolve estudos com ênfase em helmintologia. Atua como pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Parasitologia (UFPel) desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão relacionados a dioctofimatose na região sul do Rio Grande do Sul.

 

Anelidos: en un Área Ribereña al Rio de La Plata (Barrio El Molino – Punta Lara – Ensenada – Buenos Aires – Argentina)

Palestrante: Lola Burgos

Médica (Bacteriologia Clínica e Industrial) com especialização em Ensino Universitário. Doutoranda em Ciências Veterinárias na Universidade Nacional de La Plata (Faculdade de Veterinária), onde desenvolve projetos de extensão na área da parasitologia em uma região ribeirinha ao rio de La Plata.

 

28 de Setembro

 

Avaliação da ocorrência da dioctofimatose em Pelotas e disseminação de ovos do parasito

Palestrante: Soliane Carra Perera

Doutoranda do PPG em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e colaboradora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Produtos Naturais na Clínica Médica Veterinária (FITOPEET) e do Projeto Dioctophyme renale em Cães e Gatos (PRODiC). Atua em pesquisas que envolvem Dioctophyme renale e em formas de controle do nematódeo a partir do uso de extratos vegetais.

 

Situación de la dioctofimosis en un área endémica de la República Argentina y sus perspectivas 

Palestrante Marcos J. Butti

Pesquisador na Universidade Nacional de La Plata (Faculdade de Veterinária), onde desenvolve estudos relacionados à epidemiologia, imunologia e controle da dioctofimatose canina em uma área endêmica para parasitose na Argentina. Participa de pesquisas relacionadas à dioctofimatose junto ao Instituto de Investigações Bioquímicas de La Plata (INIBIOLP) e ao Instituto de Pesquisa em Microbiologia e Parasitologia Médica (IMPAM).

 

Dioctophyme renale: casuística e análise espacial dos casos em Uruguaiana

Palestrante: Tiago Gallina Corrêa

Professor na Universidade Federal do Pampa em Uruguaiana/RS. Tem experiência em diagnóstico de helmintoses e protozooses gastrintestinais de animais e humanos. Atua principalmente nos seguintes temas: diagnóstico parasitológico, controle e epidemiologia das parasitoses de ruminantes e epidemiologia de zoonoses parasitárias.

 

 

Epidemiologia de Dioctophyme renale em Três Barras (SC

Palestrante: Daniela Pedrassani

Professora no curso de graduação em Medicina Veterinária e no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado-UnC (Santa Catarina). Atua nas disciplinas de Parasitologia Veterinária, Doenças Parasitárias e Zoonoses. Desenvolve pesquisas relacionadas  as helmintoses de cães e gatos, helmintoses de equinos e protozoários em animais de companhia.

 

Verme gigante do rim: o novo vilão do Sul

Palestrante: Josaine Rappeti

Professora da disciplina de Clínica Cirúrgica I pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenadora do grupo de pesquisa e extensão Projeto Dioctophyme renale em cães e gatos (PRODIC). É responsável por desenvolver trabalhos de divulgação da dioctofimatose em escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde da cidade de Pelotas, assim como pesquisa de cães parasitados provenientes da ONG A4 e Prefeitura Municipal de Pelotas.

 

 

Cirurgia laparoscópica no tratamento da dioctofimatose em cães

Palestrante: Maurício Veloso Brun

Professor da Universidade Federal de Santa Maria e colaborador do Centro de Cirurgía de Mínima Invasión Jessús Usón (CCMIJU – Espanha). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica e Técnica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia laparoscópica, NOTES, LESS, cirurgia toracoscópica, cirurgia reconstrutiva, endoscopia, microcirurgia, cirurgia experimental e cirurgias convencionais em diferentes especialidades.

 

 

Principais alterações anatomo-patológicas de cães e gatos parasitados por D. renale

 Palestrante: Fabiane Borelli Grecco

Professora de Patologia na Faculdade de Veterinária da UFPel. Atualmente é chefe do Núcleo de Bacharelados, Tecnologias e Estágios da Pró-Reitoria de Graduação da UFPEL e patologista do Serviço de Oncologia Veterinária SOVET da Faculdade de Veterinária. Atua na área de patologia de pequenos animais, principalmente nos seguintes temas: patologia animal, oncologia e histopatologia de lesões renais e hepáticas em cães e gatos.