A criação da Rede
A ReBECCa, Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo, foi criada em 21 de novembro de 2015, durante a realização do XI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais e o V Colóquio Internacional sobre Comércio e Consumo Urbano, organizado pela Universidade Federal de Pelotas, decorrente do encontro de pesquisadores sobre a temática do comércio e do consumo realizado na cidade de Pelotas, RS. Na ocasião, foram traçados os principais objetivos da rede, como se observa na Carta de Pelotas, a seguir.
A organização da Rede
Em novembro de 2016, durante a realização do II Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Comércio e Consumo no Nordeste, na Universidade Federal de Campina Grande, em Campina Grande, PB, nova reunião dos pesquisadores, reafirmou os princípios da criação da rede e estabeleceu um planejamento a ser seguido com a finalidade de efetivar a ReBECCa como uma rede de pesquisas. As discussões foram sintetizadas na Carta de Campina Grande, a seguir.
Leia AQUI a Carta de Campina Grande
A definição dos estudos
Em setembro de 2017, em Lisboa, Portugal, foi realizado novo encontro entre os pesquisadores da ReBECCa, com o intuito de institucionalizar a rede e estabelecer os critérios de seu funcionamento, como se observa no documento seguinte.
O nascimento oficial: aprovação do Estatuto, em Salvador
Logo após completar dois anos de sua fundação prática, no dia 22 de novembro de 2017, a ReBECCa nasceu oficialmente, com a aprovação de seu Estatuto em reunião realizada em Salvador, BA.
Contando com o apoio dos professores Joilson Cruz da Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia – IFBA, e Paulo Roberto Baqueiro Brandão, da Universidade Federal do Oeste da Bahia, os integrantes do Colegiado de Coordenadores se reuniram no IFBA para debaterem o Projeto de Pesquisa e o Plano de Trabalho fundantes da rede. Logo após a aprovação desses documentos, aprovaram o Estatuto da ReBECCa, tornando oficial a sua criação.
A partir dessa data a ReBECCa passou a ser a Rede Brasileira de Estudos Geográficos Sobre Comércio e Consumo, formato que mantém na atualidade.
Preparando o encontro nacional da rede.
Durante a realização do IV Seminário Regional de Comércio, Consumo e Cultura nas cidades, realizado na cidade de Teresina, PI, aconteceu mais uma reunião da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo.
Na oportunidade, aproveitou-se para tratar de trabalhos que venham a ajudar na estruturação efetiva da rede, como uma pesquisa nacional de análise comparada do setor terciário, com metodologia ainda em estudo, e a elaboração de um dicionário de termos sobre comércio e consumo.
Redigiu-se a Carta de Teresina, contendo as principais deliberações tomadas na ocasião. A principal definição, foi sobre a realização de um evento nacional da rede, em conjunto com o evento regional do Nordeste. O evento deverá ser realizado em Salvador, BA, com detalhes a serem tratados no próximo encontro da rede possivelmente em São Paulo, durante o XIII ENANPEGE.
Segunda Coordenação da ReBECCa – Eleição e Posse
Durante a Assembleia Geral Ordinária realizada em 27 de maio de 2021 se procedeu a eleição e posse da nova coordenação da rede para o biênio 2021/2023. Foram eleitos os seguintes membros: Coordenação Geral: Sidney Gonçalves Vieira (UFPEL); Coordenação Adjunta: Lincoln da Silva Diniz (UFCG); Coordenação de Publicações: Cláudio Ressurreição dos Santos (SEC/BA) e Paulo Roberto Baqueiro Brandão (UFOB); Coordenação de Rede Digital: Carlos Henrique Costa da Silva (UFSCAR/Sorocaba); Coordenação de Filiação: Kátia Cristina Ribeiro Costa (UFCG); e, Coordenação de Eventos: Dione Dutra Lihtnov (LEUR/UFPel). Logo após a eleição a nova coordenação tomou posse. Leia a seguir a Ata da Assembleia.
Ata 01/2021 Assembleia Geral Ordinária
Você precisa fazer login para comentar.