O Programa de Educação Tutorial – PET, é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das IES. O apoio é concedido ao curso por um período indeterminado, e ao bolsista até a conclusão da sua graduação, desde que obedecidas às normas e filosofia do programa. Criado em 1979 e Esteve durante 20 anos sob o acompanhamento e avaliação da CAPES. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC.
O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem, e busca propiciar aos alunos, sob orientação de um professor tutor, condições para realização de atividades extracurriculares que complementem sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Neste sentido, espera-se proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
As atividades extracurriculares que compõem o Programa são orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo garantir a formação global do aluno, estimulando a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, além de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.
Na IES, o PET encontra-se vinculado à Pró-Reitoria de Graduação. Na UFPEL, atualmente, existem doze grupos que contam com o Programa: Agronomia, ESEF, Engenharia Agrícola, Arquitetura, Física, Meteorologia, Artes Visuais, Odontologia, Diversidade e Tolerância, Conservação e Restauro, Educação, Engenharia Hídrica. De forma geral, os grupos são constituídos por um professor tutor e doze alunos bolsistas.
O PET Odontologia UFPel foi implantado em março de 1992. Em sua trajetória na Faculdade de Odontologia UFPel, o grupo já teve como tutor as Professoras Tânia Maria Pereira Isolan, Ana Regina Romano, Ana Paula Neutzling, Dione Dias Torriani e o Prof. Josué Martos.
Atualmente, o Tutor é o Professor Mateus Bertolini e é composto por 12 acadêmicos.