13 à 17 de Maio de 2019 no Auditório da Reitoria

 

A semana acadêmica do curso de Geoprocessamento é um evento proporcionado por docentes e discentes, no qual há uma semana de palestras e minicursos, relacionados às geotecnologias, oferecidos aos alunos, bem como ao público em geral.

Comissão organizadora:

Jennifer Melo, Maiara Rutz

Programação

Horário Segunda-feira
(13/05)
Terça-feira
(14/05)
Quarta-feira
(15/05)
Quinta-feira
(16/05)
Sexta-feira
(17/05)
13h30m
*VISITA TÉCNICA – IFSul Rio Grande
MINICURSO 1 – Software ENVI MINICURSO 2 – Delimitação de Bacias no QGIS MINICURSO 3 – AutoCAD MINICURSO 4 – Planilha Eletrônica
19h00m

18h – Credenciamento

PALESTRA 1 – CREA

PALESTRA 3 – Matheus Grecco PALESTRA 5 – Stefan Nachtigall PALESTRA 7 – Marciano Carneiro
20h00m INTERVALO
20h30m PALESTRA 2 – Wesllen Volz PALESTRA 4 – Henrique Cunha PALESTRA 6 – Reginaldo Bonczynski PALESTRA 8 – Alex Sandro Portelinha

*A visita técnica será realizada nas dependências do curso técnico de Geoprocessamento do Instituto Federal Sul Riograndense – Campus Rio Grande. O ônibus sairá do campus da COTADA as 10h da manhã em direção a Rio Grande, com previsão de retorno as 19h na Antiga Casa do Estudante.

Inscrições

Procedimento de inscrição:

Taxa de inscrição:

  • Taxa única R$ 30
  • Estudantes que recebem auxílio PRAE são isentos do pagamento (após preenchimento do formulário de inscrição, entregar o atestado do auxílio ou enviar antecipadamente para o e-mail semanageop@gmail.com)

Qualquer dúvida pode ser esclarecida com a comissão organizadora pelo e-mail semanageop@gmail.com

Palestras

Todas as palestras serão realizadas no auditório da reitoria Rua Gomes Carneiro, nº 1, 4º Andar.

Palestra 1: CREA

Palestrante:

Biografia:

 

Palestra 2: Geoprocessamento na geologia e construção civil, uma visão de mercado

Palestrante: Wesllen Volz

Biografia: Graduado em Engenharia Geológica, tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Estrutural e Geoquímica de granitóides, atuando principalmente nos seguintes temas: zonas de cisalhamento, mapeamento geológico e batólito pelotas.

 

Palestra 3: Licenciamento Ambiental

Palestrante: Matheus Grecco

Biografia: Possui curso Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense- Câmpus Pelotas-Visconde da Graça, (2006). Graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Manejo e Conservaçãodo Solo e da Água na Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área de caracterização de remineralizadores silicáticos de solos para uso na agricultura.

 

Palestra 4: Práticas em SIG e Sensoriamento Remoto

Palestrante: Henrique Noguez da Cunha

Biografia: Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), mestre em Sensoriamento Remoto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, Sistema de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto.

 

Palestra 5: Mapeamento Digital de Solos

Palestrante: Stefan Nachtigall

Biografia: Graduado em Geoprocessamento (2015) e Mestre em Manejo e Conservação do Solo e da Água (2018). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água na UFPel. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em SIG, Cartografia e Sensoriamento Remoto. Atuando nos temas: Estimativas de perdas de solo, Zoneamentos edafoclimáticos, Fragilidade ambiental e Mapeamento Digital de Solos.

 

Palestra 6: Geoprocessamento aplicado à recursos hídricos

Palestrante: Reginaldo Bonczynski

Biografia: Possui graduação em Geoprocessamento pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Atualmente é técnico em hidrologia da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, Levantamentos Batimétricos, medição de vazão, levantamentos topográficos.

