Da Adversidade para a Diversidade: O Espaço de Jovens Negras no Mercado de Trabalho

Em julho de 2018, o ProEDAI promoveu uma palestra abordando o espaço de trabalho de jovens negras das engenharias. Esta palestra foi ministrada por Ana Carolina Vargas, engenheira de produção egressa da UFPel, pela estudante de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jhéssika dos Santos da Silva e pela aluna do CEng Jéssica Ferreira. Durante o evento, as palestrantes compartilharam suas experiências no mercado de trabalho, abordando os desafios e os obstáculos enfrentados enquanto mulheres negras no campo das engenharias. A figura abaixo mostra um registro do encerramento da palestra. Jéssica Ferreira se formou em Engenharia de Produção no mesmo ano e retornou em uma posterior atividade do ProEDAI em 2020 como Trainee da General Electric.

Durante o intervalo, conforme mostra a figura 7, contamos com a intervenção de uma poesia de slam – ou “batalha das letras”, um ato cultural e artístico, um movimento social surgido em 1984 – marcada pela “Resistência’’ que culminou com o tema da palestra. A intervenção artística foi apresentada pelo grupo Aklanto Poesia, composto por Wesley, Jéssica, Bartira e Jennifer que, em 2020, ingressou via PAVE no curso de medicina da UFPel.