A UFPreta e o ProEDAI, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e outros coletivos negros, apresentam a segunda edição do Congresso “Tem Ciência Preta Aqui II (TCPA II)”, um espaço de partilha de saberes, trajetórias e estudos que reafirmam a presença e a potência da intelectualidade negra nas diferentes áreas do conhecimento.
Não é aceitável que, em pleno século XXI, a produção científica e cultural negra siga invisibilizada ou silenciada pela estrutura da branquitude.
Como nos ensina Nêgo Bispo (2021), é preciso envolver-se coletivamente, promover a confluência de ideias em lugar da lógica do desenvolvimento e das influências coloniais. As aprendizagens ancestrais negras nos apontam caminhos de pertencimento e solidariedade, reafirmando a importância de estarmos juntos para refletir, construir e florescer espaços negros respeitados e reconhecidos em nossa sociedade.
Pelotas, território de intensa presença negra, segue marcada por contradições históricas: uma cidade erguida pela força e pela criatividade do povo preto, mas que ainda carrega as marcas do racismo estrutural e das práticas coloniais que insistem em exaltar uma identidade europeizada. A experiência do racismo segue presente em cada rua, em cada instituição e em cada silêncio. Ainda assim, é dessa terra que brotam resistências, saberes e movimentos que desafiam o apagamento e afirmam a vida.
As ações afirmativas e o protagonismo negro têm representado novos ventos na universidade, abrindo espaços para outros corpos, vozes e epistemologias. São esses ventos que inspiram o Tem Ciência Preta Aqui II, um congresso que se propõe a fortalecer práticas pedagógicas antirracistas, valorizar as ciências pretas e reafirmar a universidade como território de encontro, cuidado e transformação.
Na contramão da barbárie produzida pelo racismo, seguimos de pé — firmes, ousados e insubmissos — sustentados pela força ancestral que nos move.
🗓️ Nossa confluência e envolvimento acontecem de 10 a 13 de dezembro de 2025, com uma programação que reúne seminários, minicursos, apresentações de trabalhos, rodas de conversa, performances culturais e uma feira de artistas e empreendedores negros e negras.
Mais informações e inscrições: proedai.ufpel@gmail.com