Eratóstenes na nossa vida

Como está a sombra onde você se encontra?

A sombra pode revelar muito mais do que parece a um primeiro momento.

Podemos utilizar a sombra gerada pelo sol para investigar assuntos  relacionados ao nosso planeta.

Como descobrir a forma daquilo que não se pode tocar?

Vivemos em um grande planeta, caminhamos sobre sua superfície e exploramos o que se encontra ao nosso redor. Este aspecto explorador da humanidade fez com que a muito se perguntasse sobre o formato da terra. As primeiras suspeitas era que a terra fosse plana. O primeiro experimento que permitiu detectar a curvatura da terra foi realizada pelo filósofo Eratóstenes.

Quem foi Erastóstenes?

Erastóstenes  nasceu  em Cirene, colônia grega do século VII a.C, localizada na região onde atualmente se encontra a Líbia. Depois de estudar com o estóico Arísto em Atenas, tornou-se diretor da Biblioteca de Alexandria. Foi geógrafo, filósofo, matemático, poeta e tendo a sua disposição a curiosidade e o entusiasmo, utilizou sombras e geometria para detectar que a terra não é plana.

Como foi o experimento que permitiu essa percepção?

Eratóstenes tinha o dom de juntar informações e assim como todos os povos de origem grega, tinha uma fascinação pela perfeição. Dedicado em seu trabalho pela biblioteca, leu um velho pergaminho, no qual tinha um artigo dizendo que no meio-dia de cada 21 de junho (solstício de verão no hemisfério norte) na cidade de Siena, 800 km ao sul de Alexandria, uma vareta não produzia sombra alguma.

  • Daí ele se perguntou:” Se a Terra é realmente plana, como no mesmo dia e horário, não há sombra em Siena e há uma sombra com um determinado comprimento em Alexandria?”
  • Eratóstenes decidiu fazer um experimento. Ele mediu o comprimento da sombra em Alexandria ao meio-dia de 21 de junho, quando a vareta em Assuã, ao Sul do Egito, não produzia sombra. E confirmou que em Alexandria os objetos possuiam sombra. Assim não podemos viver em um plano.
  • Se vivêssemos em um mundo plano as sombras produzidas com estacas do mesmo tamanho e em um mesmo horário seriam de mesmo tamanho.
  • Como as sombras foram diferentes então o mundo não é plano.
  • Simples assim.
  • Experimento de Erastóstenes no solstício de verão do hemisfério sul.

Nossa proposta é reproduzir o experimento de Erástostenes comparando sombras de hastes de mesmo tamanho em diferentes locais do hemisfério sul e  utilizar a tecnologia para comparar estas diferentes sombras.

Você pode fazer download do material explicativo aqui.