Submissão de Trabalhos

O Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) convida a comunidade acadêmica e profissionais da área de Geografia a participar do IX Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia (SEMPGEO) da UFPel.

O IX SEMPGEO será o primeiro evento após a retomada das atividades presenciais, onde ocorrerá nos dias 07, 08, 09, 10 e 11 de novembro.

O evento tem por título  “PPGEO 10 anos: representatividades e reflexos na sociedade”. Esta temática surge em virtude das diversas contribuições que o PPGEO estabeleceu ao longo destes dez anos e como vai continuar promovendo estas relações. Assim, torna-se pertinente a discussão do papel desempenhado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia em sua representação e seus reflexos na sociedade.

 

A avaliação dos resumos ocorrerá às cegas, portanto os dados de identificação dos autores e orientador, respectivas titulações e instituições de ensino, bem como e-mail de cada um dos autores, devem constar SOMENTE no Formulário de Inscrição para Apresentadores de Trabalhos disponível neste link. O resumo deve ser enviado em formato WORD para apreciação da comissão avaliadora. Os trabalhos submetidos poderão conter apenas 01 (um/a) autor(a) e, no máximo 05 (cinco) co-autores (as), sendo um destes o(a) professor(a) orientador(a) da pesquisa.

Os trabalhos, tanto para estudantes da pós-graduação como para os estudantes da graduação e/ou para profissionais da área, deverão ser apresentados no formato de resumos expandidos (conforme as normas descritas abaixo) e enviados a organização do evento no período de inscrição pelo e-mail:  seminariodoppgeo@gmail.com. O e-mail deverá conter o seguinte título no assunto: “Submissão – SEMPGEO 2021”. 

Após a avaliação dos trabalhos, a comissão científica retornará, via email, a eventual necessidade de correções estruturadas na ficha de avaliação. As correções deverão ser devolvidas à organização do evento no prazo máximo divulgado e de acordo com o modelo visual/template do evento. Recomenda-se a checagem regular da caixa de e-mail (spam, lixo eletrônico, etc) do participante para evitar o esgotamento dos prazos para envio das correções do trabalho. 

O título deverá ser centralizado, Fonte Times New Roman, Tamanho 12, Maiúscula em negrito, separado por um espaço do início do texto.  O resumo expandido  deverá ter de 03 (três) a 05 (cinco) páginas (contando com as referências), com margem superior e esquerda de 3,0 cm, direita 2,0 cm e margem inferior de 2,0 cm. Deve apresentar Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, e Conclusões, podendo conter títulos e subtítulos em seu corpo, com a apresentação das Referências ao final do manuscrito. A numeração dos títulos deverá ser feita com algarismos arábicos. 

A fonte utilizada no corpo do resumo deverá ser: Times New Roman, tamanho 12, o texto deve ser justificado com espaçamento simples entre linhas. A separação entre o algarismo e o título se dará por um espaço, sem a utilização de ponto, hífen ou assemelhado. Sugere-se que as subdivisões dos títulos não ultrapassem 3 níveis. As figuras (fotografias, mapas, gráficos, croquis, etc.) precisam estar adequadas às normas da ABNT (NBR 14724:2011).  

O envio do arquivo deve ser em formato Word sem identificação no documento. As figuras devem estar numeradas e centralizadas juntamente com o título na parte superior. É preciso determinar o tipo de figura no título (se trata de mapa, croqui, gráficos etc.), já a fonte da figura deve ser especificada na parte inferior (tamanho 10). A imagem deve estar inserida o mais próximo possível do texto, e deve possuir resolução de no mínimo 300 dpi e máximo de 500 dpi, em formato JPG. Quanto às citações utilizadas neste manuscrito poderão ser diretas ou indiretas conforme as normas da ABNT (NBR 10520),  disponíveis no site https://www.normasabnt.org/citacoes/.

Por fim, as  referências devem ser completas e precisas, sendo necessário incluir todas as bibliografias citadas no texto, além do material cartográfico, softwares, consultas na internet e demais referências utilizadas. As referências devem estar de acordo com a NBR10520:2001 da ABNT. As URLs para referências obtidas na internet devem ser devidamente informadas, seguindo o padrão ABNT.

 Arquivo com as normas – MODELO RESUMO EXPANDIDO SEMPGEO (Clique para baixar)

Arquivo com o modelo oficial do evento – MODELO-TEMPLATE-OFICIAL  (Clique para baixar)

O texto do Resumo Expandido aceito deverá ser apresentado em formato de banner, conforme o modelo abaixo:

Arquivo com as normas – bannerdigital_sempgeo2022  (Clique para baixar)