No dia 29 de outubro de 2021, a partir das 9 h, ocorrerão as palestras dos pesquisadores Joanna Szpunar e Ryszard Lobinski, do The Institute of Analytical Sciences and Physico-Chemistry for Environment and Materials (IPREM), da Université de Pau et des Pays de l’Adour (UPPA). A visita dos pesquisadores à UFPel envolve a parceria de grupos de pesquisa que participam do projeto CAPES-Print.
A pesquisadora Joanna Szpunar possui graduação pela Universidade de Tecnologia de Varsóvia, doutorado pela Universidade de Varsóvia (Polônia), e realizou dois pós-doutorados, na Universidade de Antuérpia (Bélgica) e na Universidade de Bordéus (França), desde 1997 ela exerce atividades de pesquisa no French National Research Center – CNRS (Pau, França). Em 2007, Joanna foi incluída como membro da Royal Society of Chemistry (Reino Unido). Em 2013, Joanna foi a presidente da Winter Conference on Plasma Spectrochemistry (Cracóvia, Polônia), neste mesmo ano, a pesquisadora foi laureada pelo comitê de química analítica com o Polish Academy of Science Fijalkowski Award. E, em 2017, recebeu o European Award for Plasma Spectrochemistry. Joanna é autora ou coautora de um livro e de mais de 200 publicações científicas em periódicos internacionais revisados por pares; foi convidada para proferir mais de 60 palestras; orientou 15 teses de doutorado e diversos pós-doutorados; e é membro do Conselho Consultivo das revistas JAAS, Metallomics e Separations. Sua área de atuação envolve a especiação bioinorgânica, com foco na identificação e quantificação de espécies de oligoelementos em sistemas biológicos, bem como na química das interações metal-biomolécula.
A palestra proferida pela Doutora Joanna na UFPel tem como título “Selenium supplementation: biotechnologies, markets and analytical chemistry”.
O selênio (Se) é um elemento essencial para a vida. A sua deficiência é frequentemente compensada pela suplementação, o que tem criado um mercado crescente de produtos com esse apelo destinados ao consumo humano e animal. A maioria dos suplementos de selênio, para aplicação em alimentos e em rações, comercialmente disponível é obtida em processos biotecnológicos de assimilação de selênio inorgânico por microrganismos, como bactérias, leveduras ou algas. Esses processos envolvem uma síntese natural de compostos de organosselênio que, dependendo da natureza das moléculas e das espécies biológicas, podem ser armazenados, incorporados em proteínas ou eliminados por volatilização.
O acesso a informações quantitativas abrangentes sobre a identidade e as concentrações de formas individuais de selênio ainda é um desafio. As questões científicas que direcionam a análise de especiação de selênio incluem: (i) a compreensão da conversão de selênio inorgânico por microrganismos; (ii) a caracterização de produtos comercializados para fins regulatórios; e (iii) a busca por novas espécies de selênio com propriedades terapêuticas. Essas questões podem ser elucidadas utilizando estudos que envolvem a cromatografia líquida com detecção por espectrometria de massa elementar (ICP) e molecular (ESI). Durante a palestra da doutora Joanna, vários estudos de caso envolvendo diferentes classes de suplementos de selênio serão discutidos.
O pesquisador Ryszard Lobinski possui graduação em Engenharia e doutorado pela Universidade de Tecnologia de Varsóvia, bem como realizou dois pós-doutorados, no Instituto de Espectroscopia e Espectrometria Aplicada (ISAS) em Dortmund (1990) e na Universidade de Antuérpia (UIA) (1991–1994), antes de ingressar no CNRS, em 1994. Atualmente, Ryszard é professor associado da Universidade de Tecnologia de Varsóvia. Foi professor visitante na GKSS (Geesthacht, Alemanha) e na Chuo University (Tóquio, Japão) e é membro associado da Sechenov Moscow State Medical University (Moscou, Rússia). No início dos anos 90, Ryszard foi um dos pioneiros em estudos envolvendo métodos analíticos para especiação baseados no acoplamento entre técnicas de separação e de plasma com detecção elementar específica (identificação e determinação de formas químicas de elementos no meio ambiente e em sistemas biológicos). Esses trabalhos, premiados com a medalha de prata do CNRS (Médaille d’argent CNRS) em 2006, permitiram o surgimento de um campo de pesquisa, denominado metalômica: sondagem abrangente de interações e conexões funcionais de íons metálicos e suas espécies com genes, proteínas, metabólitos e outras biomoléculas em sistemas biológicos. Ryszard foi incluído como membro da Royal Society of Chemistry em 2007 e obteve o Japan Society for the Promotion of Science (JSPS) Award, em 2011. No período de 2005-2009, Ryszard foi vice-presidente e presidente da Divisão de Química Analítica da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), também foi o presidente da European Plasma Winter Conference, em 2019, em Pau, e do Symposium on Metallomics, em 2019, em Varsóvia. O histórico acadêmico de Ryszard inclui mais de 300 artigos revisados por pares em periódicos internacionais, 3 livros, 3 edições de periódicos editados e mais de 150 convites para proferir palestras em encontros internacionais. Ele orientou 35 teses de doutorado; é o cofundador (1999) da UltraTrace Analyzes Aquitaine (UT2A) (uma startup que hoje emprega 10 pessoas), especializada em análises de metais residuais e especiação ambientais. Atualmente é diretor do Institute of Analytical and Physical Chemistry for the Environment and Materials (IPREM) em Pau, França.
A palestra proferida pelo Doutor Ryszard na UFPel tem como título “Trace metals in biology: isotopes, species and images”.
Muitos íons metálicos, naturalmente presentes em níveis residuais em organismos biológicos, são essenciais para a vida. Quando em excesso, entretanto, alguns metais se tornam tóxicos. Além disso, alguns compostos de metais, por exemplo, compostos de platina (Pt), rutênio (Ru) ou ouro (Au), são usados por suas propriedades terapêuticas.
As concentrações de elementos individuais em um sistema biológico são controladas por sua fisiologia e bioquímica. A expressão gênica induzida por metal resulta na síntese de uma miríade de ligantes biológicos nos níveis de proteoma e metaboloma que estão implicados na captação, tráfego, acumulação e excreção de oligoelementos e precisam ser identificados e quantificados.
A palestra tem como objetivo discutir o desenvolvimento de métodos analíticos para abordar, de forma abrangente, o status de metais traço em um organismo biológico (metalômica). Será dada especial atenção às abordagens globais destinadas à análise simultânea de especiação abrangente de um ou vários elementos, especialmente no contexto dos avanços recentes na espectrometria de massa por electrospray de alta resolução (Transformada de Fourier). As tendências em outros campos relacionados, como microanálise de multielementos, multicoletor de alta resolução ICP MS e ablação a laser ICP MS, µXRF e imagens nanoSIMS, serão brevemente apresentadas.
Link para as palestras: meet.google.com/vwq-ufpd-dit
Para acessar a palestra se inscreva pelo linktr.ee/PPGBbio