 

Palestra 7: Uso de novas tecnologias aplicadas à topografia e ao georreferenciamento

Palestrante: Marciano Carneiro

Biografia: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Pós-graduação Strictu Sensu – Mestrado em Avaliações de Impactos Ambientais na mineração (Engenharia II – Engenharia de Minas) do Centro Universitário La Salle de Canos – RS (2016), Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor adjunto do curso de Engenharia Civil e Arquitetura da Faculdade de Tecnologia (FTEC) em Porto Alegre. Professor e Coordenador Técnico do Curso Técnico em Agrimensura da Escola Bom Pastor – Nova Petrópolis desde 2011, Professor Visitante da Especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua na área de Geociências, atuando em Geodésia, Topografia aplicada a Engenharia Civil, Georreferenciamento de Imóveis Urbanos e Rurais, Geoprocessamento de dados espaciais, Cartografia, Sensoriamento Remoto, SIG, GNSS, Geotecnologias, Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs), Geologia e Gestão Ambiental.

 

Palestra 8: Agricultura de Precisão

Palestrante: Alex Sandro Bassi Portelinha

Biografia: Formado em Engenharia Agrícola em 2009 e no mesmo ano realizou seu estágio curricular durante 07 meses no MS na cidade de Costa Rica em das Fazendas do Grupo SLC Agrícola (Produtor de Commodities Agrícolas). Em maio de 2010, retornou ao grupo na função de Trainee de Engenharia Agrícola na mesma fazenda. No mesmo ano assumiu a função de Coordenador de Manutenção em uma fazenda do grupo localizada em Diamantino no MT. Permaneceu na SLC Agrícola na mesma função até abril de 2013. Em maio de 2013 iniciou na SLC Comercial (Concessionário John Deere na Região Noroeste do estado do RS), umas das empresas do Grupo SLC, na cidade de Ijuí – RS, na função de Gestor de Serviços. Em 2014 foi transferido para a unidade de Cruz Alta-RS e continuou na mesma função até setembro de 2018 quando se desliguei do grupo SLC para poder retornar a Pelotas. Em outubro do mesmo ano iniciou no Grupo Alvorada na função de Gerente de Serviços na Cidade de Pelotas-RS. Em todo seu percurso sempre esteve envolvido com Agricultura de Precisão, por mais que em nenhum momento fosse sua principal função. Mas pela afinidade e conhecimentos trazidos da universidade sempre teve facilidade em auxiliar nas atividades relacionadas a área.

Minicursos

Todos os minicursos serão realizados no prédio COTADA-CENG da UFPel. Rua Benjamin Constant, 989 – Porto, Pelotas – RS, Brasil – 96010-020.

Minicurso 1: Software ENVI (Terça-feira 14/05, 13h30, lab 216)

Resumo: Aliando ferramentas de altíssimo desempenho, facilidade de uso e velocidade de processamento, o ENVI é a solução completa para visualização, exploração, análise e apresentação de dados na área de Sensoriamento Remoto/SIG. O ENVI apresenta funcionalidades para tarefas de análise e processamento espectral – ferramentas essas que consistem na espinha dorsal do ENVI, e que fazem a diferença na preferência dos mais diversos profissionais por esta solução no setor de Geoprocessamento. Além disso, a nova versão oferece dispositivos desenvolvidos para ampliar a eficiência de processamento sequencial de imagens e análise em fluxo de aplicações relacionadas à manipulação vetorial, fusão de imagens, análise de detecção de mudanças entre outras.

Ministrante: Hilário Medeiros

Minicurso 2: Delimitação de Bacias no QGIS (Quarta-feira 15/05, 13h30m, lab A216)

Resumo: Registrar tutoriais sobre delimitação de bacias hidrográficas é importante para a comunidade de usuários do ArcGIS, apesar do assunto ser bem conhecido nos sites e fóruns. Se surgem eventuais dúvidas sobre o tema, a solução para os problemas certamente possibilita um maior aprendizado acerca dos processos para extração de rede de drenagem, criação de área de contribuição, direção de escoamento e outros elementos desse tipo de análise espacial.

Ministrante: Maria Clotilde Carré Chagas Neta

Minicurso 3: AutoCAD (Quinta-feira 16/05, 13h30m, lab A216)

Resumo: AutoCAD é um sofware do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador – criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões e para criação de modelos tridimensionais.

Ministrante: Felipe Marques

Minicurso 4: Planilhas Eletrônicas (Sexta-feira 17/05, 13h30m, lab A314)

Resumo: Planilha eletrônica, planilha de cálculo ou folha de cálculo é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica se deve à sua implementação por meio de programas de computador.

Ministrante: Maíra Martin Moura

Patrocinadores

Apoios