Mensagem de boas-vindas da Reitora Isabela Fernandes Andrade

Estimados(as) Estudantes,

Pedimos licença aos(às) nossos(as) tão dedicados(as) colegas docentes, técnico-administrativos(as) e servidores(as) terceirizados(as) para saudar, de forma especial e carinhosa, aqueles que representam o motivo para todos(as) estarmos aqui: estudantes, sejam muito bem-vindos(as) à Universidade Federal de Pelotas!

Estávamos todos ansiosos por esse momento: a retomada de nossas atividades 100% presenciais e, principalmente, a possibilidade de nos reencontrarmos ou ainda nos conhecermos nesses espaços que são/serão a casa de vocês ao longo do(s) próximo(s) ano(s).

Nesses últimos dois anos, passamos por uma pandemia mundial, que nos afastou do convívio diário, do olho no olho, dos abraços fraternos.

Neste ano de 2022, estamos atravessando, talvez, a maior crise financeira da Universidade, que nos restringe de uma série de práticas ou ações tão importantes e necessárias às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, fundamentais para a nossa formação.

Contudo, cabe exaltarmos aspectos positivos: nossa Universidade ampliou seu número de cursos de graduação no último mês, quando aprovamos a criação de três cursos a serem ofertados exclusivamente no turno da noite: bacharelado em Design de Jogos, licenciatura em Letras – Literatura Surda e Tecnólogo em Comércio Exterior. Essa iniciativa resulta de uma demanda regional, tendo em vista a necessidade de oferta de cursos noturnos em instituição pública de ensino para o atendimento de trabalhadores(as).

Contextualizando nossa realidade, é o momento de agradecer pela confiança em nossa Instituição para a concretização do curso superior e/ou de pós-graduação em uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, que tem como foco principal a formação de nossos(as) estudantes.

Que tenhamos um excelente ano letivo 2022!