✓Monitorar a vida acadêmica dos cotistas , apoiando os mesmos em disciplinas principalmente de Cálculo.
O impacto do estudante quando ingressa na universidade é muito grande, pois se depara com uma estrutura institucional, enfrenta problemas inerentes a vida acadêmica dos cursos de engenharia, além do Racismo Institucional. A permanência destes estudantes na UFPel até a conclusão do curso é uma das grandes preocupações das políticas de ações afirmativas. Desta forma, este grupo de estudo tem o intuito de aumentar a taxa de permanência dos estudantes cotistas. Além disso, é fundamental que os atuais alunos cotistas estejam conscientes da importância dessas políticas de cotas. O projeto tem como meta conscientizar toda a comunidade acadêmica e principalmente os alunos cotistas das modalidades L2, L6, L10, e L14 do papel destas políticas pública perante a sociedade.
A Metodologia do ProEDAI parte da organização de eventos e atividades pedagógicas,:
Encontro de Estudos – Estudos direcionados e específicos para atendimento de demanda definida pelo grupo de estudantes.
Oficinas Temáticas – Atividades de troca de ideias, experiências e debates em torno das ações afirmativas e temáticas culturais.
Palestras – Apresentação de determinado tema específico das áreas de Engenharia ou de Políticas Afirmativas.
Visitas Técnicas – Atividade de reconhecimento das empresas e instituições da região que atuam na área das engenharias.
Planos de Ação para atendimento de Editais – Encontro de capacitação para auxiliar na avaliação e atendimento de editais de seleção de bolsas, projetos, eventos , etc.
Resultados e Impactos esperados do ProEDAI são:
Atender e Integrar o máximo de Alunas/os negras/os matriculados no Centro de Engenharias.
Aumentar a participação de Alunas/os negras/os em projetos de pesquisa e extensão.
Auxiliar na diminuição da evasão e aumentar o percentual de Alunas/os negras/os formados.