PROBLEM-BASED LEARNING (PBL)

A metodologia de ensino baseado em problemas, conhecida como PBL (do inglês Problem-Based Learning), é uma abordagem pedagógica que se concentra no aprendizado ativo através da resolução de problemas complexos e reais. Essa metodologia é amplamente utilizada em instituições de ensino superior e está se tornando cada vez mais popular devido aos seus benefícios comprovados na formação de estudantes mais críticos e autônomos.

Principais Características do PBL

1. Foco em Problemas Reais: No PBL, os alunos são apresentados a problemas complexos e desafiadores que não têm uma solução única ou pré-determinada. Esses problemas são frequentemente retirados do mundo real, o que ajuda os estudantes a ver a relevância do que estão aprendendo.

2. Aprendizado Ativo: Os estudantes são colocados no centro do processo de aprendizagem. Eles são responsáveis por pesquisar, discutir e encontrar soluções para os problemas apresentados, o que promove um aprendizado mais profundo e significativo.

3. Desenvolvimento de Habilidades de Trabalho em Equipe: Os alunos trabalham em grupos, colaborando para identificar o problema, compartilhar informações e desenvolver soluções. Isso ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e resolução de conflitos.

4. Integração de Conhecimentos: A PBL incentiva os estudantes a integrar conhecimentos de diferentes disciplinas para resolver problemas, promovendo uma compreensão mais holística e interdisciplinar.

5. Habilidades de Pensamento Crítico e Resolução de Problemas: Ao se deparar com problemas complexos, os alunos desenvolvem habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, aprendendo a analisar situações, avaliar opções e tomar decisões informadas.

Vantagens do PBL

– Engajamento e Motivação: Por envolver problemas que são interessantes e relevantes, os alunos tendem a ser mais engajados e motivados para aprender.

– Preparação para o Mundo Real: O PBL prepara os alunos para o mundo real, onde frequentemente precisam lidar com problemas complexos e trabalhar em equipe.

– Desenvolvimento de Autonomia: Os alunos desenvolvem uma maior autonomia no aprendizado, tornando-se mais responsáveis por seu próprio processo de aprendizagem.

– Aprendizado Significativo: O PBL promove um aprendizado mais significativo e duradouro, pois os alunos aplicam o conhecimento em contextos práticos.

Quer participar do PBL com a gente???

Se você não é membro do PET mas tem interesse em discutir os casos e participar dos exercícios PBL, você pode escolher um ou mais casos abaixo e realizar as tarefas apresentadas:

Caso 1 – Paciente: Yasmin Costa Silva

Caso 2 – Paciente: Gabriel Lima Gomes